A beleza de Versailles sofre transformações de acordo com as estações do ano. Ora colorido, ora imponente, ora sublime.
Durante a primavera e o verão, o castelo de Versailles adquire algo mais, um charme que desaparece nas outras estações.
Nestas duas temporadas, a imponência do castelo é suavizada pelos jardins floridos, pelas cores dos canteiros e pelos perfumes das suas laranjeiras e limoeiros.
A chamada Parterre du Midi, canteiro que descobrimos através das janelas da Galeria dos Espelhos, oferece aos visitantes um verdadeiro banho de cores.
Pelo menos 22 jardineiros, titulares do Ministério da Cultura, trabalham sob o comando do responsável chef dos jardins do castelo. E, durante os períodos de plantação e manutenção dos canteiros, mais 20 jardineiros são contratados. Os jardins de Versailles exigem, na alta estação, uma equipe de mais de 42 pessoas.
De maio até outubro, Versailles exibe suas famosas caixas com laranjeiras e limoeiros. Estes imensos vasos de madeira, marca registrada do Castelo de Versailles, ficam expostos ao público. Algumas destas plantas possuem mais de 200 anos. São laranjas e limões originárias de Portugal, Espanha e Itália. No final do outono, as caixas são recolhidas e as plantas conservadas na Orangerie do castelo.
A partir de outubro o castelo perde o charme dos canteiros floridos, mas ganha o espetáculo romântico das flores vermelhas do outono.
E no inverno, isolado pela neve (quando ela aparece, o que não é sempre), ele exibe somente sua imponência.
Créditos foto: blog.bg
Clique aqui e acesse nosso artigo sobre como visitar Versailles.
Mais sobre Versailles:
- Visita guiada ao castelo de Versailles com guia brasileira
- Infográfico com tudo o que você precisa saber antes de visitar o Palácio de Versailles
- Passeio privativo de carro ao castelo de Versailles
- Ingresso para o castelo de Versailles
- Versailles e sua horta
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
40 Comentários
Tatiane
Olá, desejo conhecer Versailes apenas os jardins principais, pois farei passeios por castelos e confesso não tenho muita paciência, prefiro o externo. Só os jardins principais é pago? Qual bilhete comprar? Obrigada pelas informações!
Rodrigo Lavalle
Tatiane, até o dia 27 de março os jardins não são pagos. Após essa data e até o di 1° de novembro se paga 8€. Os ingressos só podem ser comprados no local.
Abraços.
Roberta
Rodrigo, adoro seu blog e ele está sendo essencial para meu roteiro em Paris! Estou planejando ir a Versailles dia 12.03. Você acha que vale a pena alugar uma bike ou ainda estará frio para conseguir fazer um passeio de bicicleta legal? Poderia também fazer a gentileza de me informar qual o melhor caminho para Versailles saindo do Hotel Ibis Alesia Montparnasse (rue de plantes 49) ? obrigada!
Rodrigo Lavalle
Roberta, ainda estará um pouco frio mas se você estiver bem agasalhada o passeio é possível.
Na estação Alesia pegue o metrô linha 4 (sentido Porte de Clignancourt) até a estação Saint-Michel. Lá pegue o trem RER C5 (chamado VICK) com destino final em Versailles – Rive Gauche. Desça nessa estação e siga o fluxo de pessoas a pé até o castelo.
Abraços.
Samanta
Ola! Vou para Paris no final de abril e estive pensando em fazer Versailles e Giverny no mesmo dia. é muito cansativo? é possível?
Rodrigo Lavalle
Samanta, eu acho bem cansativo. Versailles é programa para um dia inteiro. Além do castelo principal há também os castelos menores e os extensos jardins. Tudo vale a pena ser visitado.
Para ir à Giverny é preciso pegar um trem, depois um ônibus e depois andar um pouquinho, ou seja, cansativo.
Abraços.
Paulo Sindeaux
Estive no Palácio em Janeiro. Não tinha neve, mas muita chuva, não em volume, mas em constância. Mesmo assim, encarei a danada e fiz o caminho a pé para os Domínios de Maria Antonieta indo pela Fonte de Apolo.
Como você disse Rodrigo, Versailles muda de acordo com as estações, mas sua beleza (mesmo debaixo de chuva) é fascinante.
Fica uma dica: pela saída próximo à Chapelle Royale, tem a Brasserie do Musée, com preços aceitáveis e menu em “brasileiro”, por sinal a dona do restaurante fala português.
O que fizemos foi: visitamos o castelo, paramos para almoçar, retornamos e descemos para os domínios de Maria Antonieta.
PAULO FULCO
Vou estar em Paris em inicio de novembro. Ficarei hospedado no Timhotel Tour Montparnasse, Gostaria que me orientassem sobre a melhor opção para ir até Versailles . Desde já agradeço.
Rodrigo Lavalle
Paulo, na estação Gaîté pegue o metrô linha 13 até a estação Invalides. Lá pegue o trem RER C5 com destino final em Versailles – Rive Gauche. Desça nessa estação e siga o fluxo de pessoas a pé até o castelo.
Abraços.
Jose Luiz
Boa noite!! Gostaria de saber como ir a Versalhes de trem partindo do hotel que ficarei hospedado. vou ficar no Charing Cross, 39 Rue Pasquier. Obrigado.
Rodrigo Lavalle
José, na estação Saint-Lazare pegue o metrô linha 13 (sentido Châtillon – Montrouge) e desça na estação Invalides. Lá pegue o trem RER C5 com destino final em Versailles – Rive Gauche. Desça nessa estação e siga a pé o fluxo de pessoas até o castelo.
Abraços.
angela rispoli
Atualmente o Rer esta melhor sinalizado? Quando fui em 2007, so estava escrito RER C e quase peguei o errado!
Andre Fortes
Prezados: estarei hospedado de 02 a 08/11 no Hotel Welcome em San Germain des pres junto com familiares. Qual a melhoe estação para pegar o trem para Versailles? Abraço
Rodrigo Lavalle
Andre, na estação Saint-Germain-des-Prés pegue o metrô linha 4 (sentido Porte de Clignancourt) até a estação Saint-Michel. Lá pegue o trem RER C5 com destino final em Versailles – Rive Gauche. Desça nessa estação e siga o fluxo de pessoas até o castelo.
Abraços.
Natália Campos
Olá, mais uma vez meu comentário é um pedido de ajuda/informação rsrs
Estarei hospedada no Tourisme Avenue Hotel, pelo que pesquisei a estação de metrô mais próxima é a La Motte Picquet. No entanto, ainda não consegui me situar sobre qual melhor trajeto que devo fazer para chegar em Varsailles. Me ajudem, qual melhor caminho??
Rodrigo Lavalle
Natália, ande 15 minutos até a estação Champ de Mars – Tour Eiffel. Lá pegue o trem RER C5 com destino final em ‘Versailles – Rive Gauche’. Desça nessa estação e siga a pé o fluxo de pessoas até o castelo.
Abraços.
larissa
Já fui pra Paris 2 vezes e agora irei novamente só que sozinha no ano novo. Acho que vou curtir cada momento comigo mesma. Estou amando as dicas!