Em princípio pode parecer estranho que eu, Rodrigo Lavalle, esteja escrevendo sobre hambúrgueres e, mais estranho ainda, sobre onde comer um bom hambúrguer em PARIS! No entanto, apesar de adorar a comida típica dos bistrôs, eu também me deixo seduzir por um bom e suculento hambúrguer acompanhado de batatas fritas fresquinhas. E eu não estou sozinho nessa paixão, os parisienses também valorizam e tratam o hambúrguer com todo o respeito. A maioria dos cafés e brasseries possuem a sua versão do sanduíche e os restaurantes dedicados 100% a eles pipocam por toda a cidade, sempre com uma abordagem caseira e artesanal no modo de preparo.
Seja com ambientes tradicionais de bistrô francês, com ares retrô anos 50 ou com decoração moderníssima e minimalista, esse locais capricham nos seus sanduíches, acrescentando a eles ingredientes tipicamente franceses como alguns tipos de queijos e até mesmo foie gras.
Algumas particularidades que aprendi com o tempo foram: mesmo em se tratando de hambúrgueres o tempero da carne é quase nenhum; mesmo que você peça a carne bem passada, dependendo da espessura, ela estará avermelhada por dentro (sempre peço a minha ‘à point’); para realmente apreciar o sabor dos ingredientes peça as opções mais simples, sem grandes misturas, como o bacon cheeseburguer.
Para montar essa lista dos melhores hambúrgueres da cidade só levei em consideração os restaurantes especializados, deixando de lado os cafés e brasseries comuns.
- B.I.A. (Breakfast In America) – 17, rue des Ecoles ou 4, rue Malher
Restaurante com ares de diner. Serve o café da manhã tipicamente americano: panquecas com xarope, torradas, ovos com bacon e aquele café ralo. Cada mesa tem a sua própria torradeira. Os parisienses amam e o brunch nos fins de semana é sempre concorrido.
O hambúrguer é honesto, bem tradicional e sem grandes invenções culinárias. Há uma opção vegetariana.
- Camion qui fume – acesse o site para descobrir onde o caminhão estará http://www.lecamionquifume.com/
Caminhão itinerante de uma chef americana formada pela École Ferrandi em Paris e que a cada dia estaciona em um local diferente da cidade. Foi o queridinho da imprensa local há alguns meses (se eles conhecessem nossos tradicionais trailers de bairro iriam perder a cabeça).
Apesar da demora em ser atendido e servido, o hambúrguer é ótimo com aquele gosto de fumaça e de carne feita na chapa. As batatas apesar de feias e um pouco murchas tem um tempero especial que faz toda a diferença.
- Floors – 100, rue Myrha
O Floors fica perto da minha casa em uma região não muito turística do 18ème. O prédio de esquina é todo de vidro no estilo ‘futurista’ dos anos 50 assim como os móveis.
O hambúrguer é ótimo apesar de ser pequeno mas o que realmente faz a diferença são as batatas, muito parecidas com as batatas deluxe servidas no McDonalds francês. De todos os locais que eu já fui esse é o único que serve esse tipo de batatas.
- HAND Have A Nice Day – 39, rue de Richelieu
Restaurante cool com decoração anos 50 sem ser caricata. No cardápio, além dos hambúrgueres tradicionais, há ainda as opções frango, pato e foie gras. O hambúrguer de pato é ótimo apesar do excesso de cebola confit ter roubado um pouco o gosto.
- American Bistrot – 74, rue Folie Méricourt
Ambiente bistrot francês com toques de rock’n ‘roll dos anos 50 e 60. O sanduíche é generoso e o cheeseburguer ‘Marcel’ com queijo comté é ótimo.
- Schwartz’s – 16, rue des Ecouffes ou 7, avenue d’Eylau
Na minha opinião é o melhor hambúrguer de Paris. Ambiente diner americano do Brooklyn, super agradável e divertido. O sanduíche é enorme, a carne ótima (apesar de faltar um temperinho…), a batata é caseira cortada em um formato de canoa que faz com que ela fique crocante por fora e macia por dentro. Até a saladinha coleslaw feita de repolho e cenoura com molho de mel é uma delícia! O único ponto negativo é que, como o restaurante é judaico, o bacon é de peru…
Além dos hambúrgueres, o local também serve sanduíches de pastrami e de rosbife, bagels, cheesecake (o de biscoito negresco/oreo é divino) e também funciona como uma delicatessen.
Conheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias. Ele traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc. Acesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
25 Comentários
Sonia Vieira
Gostava do Blend quando morava aí perto da Bourse em 2012…ainda existe? Continua legal?
Bjs!
Rodrigo Lavalle
Sônia, existe sim. Eu ainda gosto do Blend mas prefiro o Paris New York no 50 Rue du Faubourg Saint-Denis,
75010.
Abraços.
Pedro
Não vi o preço dos hamburgueres em lugar nenhum. Básico.
Luiz
Muito bom o post, sobre os caminhões itinerantes de comida, quais voce recomenda?
viviane nma
Oi Rodrigo. Obrigada pela dicas dos melhores hamburgueres de Paris. Fui ao Schwartz´s com a minha família e matamos a saudade de comer um sanduíche suculento com carne suculenta…. Preciso achar um lugar desses por aqui na Alemanha 🙂 Recomendo a todos!! Até mais!!