A beleza de Versailles sofre transformações de acordo com as estações do ano. Ora colorido, ora imponente, ora sublime.
Durante a primavera e o verão, o castelo de Versailles adquire algo mais, um charme que desaparece nas outras estações.
Nestas duas temporadas, a imponência do castelo é suavizada pelos jardins floridos, pelas cores dos canteiros e pelos perfumes das suas laranjeiras e limoeiros.
A chamada Parterre du Midi, canteiro que descobrimos através das janelas da Galeria dos Espelhos, oferece aos visitantes um verdadeiro banho de cores.
Pelo menos 22 jardineiros, titulares do Ministério da Cultura, trabalham sob o comando do responsável chef dos jardins do castelo. E, durante os períodos de plantação e manutenção dos canteiros, mais 20 jardineiros são contratados. Os jardins de Versailles exigem, na alta estação, uma equipe de mais de 42 pessoas.
De maio até outubro, Versailles exibe suas famosas caixas com laranjeiras e limoeiros. Estes imensos vasos de madeira, marca registrada do Castelo de Versailles, ficam expostos ao público. Algumas destas plantas possuem mais de 200 anos. São laranjas e limões originárias de Portugal, Espanha e Itália. No final do outono, as caixas são recolhidas e as plantas conservadas na Orangerie do castelo.
A partir de outubro o castelo perde o charme dos canteiros floridos, mas ganha o espetáculo romântico das flores vermelhas do outono.
E no inverno, isolado pela neve (quando ela aparece, o que não é sempre), ele exibe somente sua imponência.
Créditos foto: blog.bg
Clique aqui e acesse nosso artigo sobre como visitar Versailles.
Mais sobre Versailles:
- Visita guiada ao castelo de Versailles com guia brasileira
- Infográfico com tudo o que você precisa saber antes de visitar o Palácio de Versailles
- Passeio privativo de carro ao castelo de Versailles
- Ingresso para o castelo de Versailles
- Versailles e sua horta
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
40 Comentários
Maurício Christovão
Estive lá num outubro qualquer(deste século) e havia uma mistura interessante das folhas amarelando com muitas flores ainda.
Babi Campanaro
Fui à Versalhes no verão, mas não lembro dele tão florido assim… acho que tenho que voltar! Rs… o outono tmb deve ser maravilhoso! Adoro!
Crenildaferreira
Eu adoro todos os post da Conexão Paris, dicas valiosas! Vou a Paris em outubro e quero ir a Versailhes!
Suelen Almeida
Olá Rodrigo,
Irei a Versalles no final de Janeiro e gostaria de saber se a visita vale a pena.
Desde já obrigada.
Rodrigo Lavalle
Suelen, Versailles vale a pena sempre. Óbvio que em janeiro aproveita-se menos os jardins mas mesmo assim a visita é incrível.
Abraços.
Vera Jordão
Eu conheci Versailles em pleno inverno, em janeiro, e no finalzinho do inverno, em março…. Apesar de ainda estar na mesma estação, já foi uma grande diferença de paisagem! Imagino que primavera e verão deve ser deslumbrante!
Elen
Maele, trem é a melhor opção, pois as excursões te limitam bastante devido aos horários.
Se for mesmo de trem, lembre-se de guardar os bilhetes de entrada, pois vai precisar deles na saída (em Paris)
Ana Helena Martins de Barros
Oi pessoal acompanho o Conexão Paris diariamente e estou indo à Paris no próximo 1 de outubro e gostaria de informações sobre a Nuit Blanche e as Vindimes de Montmatre .
Bjos
Rodrigo Lavalle
Ana, nesse link você lê mais informações sobre a Nuit Blanche: http://www.evous.fr/Nuit-Blanche-a-Paris-Tout-le-programme-1136517.html.
E aqui sobre as Vendanges: http://www.fetedesvendangesdemontmartre.com/mercredi-8/.
Abraços.
kariny
Maravilhoso. Eu ja tive oportunidade de ver os jardins em suas diferentes paisagens. Lindo sempre.
Ricardo
Fui 4 vezes a Paris, e 3 a Versailles. Só não fui 4 porque uma das passagens em Paris foi muito curta. É visita obrigatória! Ah, e a dica da Lina (tá em um dos posts) de visitar primeiro o jardim e depois o castelo foi ótima.
Maele Simões
Olá, eu e meu marido estamos indo com amigos em outubro para paris, e gostariamos muito de visitar Versailles. È complicado ir de trem??? Obrigada.
Rodrigo Lavalle
Maele, não é complicado. Vocês vão pegar o trem RER C5 (existem várias paradas na cidade de Paris: Musée d’Orsay, Invalides, Champs de Mars – Tour Eiffel, etc) com destino final em ‘Versailles – Rive Gauche’, descer nessa estação e seguir a pé o fluxo de pessoas até o castelo.
Abraços.