Quais os melhores meses do ano para visitar Paris? E por que?
A minha resposta para a questão acima é imediata: na primavera ou no outono. Quer dizer, em abril, maio, junho (primavera) e em setembro e outubro (outono).
Nestes meses não está mais – ou ainda – desesperadamente frio e os dias secos, poluídos e quentes do verão não chegaram ou já terminaram. Em abril, maio e junho pode até fazer um friozinho gostoso que um suéter de lã, blazer ou trench resolvem. Nada de casacos pesados do inverno e ombros arqueados com o peso das camadas de roupa. Mesmo cenário para os meses de setembro e outubro.
Nestes estações a oferta cultural é imensa. Esta precisão é importante porque no verão europeu – julho e agosto – o número de espetáculos, concertos e exposições, em Paris, diminui muito. Todos viajam e as Opéras de Paris e vários teatros interrompem a programação para férias coletivas. Os bons restaurantes e até o famoso sorvete Berthillon da ilha Saint Louis fecham suas portas.
Na primavera e no outono, os parisienses estão na cidade. Não saíram de férias ainda ou já voltaram do dias passados na Córsega, na Normandia ou na Bretagne. E Paris sem os parisienses não é a mesma cidade. Na primavera eles invadem os terraços dos cafés felizes porque o inverno acabou e o sol mostrou le bout de son nez. As praças ficam cheias, todos à procura deste sol que demorou tanto a voltar. No outono, voltam para os mesmos terraços, desta vez bronzeados, radiantes porque passaram o verão na praia.
Na primavera os jardins e parques estão maravilhosos, ficamos emocionados em Giverny, felizes em Versailles, calmos assentados nas cadeiras do Luxemburgo. No outono, eles continuam maravilhosos por outras razões e a cor sépia invade tudo. E tem os champignons! Um cepe bem preparado vale uma travessia do Atlântico.
Para terminar, a única razão válida para enfrentar o inverno é o romantismo da iluminação de Natal e a única justificativa séria para conhecer Paris em pleno verão do mês de agosto é a grande oferta de diárias a preços mais baixos.
OBS.: Pointer le bout de son nez – mostrar a ponta do nariz – que dizer aparecer discretamente após uma ausência prolongada.
Leia nossos artigos sobre o que fazer em Paris mês a mês
- O que fazer em Paris em janeiro
- O que fazer em Paris em fevereiro
- O que fazer em Paris em março
- O que fazer em Paris em agosto
- O que fazer em Paris em setembro
- O que fazer em Paris em outubro
- O que fazer em Paris em novembro
- O que fazer em Paris em dezembro
- O que fazer em Paris no inverno
- O que fazer em Paris na primavera
- Clima e temperaturas em Paris
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
461 Comentários
Vanessa Fernandes
Vivian
Bem lembrado! Eu também coloco uma fita de cor verde florescente na minha bagagem. Uma vez, uma sra distraida pegou na minha mala por engano. Se não fosse o meu irmão a reconhecer a mala com a fitinha…outro episódio: Enquanto estava à espera da minha mala…por acaso reparei NELA, mas estava no outro tapete rolante!
Bjs
Eduardo
Cláudia Oiticica
Agradeço a dica, vou checar o post sobre o clima de Paris.
Abs
Beth
Vivian
Vc é muito querida e seus conselhos são ótimos!
Mas quando “eles” resolvem perder as nossa malas é um verdadeiro Inferno!
As nossas malas têm TODAS as idenficações (cartões com dados pessoais, bandana amarrada na alça, etc) mas não adianta! “Eles” são muitos! É muita gente viajando junto, as cias, aéreas não estão nem aí para os clientes, etc.
Mas é muito bom saber que pessoas como vc estão defendendo os nossos mínimos direitos!
Um grande abraço.
Vivian Campanelli
Gente,
Eu, como advogada, não poderia deixar de dar um pitaco sobre a galera que perde mala e tal… PROCUREM UM ADVOGADO QUANDO VOLTAREM DE VIAGEM NESSES CASOS E EM ATRASOS DE VÔOS, ok??
Ahh, e uma dica para não perderem bagagem por aí e que até hoje deu 100% certo comigo: identifiquem bem a mala e pendurem / colem / amarrem algo diferente na mala de vocês. Quantas malas pretas de tamanho médio não passam nos aeroportos? Não custa pendurar uma etiqueta verde limão ou amarrar uma fita rosa chiclete (aquele da moda) nas nossas sofridas malinhas!
Outra observação… anotem com vocês (deixem na carteira, por exemplo) a marca e dimensão exata da mala. Isso os ajudará na descrição nos achados e perdidos se for o caso.
Beijos e ótima viagem a todos!
Beth
Claudia
Vc é perfeita nas suas observações!
Jessica
Sua viagem vai ser muito linda. Manda as fotos para o Blog!
Abs.
Cláudia Oiticica
Jessica,
o pôr-do-sol nessa época em Paris é em torno de 21:30 h e 22:00h.
Jessica Scaléa
Tenho acompanhado o blog há algum tempo, mas nunca comentei. Vou com meu marido para Paris em julho comemorar o aniversário dele e assistir a festa da queda da bastilha. Já conheço Paris, mas será a grande estréia do meu amor.
Somos recém-casados e estamos cogitando contratar um fotógrafo para registrar alguns momentos românticos na cidade ao pôr-do-sol. Para poder me programar, gostaria de saber se alguém sabe me informar a hora (aproximada) que o sol se põe nessa época.
Agradeço a quem puder me ajudar.
Samira
Beth
Obrigada. Que peninha! Mas, olha, nem toda essa chuva vai tirar nosso entusiasmo : ) Paris, estamos chegando!
VERA
Prezada Lina,
É desnecessário escrever o óbvio… mas não custa enfatizar – novamente – que seu Blog é o endereço necessário e definitivo para todos nós, Francófilos até a eternidade. Bem. Estarei em Paris a partir de 16 de Abril próximo e ficarei na abençoada cidade até o dia 4 de Maio. Minha 16a. visita, com prazer renovado. Estou dando tratos à bola sobre o que fazer no Fête du Travail – 1o. de Maio. O que estará aberto neste dia ? Um grande abraço e continue sempre com este seu maravilhoso trabalho.
suely
Beth
Depois de Paris vamos pra Suiça,espero não ser sorteada,rsrs…
Vou levar na mala de mão alguma roupa,e o casaco no braço também.Em 4 décadas tá de bom tamanho,rsrs…Bjs