Durante um jantar na casa de amigos corsos lancei a questão: quais são os lugares mais bonitos da Córsega?
Precisei que não queria uma lista de todos os lugares bonitos, mas uma escolha cuidadosa para viajantes que passariam de três a quatro dias na ilha.
O primeiro de todos: Bonifácio.
Do extremo sul da Córsega, Bonifácio contempla sua rival italiana, a Sardenha. Bonifácio é uma cidade/forte construída no alto de falésias e, aos seus pés, uma marina onde ancoram iates milionários.
Ao chegar, entre na cidade de carro e siga as indicações dos estacionamentos (parking) e estacione-o o mais rápido possível. Daí para frente você vai visitar Bonifácio e suas ruelas, o alto das falésias, as grutas marítimas, o porto e sua marina a pé ou de barco.
Comece a visita pelo alto das falésias. Ao sair do estacionamento caminhe em direção contrária a da cidade. O objetivo é chegar na ponta extrema da falésia para ter a vista vestiginosa desta cidade que provavelmente um dia vai desaparecer.
Em seguida retorne e entre em Bonifácio passando pelos estacionamentos. Este é o único caminho que permite o acesso à cidade.
Perca-se nas ruelas, explore todas as possibilidades para se admirar a vista e olhe distraidamente as lojas e seus produtos made in China.
Saia da cidadela pela imponente porta principal e comece a descida em direção ao porto.
Um conselho, não menospreze o passeio de barco. Ultra turista, certo, mas você não pode perder a vista da cidade à partir do mar nem a visita das grutas. Tive a sorte de conhecer Bonifácio fora do verão, quando os grandes barcos de turismo estavam fora da circulação. Um pescador me levou na seu velho barco de pesca e, no interior da gruta, tive um daqueles choques estéticos que marcam para sempre.
Outro conselho, se for almoçar em Bonifácio, escolha um dos restaurantes do porto. Mais precisamente o La Caravelle. Os preços variam entre 25 e 70 euros o prato principal. Se preferir algo mais leve e barato, caminhe pela marina, você vai encontrar vários outros restaurantes.
A partir de Bonifácio, se estiver visitando a ilha com tempo de sobra, eu sugiro a visita da cidadela Porto Vecchio, pequena cidade da região com bons restaurantes e belas lojas. Se a sua estadia na Córsega for de poucos dias, ao sair de Bonifácio siga a direção de Porto Vecchio e em seguida pegue a estrada de L’Ospédale. Este será nosso próximo artigo.
Como chegar em Ajaccio saindo de Paris
Importante: Existem várias combinações e opções de travessias de barco e vôos para chegar à ilha, a viagem para Ajaccio é apenas uma delas.
. De trem. Em 3 horas é possível fazer centro de Paris/centro de Marseille; e em 4h, Paris/Toulon. Dessas duas cidades é possível pegar o barco que leva até Ajaccio. Os preços do trem variam de acordo com o mês, o dia da semana e a hora. E se comprar sua passagem com antecedência no site da RailEurope (clique aqui), consegue preços mais baratos ainda.
. De avião. Paris/Ajaccio. A viagem de avião pode variar entre 2h50 e 5h50, tudo depende da escala do voo. Veja aqui as melhores ofertas da Air France.
. De carro. Passando por Lyon, Avignon, Aix en Provence, Marselha. Belo passeio em direção ao sol da Provence e da Côte d’Azur. Você pode entrar com o carro no barco que faz a travessia até a ilha, verifique antes as disponibilidades e preços. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
. De ônibus. Esta costuma ser a opção mais barata e a mais longa também, a viagem tem cerca de 12 horas de trajeto até Marselha e 13h40 até Toulon, as duas viagens com uma parada na Gare de Lyon. Consulte valores e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus (clique aqui).
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
109 Comentários
Jorge Lutz
Lina, bom dia!
Estou em fase de reservar/comprar uma passagem de ferry de Ajaccio, Porto Vechio ou Propriano para Marselha (via Directferries/SNCM). Porém, estou encontrando dificuldade para finalizar o processo de compra porque surge uma tela-formulário com dados detalhados onde pedem, entre outros dados, país de origem. Como não aparece o Brasil na lista, não consigo finalizar o processo. Será porque não pode ser comprado fora da europa? No trecho italiano (Civitavechia-Olbia) comprei sem problemas com a Tirrenia.
Je vous remercie enormement pela resposta.
Jorge Lutz
Lina
Jorge
Simplifica a vida e coloque país de origem Itália ou França. Dê endereço de hotéis nos dois países.
Temos que fazer certos malabarismos com os formulários senão fica difícil
Jorge Lutz
Lina, estou me aprofundando no planejamento da viagem à Corsega. Como pretendemos chegar vindo da Italia (Civitavechia) só consegui ferry até Olbia, na Sardenha. Dali, pensamos pegar algum transporte até La Maddalena e cruzar o estreito chegando à Bonifácio. Você já fez esse trajeto, ou conhece empresas que trabalhem com transporte nesses trechos?
Lina
Jorge Lutz
Barcos ligam Córsega e Sardenha várias vezes por dia na alta temperoda. E acho que pelo menos uma vez por dia na baixa. Existe um grande movimento de mercadorias e pessoas entre as duas ilhas. Gostei do seu programa.
Jorge Lutz
Obrigado,Lina!
Jorge Lutz
Lina, depois de minha última viagem à França, fiquei um tempo sem flanar pelo seu blog, mas agora prentendemos conhecer a Córsega. Lendo suas dicas – e baseado em algumas pesquisas próprias, gostaria de sua ajuda: Pretendemos pegar o ferry em Toulon, e como essa opção só leva ao sul da Córsega até Ajaccio, existe a possibilidade de ir de ônibus até Bonifácio, ou Porto Vechio? Há possibilidade de alugar um carro e devolver em Bonifácio? Desde já, obrigado!
Lina
Jorge Lutz
O ideal seria alugar um carro porque os ônibus são raros, sobretudo fora da alta estação julho e agosto.
As locadoras costumam aceitar a entrega do carro em outra cidade. Mas triplicam o preço. Melhor você entrar no site da Hertz e Avis e ver as opções para a Córsega.
Como lá tudo é mais complicado, talvez não seja possível. Neste caso teria que fazer um roteiro ida e volta. O ideal seria pegar o carro em Ajaccio, passar por Propriano, Bonifácio, Porto Vechio e voltar pelos picos de Bavella. Assim conheceria as cidades das montanhas: Zonza, Levie, Sainte Lucie de Tallano e retornaria a Ajaccio.
Tatiane
Boa noite,
Estou pensando em ir visitar Córsega, em julho, e gostaria de saber qual a região da ilha que tem as praias mais bonitas, as águas mais claras? Desde já agradeço! E parabenizo o trabalho, esta realmente muito legal!
Lina
Tatiane
A ilha não possui imensas praias como no Brasil. Ela é pequena e com muitas rochas. A parte mais bonita se chama Reserva de Scandola e o acesso é somente por barco de turismo ou alugado.
http://www.visit-corsica.com/fr/infotour/formpna
E todos os lugares a água é azul e transparente.
André Vauclin
que ilha fantastica!!!!
espero em breve conhecerla, junto com a sardegna
Francy
Lina , conclusão perfeita ,seu trabalho é ímpar!
Marcelo - Cybermod
Quando você acha que já viu coisas muito, mas muito belas, você se depara com fotos como essas tiradas pela Lina. Realmente lugares maravilhosos. Valeu!!!!!!!!!!!!!!!
Carlos Marques
Francy,
E o legal é que o clima aqui é de amizade. Há os que frequentam sempre e de forma bem, ativa, com comentários, há os que só comentam vez ou outra, há os que só lêem (e quantos serão estes?! inúmeros, seguramente), mas o “ambiente” é sempre amigável, salvo um ou outro destemperado que, felizmente, parecem que não voltam mais. Realmete, só podemos concluir que a Lina foi muito feliz ao fazer ese blog, e merece nossos parabéns!
conexaoparis
Carlos
Formamos uma comunidade aberta à todos aqueles que se interessam por viagens, Paris, gastronomia, cultura, literatura….
Às vezes brigamos mas depois damos risadas. Como irmãos.