Em princípio pode parecer estranho que eu, Rodrigo Lavalle, esteja escrevendo sobre hambúrgueres e, mais estranho ainda, sobre onde comer um bom hambúrguer em PARIS! No entanto, apesar de adorar a comida típica dos bistrôs, eu também me deixo seduzir por um bom e suculento hambúrguer acompanhado de batatas fritas fresquinhas. E eu não estou sozinho nessa paixão, os parisienses também valorizam e tratam o hambúrguer com todo o respeito. A maioria dos cafés e brasseries possuem a sua versão do sanduíche e os restaurantes dedicados 100% a eles pipocam por toda a cidade, sempre com uma abordagem caseira e artesanal no modo de preparo.
Seja com ambientes tradicionais de bistrô francês, com ares retrô anos 50 ou com decoração moderníssima e minimalista, esse locais capricham nos seus sanduíches, acrescentando a eles ingredientes tipicamente franceses como alguns tipos de queijos e até mesmo foie gras.
Algumas particularidades que aprendi com o tempo foram: mesmo em se tratando de hambúrgueres o tempero da carne é quase nenhum; mesmo que você peça a carne bem passada, dependendo da espessura, ela estará avermelhada por dentro (sempre peço a minha ‘à point’); para realmente apreciar o sabor dos ingredientes peça as opções mais simples, sem grandes misturas, como o bacon cheeseburguer.
Para montar essa lista dos melhores hambúrgueres da cidade só levei em consideração os restaurantes especializados, deixando de lado os cafés e brasseries comuns.
- B.I.A. (Breakfast In America) – 17, rue des Ecoles ou 4, rue Malher
Restaurante com ares de diner. Serve o café da manhã tipicamente americano: panquecas com xarope, torradas, ovos com bacon e aquele café ralo. Cada mesa tem a sua própria torradeira. Os parisienses amam e o brunch nos fins de semana é sempre concorrido.
O hambúrguer é honesto, bem tradicional e sem grandes invenções culinárias. Há uma opção vegetariana.
- Camion qui fume – acesse o site para descobrir onde o caminhão estará http://www.lecamionquifume.com/
Caminhão itinerante de uma chef americana formada pela École Ferrandi em Paris e que a cada dia estaciona em um local diferente da cidade. Foi o queridinho da imprensa local há alguns meses (se eles conhecessem nossos tradicionais trailers de bairro iriam perder a cabeça).
Apesar da demora em ser atendido e servido, o hambúrguer é ótimo com aquele gosto de fumaça e de carne feita na chapa. As batatas apesar de feias e um pouco murchas tem um tempero especial que faz toda a diferença.
- Floors – 100, rue Myrha
O Floors fica perto da minha casa em uma região não muito turística do 18ème. O prédio de esquina é todo de vidro no estilo ‘futurista’ dos anos 50 assim como os móveis.
O hambúrguer é ótimo apesar de ser pequeno mas o que realmente faz a diferença são as batatas, muito parecidas com as batatas deluxe servidas no McDonalds francês. De todos os locais que eu já fui esse é o único que serve esse tipo de batatas.
- HAND Have A Nice Day – 39, rue de Richelieu
Restaurante cool com decoração anos 50 sem ser caricata. No cardápio, além dos hambúrgueres tradicionais, há ainda as opções frango, pato e foie gras. O hambúrguer de pato é ótimo apesar do excesso de cebola confit ter roubado um pouco o gosto.
- American Bistrot – 74, rue Folie Méricourt
Ambiente bistrot francês com toques de rock’n ‘roll dos anos 50 e 60. O sanduíche é generoso e o cheeseburguer ‘Marcel’ com queijo comté é ótimo.
- Schwartz’s – 16, rue des Ecouffes ou 7, avenue d’Eylau
Na minha opinião é o melhor hambúrguer de Paris. Ambiente diner americano do Brooklyn, super agradável e divertido. O sanduíche é enorme, a carne ótima (apesar de faltar um temperinho…), a batata é caseira cortada em um formato de canoa que faz com que ela fique crocante por fora e macia por dentro. Até a saladinha coleslaw feita de repolho e cenoura com molho de mel é uma delícia! O único ponto negativo é que, como o restaurante é judaico, o bacon é de peru…
Além dos hambúrgueres, o local também serve sanduíches de pastrami e de rosbife, bagels, cheesecake (o de biscoito negresco/oreo é divino) e também funciona como uma delicatessen.
Conheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias. Ele traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc. Acesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
25 Comentários
Lenna
Bem que eu gosto de um hamburguer quando não estou a fim de entrar num restô e perder meu precioso tempo de passeio. Até já postei lá no Face sobre “Le Camion que Fume”! Acho que logo vou atrás dele para conhecê-lo…
Adriana Pessoa
Eu sou apreciadora de um bom hamburguer e esse do Schwartz’s está realmente apetitoso! Humm…e essas batatas? Nhac!!
Ótimo post Rodrigo.
Rodrigo Lavalle
Ei Aline, também já comi bem lá mas quis citar no artigo somente os restaurantes cujo foco principal é o hamburguer.
Abraços,
Rodrigo
Rodrigo Lavalle
Oi, Eymard, o Joe Allen continua aberto mas não continua bom… Apesar de ter sido um dos primeiros desse tipo em Paris, agora virou uma salada cultural com comida francesa, mexicana, italiana.
Outro a se evitar é o Micky’s Deli na rue des Rosiers, pelo menos no quesito hamburguer.
Abraços!
Rodrigo
Tania Baião
Eu acho que um bom hamburguer com batatas tem seu valor em qualquer lugar. Quando é feito com seriedade, vale muito a pena! Parece lembrança de adolescência!
shirley
Ola
moro ao lado do brooklin e vcs nao mencionaram o endereço!!
Aline Márcia
Rodrigo, apesar de ser uma rede gostei muito do hamburguer do hippopotamus, aliás tudo que experimentei lá estava muito bom.
Suely
Olhando as fotos o que mais gostei foi o último da Schwartz’s, adoro essas batatas canoa.
jorge fortunato
Nunca comi hamburguer em Paris. Na última viagem, ia experimentar o Camion qui fume, mas foi o maior desencontro. Ora esquecia de ver a programação, quando lembrava já era tarde e dancei.
eymard
Rodrigo, e o Joe Allen? O que me diz? Até entao me parecia o mais americano. Continua aberto?