Durante um jantar na casa de amigos corsos lancei a questão: quais são os lugares mais bonitos da Córsega?
Precisei que não queria uma lista de todos os lugares bonitos, mas uma escolha cuidadosa para viajantes que passariam de três a quatro dias na ilha.
O primeiro de todos: Bonifácio.
Do extremo sul da Córsega, Bonifácio contempla sua rival italiana, a Sardenha. Bonifácio é uma cidade/forte construída no alto de falésias e, aos seus pés, uma marina onde ancoram iates milionários.
Ao chegar, entre na cidade de carro e siga as indicações dos estacionamentos (parking) e estacione-o o mais rápido possível. Daí para frente você vai visitar Bonifácio e suas ruelas, o alto das falésias, as grutas marítimas, o porto e sua marina a pé ou de barco.
Comece a visita pelo alto das falésias. Ao sair do estacionamento caminhe em direção contrária a da cidade. O objetivo é chegar na ponta extrema da falésia para ter a vista vestiginosa desta cidade que provavelmente um dia vai desaparecer.
Em seguida retorne e entre em Bonifácio passando pelos estacionamentos. Este é o único caminho que permite o acesso à cidade.
Perca-se nas ruelas, explore todas as possibilidades para se admirar a vista e olhe distraidamente as lojas e seus produtos made in China.
Saia da cidadela pela imponente porta principal e comece a descida em direção ao porto.
Um conselho, não menospreze o passeio de barco. Ultra turista, certo, mas você não pode perder a vista da cidade à partir do mar nem a visita das grutas. Tive a sorte de conhecer Bonifácio fora do verão, quando os grandes barcos de turismo estavam fora da circulação. Um pescador me levou na seu velho barco de pesca e, no interior da gruta, tive um daqueles choques estéticos que marcam para sempre.
Outro conselho, se for almoçar em Bonifácio, escolha um dos restaurantes do porto. Mais precisamente o La Caravelle. Os preços variam entre 25 e 70 euros o prato principal. Se preferir algo mais leve e barato, caminhe pela marina, você vai encontrar vários outros restaurantes.
A partir de Bonifácio, se estiver visitando a ilha com tempo de sobra, eu sugiro a visita da cidadela Porto Vecchio, pequena cidade da região com bons restaurantes e belas lojas. Se a sua estadia na Córsega for de poucos dias, ao sair de Bonifácio siga a direção de Porto Vecchio e em seguida pegue a estrada de L’Ospédale. Este será nosso próximo artigo.
Como chegar em Ajaccio saindo de Paris
Importante: Existem várias combinações e opções de travessias de barco e vôos para chegar à ilha, a viagem para Ajaccio é apenas uma delas.
. De trem. Em 3 horas é possível fazer centro de Paris/centro de Marseille; e em 4h, Paris/Toulon. Dessas duas cidades é possível pegar o barco que leva até Ajaccio. Os preços do trem variam de acordo com o mês, o dia da semana e a hora. E se comprar sua passagem com antecedência no site da RailEurope (clique aqui), consegue preços mais baratos ainda.
. De avião. Paris/Ajaccio. A viagem de avião pode variar entre 2h50 e 5h50, tudo depende da escala do voo. Veja aqui as melhores ofertas da Air France.
. De carro. Passando por Lyon, Avignon, Aix en Provence, Marselha. Belo passeio em direção ao sol da Provence e da Côte d’Azur. Você pode entrar com o carro no barco que faz a travessia até a ilha, verifique antes as disponibilidades e preços. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
. De ônibus. Esta costuma ser a opção mais barata e a mais longa também, a viagem tem cerca de 12 horas de trajeto até Marselha e 13h40 até Toulon, as duas viagens com uma parada na Gare de Lyon. Consulte valores e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus (clique aqui).
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
109 Comentários
Jordao Mota Goncalves
Olá, pretendo passar 7 dias em Córsega no final de agosto, mas ainda não cheguei a uma conclusão sobre a melhor forma de me deslocar partindo de Paris. E qual a melhor cidade da ilha para servir de base? Ou seria melhor dividir a hospedagem por mais de uma cidade? Espero que possam me ajudar. Valeu!
Nini
Oi Lina, como vai? É distante Centuro de Bonifácio ou Porto Vecchio? Quero alugar um carro chegando em Bonifacio (chegando lea sardegna). Em 3 dias vc acha q vale a pena? (Alugar carro e fazer um passeio maior?)
Obrigada
Rodrigo Lavalle
Nini, você se refere a Centuri? Se afirmativo a cidade fica bem longe de Bonifácio e Porto Vecchio. Centuri fica no extremo norte e Bonifácio no extremo sul. São 4 horas de carro em estradas tortuosas. Mas a paisagem é belíssima.
Abraços.
Alberto
dicas legais e inspiradoras
Um Post que complementa http://www.viagembem.net.br/corsega-caribe-frances/
Sonia
Olá,
Em primeiro lugar, desejo parabenizar pelas valiosas dicas. Vou à Sardenha e à Córsega em maio. Pretendo atravessar de ferry de Sta Maria Gallura para Bonifacio onde fico dois dias. Tenho mais um dia sobrando, vale pena ir para o norte e dormir pir lá. Em caso pisitivo, em qual cidade. É fácil se locomover de carro na ilha do sul para o norte? Qto tempo em média gastaria?
Rodrigo Lavalle
Sônia, mesmo de carro é difícil e demorado ir do sul até o norte. Fique no sul mesmo e vá até Porto Vecchio. Estando em Bonifácio visite a ilhas Lavezzi. Leia o artigo seguinte e os outros citados no final: https://www.conexaoparis.com.br/categoria/outras-regioes/costa-mediterranea/corsega-regioes-da-franca/.
Abraços.
Brenda
Olá, estou programando uma viagem para Corsega e para Sardenha no mes de junho. Estou tendo dificuldade para aluguel de carro, pois não encontro a possibilidade de pegar na Corsega e devolver na Sardenha. Ao mesmo tempo, também não consigo encontrar alguma companhia que permita a devolução do veículo em Bonifácio, onde vou pegar o barco. Sabe como as pessoas normalmente fazem quando visitam as duas ilhas? Onde devolver o carro?
Obrigada!
Rodrigo Lavalle
Brenda, esse é um problema que não tem solução. As agências na Córsega são assim mesmo, complicadas. A devolução na Sardenha é impossível. Talvez você consiga, pagando mais, devolver em Bonifácio. Tente também um transporte como o táxi. Você tentou em todas as empresas: Hertz, Avis, Europcar?
Abraços.
joao
“Em seguida conheça Calvi e o Cap Corse, o dedo da Córsega. As cidades são pequenas e a costa maravilhosa. Century é lindo. Volte por Corte, Porto Vecchio e Bonifácio.” O que você quer dizer por Century? Procurei mas não achei nada! Para uma viagem de 7 dias seria este o melhor roteiro? Piana, Calvi, Porto Vecchio e Bonifacio?
Abs,
João
Rodrigo Lavalle
João, obrigado pelo comentário. O nome da cidade é Centuri (http://goo.gl/9SND6A).
O roteiro para 7 dias seria 3 dias no norte e 3 dias no sul. No norte conhecer a Réserve Naturelle de Scandola, Calvi e o Cap Corse, o dedo lá em cima da Córsega. E no sul conhecer Ajaccio, Bonifácio e Porto Vecchio.
Abraços.
Raphael
Bom dia!
Estou indo para Córsega em Junho e os artigos daqui me ajudaram bastante a me programar. Ficou uma dúvida: 3 noites em P. Vecchio e 4 em Bonifácio, ou o oposto? Onde seria melhor gastar um dia a mais, ou seja, próximo de qual das duas cidades estão as melhores praias, ou qual das duas tem mais opções de restaurantes e coisas a se fazer no fim do dia? Obrigado!
Rodrigo Lavalle
Raphael, não precisa trocar de cidade. Uma está do lado da outra. Se hospede em Porto Vecchio que é maior e mais agitada. Conheça Bonifácio em dois dias, as praias de Palombaggia, ir de barco até as ilhas Lavezzi, subir as montanhas até Bavella….
Abraços.
David
Oi Gente!
Viajo com minha esposa em julho. Chegamos de avião em Ajaccio onde ficaremos duas noites. Alugamos um carro. Temos mais 7 noites (8 dias) para conhecer a ilha. Alguém poderia dar sugestão do roteiro a seguir após Ajaccio. Pretendemos terminar a viagem em Bonifácio ou Porto Vecchio. Onde é preferível ficar? Que outras cidades sugerem para ficar? Obrigado pelas dicas. abs. David
Rodrigo Lavalle
David, a Lina responde: “De Ajaccio suba em direção a Piana. Fique nesta cidade uma noite para conhecer a região mais bonita da Córsega chamada Reserva de Scandola. Para isto, na praia de Piana alugue um barquinho com motor para conhecer a costa e entrar em todas as grutas. Pode também pegar o barco grande de passeios turísticos. Mas aconselho alugar um pequeno. Em seguida conheça Calvi e o Cap Corse, o dedo da Córsega. As cidades são pequenas e a costa maravilhosa. Centuri é lindo. Volte por Corte, Porto Vecchio e Bonifácio.”
Abraços.
Clara
Ola Lina,
Muito legal seu site e suas dicas. Vou a Corsega agora em Agosto (vivo na Espanha e é quando tenho ferias….). Sei que estará tudo muito cheio por causa da alta estação, mas gostariamos de acampar e os campings nao aceitam reservas. Tenho medo de ir sem reservas e não encontrar disponibilidade, apesar de ter visto que existem MUITOS campings pela ilha… Vc tem alguma ideia sobre isso?
Outra pergunta é sobre Scandola. Se pode fazer alguma caminhada pela reserva, ou apenas por barco? Qual é o melhor lugar para fazer caminhadas pelas montanhas de corsega?
Muito obrigada!
Lina
Clara
Não tenho informações sobre os campings. Mas acho que não terá problemas para encontrar lugares disponíveis.
Quanto à Scandola, você pode ir a pé até Giralota e de lá pegar trilhas para vários outros lugares.
http://www.port-girolata.com/girolata-ghjirulatu/randonnees/
Quanto às caminhadas, faça um pedaço do GR20.
http://www.le-gr20.com/fr/