Com mais de 400 áreas verdes, entre parques, jardins, praças e bosques, Paris é a capital mais arborizada da Europa.
Alguns jardins parisienses são bastante conhecidos pelos turistas, como o Tuileries e o Luxemburgo. Outros, nem tanto, como o Buttes Chaumont e o Bois de Vincennes.
As áreas verdes talvez sejam das características mais agradáveis da vida em Paris. Os parques são intensamente aproveitados pela população e fazem parte do dia-a-dia dos parisienses de todas as idades, nacionalidades e espécies. Desde que o tempo permite, jardins, praças e parques ficam lotados.
Mas o que os parisienses fazem nos parques e jardins?
Primeiro, os parques e jardins – e o cais do Sena – são usados para caminhadas e corrida.
As praças e jardins também são palco de jogos como a bocha, entre os mais velhos, ou futebol, ping pong e badminton (meu novo vício) entre os mais jovens.
Os menos atléticos se deitam nas gramas e ficam sentados nas icônicas cadeiras verdes para tomar sol, ler um livro ou jogar conversa fora.
As pracinhas de bairro são ponto de encontro de mães e babás após a saída da escola. Aliás, todo espaço verde tem algum brinquedo para as crianças – sempre muito bem cuidados, criativos e seguros.
E ainda tem o piquenique, um dos programas mais gostosos de se fazer quando o tempo começa a esquentar.
Para completar, alguns parques e jardins ainda contam com programação cultural com concertos e exposições que acontecem regularmente.
Nestes espaços verdes, encontramos os vizinhos do bairro e vivemos a cidade de forma comunitária. E este é um dos grandes momentos de prazer da vida em Paris. Quando vier a Paris, aproveite para viver um pouco como os parisienses – escolha um jardim, praça ou parque e deixe o tempo passar ali, da forma que você achar mais prazerosa.
Veja abaixo alguns dos espaços verdes preferidos:
- Place des Vosges
- Os jardins do Palais Royal
- O Jardin de Luxemburgo
- O Jardin des Tuileries
- Les jardins de Bagatelles
- Jardin d’Acclimatation
- Jardin des plantes
Consulte também o site da Prefeitura de Paris para ver o mapa e a lista dos principais espaços verdes da cidade.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
28 Comentários
Alexandre
Lina, nunca pesquisei e falo só pelo que reparei nas duas vezes que fui pra Paris, mas creio que a cidade tem uma quantidade acima da média (por assim dizer) de parques com jardins e gramados planejados, com áreas de grama extremamente bem cuidadas e bonitas, porém com a maioria sendo interditada ao público, daí as tradicionais e curiosas placas de “pelouse interdite” ou “pelouse autorisée”.
Sendo que nesse quesito é o contrário do que se entende por lei, pois para os gramados o que não está expressamente autorizado está proibido, daí uma vergonha que passei no Jardin de Luxembourg, onde não havia visto nenhuma placa indicando ser proibido pisar na grama e quando fui andar nela imediatamente ouvi um guarda apitando pra mim… só depois percebi que onde não se vê uma placa de “pelouse autorisée” não se deve pisar.
Em NYC ou mesmo Londres você vê parques com gramados mais “receptivos” ao público, o que pode ser menos bonito mas torna o parque mais simpático aos meus olhos.
O que você acha disso?
Nick
Desde a minha primeira vez em Paris, há muitos anos, sempre gostei de passar alguns momentos agradáveis nos parques e jardins daí. Um jardim que eu gosto bastante, mas não sei o nome, fica na estação de metrô Cour St Emilion.
Maria das Graças
Fico encantada e admirada com a beleza e o cuidado dispensado aos jardins parisienses.
O Jardin Catherine-Labouré, 29 rue Babylone 75007, é pequeno, belo e surpreende. Ela está entre muros e da rua não o vemos. Mas quando entramos …
Lilianne
PARA AMANDA
Você pode ir na Embaixada da Italia (ou Consulado Italiano) da sua cidade com o seu passaporte e pedir para eles carimbarem os formularios, mas va rapido. Se você não carimbar, o valor que você recebeu na Galeries Lafayette também sera debitado do seu cartão de crédito.
Tatyana Mabel
Natal-RN é uma cidade pequena, mas temos um delicioso parque (Parque das Dunas), muito frequentado para todas as atividades descritas acima, além das trilhas, em que vc caminha com um guia até as dunas de frente para nosso lindo marzão. Uma super reserva de mata atlântica, onde vc caminha com os saguins, insetos fantasticos e uma espécie de lagarto descoberta aqui. Todo fds temos o prazer de desfrutar de uma orquestra e de outras programações culturais, como teatro, etc etc…
Tatyana Mabel
Pedir farinha de mandioca… kkkk… gente, farofa é a primeira coisa de que sinto saudades quando viajo para fora do Brasil. É uma aflição, pq nada substitui uma farofa. Ah… imagine qnd o boeuf bourguignon conhecer a perfeição de uma farofa… rs
Claudia Maria
Fiquei hospedada numa das minhas viagens perto do Parque Monceau. Muito bonito e agradável. Tem wifi free também.
amanda
Oi Lina, estive em Paris há 15 dias, fiz compras acima de 175,00 euros em 3 lojas. Com o formulário que me deram em uma delas consegui receber o detaxe na Galerias Lafayette, mas como o das outras duas lojas eram de bancos diferentes do da galeria Laf. não consegui o reembolso. Porém como meu voo de volta ao Brasil foi em Roma e muito cedo, não consegui passar no balcão da alfandega para caribar nenhum dos formulários. Como devo proceder agora? Ainda consigo fazer o detaxe mesmo sem ter passado na alfandega? E quanto ao reembolso que já consegui? Agora é só enviar o formulário por correio mesmo sem o carimbo da alfandega?
Rodrigo Lavalle
Amanda, você teria que ter carimbado os formulários e os enviado do aeroporto em Roma. Agora não há mais nada a ser feito.
Abraços.
Gustavo
Agora me diz pq eu nasci no Brasil?
Rodrigo Lavalle
Gustavo, essa pergunta eu não sei responder.
Abraços.
Pops
Lina, minha primeira viagem a Paris está chegando, e preciso dizer que seu blog tem sido indispensável em toda a minha organização! O guia impresso também é ótimo, super fácil de consultar, e com um tamanho que cabe perfeitamente em qualquer bolsinha!
Queria aproveitar o ensejo e tirar duas dúvidas… tenho uma amiga que mora em Paris, e me pediu para levar um pacote de farinha de mandioca pra ela… isso é permitido?
Outra coisa.. a Sephora oferece aquele reembolso do VAT? Já li e reli vários artigos sobre isso, e não consigo encontrar essa informação em lugar nenhum!
Obrigada!
Rodrigo Lavalle
Pops, existe uma loja aqui chamada ‘Coisas do Brasil’ que vende farinha de mandioca. A Sephora oferece o taxfree ou detaxe sim.
Abraços.