Com mais de 400 áreas verdes, entre parques, jardins, praças e bosques, Paris é a capital mais arborizada da Europa.
Alguns jardins parisienses são bastante conhecidos pelos turistas, como o Tuileries e o Luxemburgo. Outros, nem tanto, como o Buttes Chaumont e o Bois de Vincennes.
As áreas verdes talvez sejam das características mais agradáveis da vida em Paris. Os parques são intensamente aproveitados pela população e fazem parte do dia-a-dia dos parisienses de todas as idades, nacionalidades e espécies. Desde que o tempo permite, jardins, praças e parques ficam lotados.
Mas o que os parisienses fazem nos parques e jardins?
Primeiro, os parques e jardins – e o cais do Sena – são usados para caminhadas e corrida.
As praças e jardins também são palco de jogos como a bocha, entre os mais velhos, ou futebol, ping pong e badminton (meu novo vício) entre os mais jovens.
Os menos atléticos se deitam nas gramas e ficam sentados nas icônicas cadeiras verdes para tomar sol, ler um livro ou jogar conversa fora.
As pracinhas de bairro são ponto de encontro de mães e babás após a saída da escola. Aliás, todo espaço verde tem algum brinquedo para as crianças – sempre muito bem cuidados, criativos e seguros.
E ainda tem o piquenique, um dos programas mais gostosos de se fazer quando o tempo começa a esquentar.
Para completar, alguns parques e jardins ainda contam com programação cultural com concertos e exposições que acontecem regularmente.
Nestes espaços verdes, encontramos os vizinhos do bairro e vivemos a cidade de forma comunitária. E este é um dos grandes momentos de prazer da vida em Paris. Quando vier a Paris, aproveite para viver um pouco como os parisienses – escolha um jardim, praça ou parque e deixe o tempo passar ali, da forma que você achar mais prazerosa.
Veja abaixo alguns dos espaços verdes preferidos:
- Place des Vosges
- Os jardins do Palais Royal
- O Jardin de Luxemburgo
- O Jardin des Tuileries
- Les jardins de Bagatelles
- Jardin d’Acclimatation
- Jardin des plantes
Consulte também o site da Prefeitura de Paris para ver o mapa e a lista dos principais espaços verdes da cidade.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
28 Comentários
Adrielly G. Nunes
Irei para Paris dia 19 de julho desse ano e gostaria de saber como estará o clima na cidade para saber o que levar na mala, pois ficarei apenas 3 dias. Existe algum site em português em que eu consiga olhar isso?
Rodrigo Lavalle
Adrielly, julho é verão, a tendência é que esteja fazendo calor. Esse site com previsão de temperatura para Paris http://goo.gl/jLPh não é em português mas você vai conseguir entendê-lo.
Carolina
Em qual parque é mais comum ver pessoas correndo? Vou no final de setembro e gostaria de sair uma manhã para correr em algum destes parques.
Rodrigo Lavalle
Carolina, no Tuileries (https://www.conexaoparis.com.br/2012/06/26/parque-de-diversoes-no-tuileries/) e no Luxemburgo (https://www.conexaoparis.com.br/2007/07/30/jardim-de-luxembourg-em-paris/).
Abraços.
maria etelvina araujo da silva
olha,confesso ,beleza assim…meus olhos viram agora mesmo.Fosse eu digna de conhecer pessoalmente essas maravilhas,so Deus tem poder para me conceder esta graça.São lugares e paisagens,louváveis,parabéns.Obrigado!
Natalia
vou a Paris na segunda quinzena de maio e volto inicio de junho. Como é o tempo nessa época? chove mto ou tem dias ensolarados?
Rodrigo Lavalle
Natália, maio costuma ser um mês chuvoso mas isso pode mudar. Antes de fazer as malas pesquise a previsão do tempo para Paris nesse site:http://www.meteo-paris.com/ile-de-france/previsions.php.
Abraços.
Joana
Olá Lina. Vou a Paris passar Natal e Réveillon (19/12 a 02/01) com a família do meu marido. Quando falo família quero dizer:10 adultos, 1 pré adolescente e 2 crianças de 2 anos (filho e sobrinho). Vai ser uma caravana e já sabemos que uma refeição em restaurante com todos reunidos será impossível! Estava lendo este post sobre parques mas como vai estar frio acho que não conseguiremos aproveitar muito. Moramos no Rio e não sei qual será a reação das crianças no frio. Li algumas dicas sobre museu, tem mais alguma dica do que fazer para nos divertirmos com elas? Obrigada Joana
Rodrigo Lavalle
Joana, no inverno é montada em frente ao Hôtel de Ville uma pista de patinação no gelo. Leia esses artigos sobre programas para crianças: https://www.conexaoparis.com.br/2011/10/13/roteiro-para-criancas-e-adolescentes-em-paris/, https://www.conexaoparis.com.br/2008/08/11/roteiro-paris-para-criancas/.
Abraços.
Leticia
Eu e meu marido passaremos o período do dia 28/12 a 05/01/14 em Paris. Nesta época, valerá a pena visitar os parques e jardins? Devido ao frio, não sei se estarão tão coloridos… O que me aconselha como passeio nesta época?
Edmilson
Faltou na relação dos ótimos parques de Paris o Parc Floral. Enorme, próprio para piqueniques, caminhadas e com várias atrações fixas, como o viveiro de bonsais, com exemplares centenários. Há também, pelo menos no verão, muita música com ótimos artistas.
Nilza Freire
Adorei o post e ele é a cara do verão até a meia estação! Minha última ida foi em julho passado e, sinceramente, até as compras foram feitas em lijas de rua, jogo rápido, nada de Galeries Lafayette um dia inteiro, só para curtir Paris a céu aberto e seus lindos jardins. Até no Canal De l’Ourcq fomos parar e adoramos! Nos parques os turistas mesclavam-se com harmonia entre parisienses, seja no Luxembourg ou nas Berges de La Seine. Foi preciso escolher muito bem para utilizar o tempo com sabedoria, pois a vontade de “se jogar na grama de Tuileries” até o por do sol era grande com o calor que fazia em julho… Fiquei devendo a Promenade Plantée, mas Paris nunca se revela completamente mesmo, ela faz charme…