As malas Samsonite

Em Paris,  enquanto você espera sua mala no desembarque, preste atenção no número de Samsonites que verá na esteira. Alguns modelos são mais recentes; outros, mais antigos, comprovam a solidez do produto.

Os franceses são fiés à mala Samsonite há anos. A marca de origem americana, conquistou o mercado europeu com o adesivo Made in Europe e com os valores que fizeram seu sucesso: malas robustas e de alta tecnologia.

Maiôs e biquines Eres

Eles estão na lista dos objetos que toda francesa sonha adquirir um dia. Assim como os sapatos Louboutin ou a bolsa Kelly. Em torno de uma piscina ou na praia eles são imediatamente reconhecidos. Simples, sem muitos enfeites, minimalistas. Eles não saem da moda porque nunca foram tendência.

Ainda bem que são intemporais, porque custam caro. Para comprar um maiô Eres conte entre 150 e 350 euros.

A marca foi adquirida por Chanel em 1996. E na época da mundialização, as clientes Eres latino americanas representam a quase totalidade das vendas. A moda balneária é dependente das características culturais de cada país e das características  físicas da população feminina. As francesas, italianas, espanholas, brasileiras, argentinas adoram Eres. As alemãs e inglesas menos. Para elas  os maiôs  possuem um defeito, a ausência de « padding » e « push up » para ampliar as formas. Artifícios contrários ao espírito Eres ( e desnecessário para as latino-americanas! ).

2 rue Tronchet 75008 Paris, na Madeleine.

As sandálias KJacques

Como a ballerine ou a camiseta marinheiro, a KJacques faz parte da lista do vestuário do verão francês. A legenda diz que em 1920 um turista pediu à um artesão da Côte d’Azur para fabricar uma sandália inspirada nas caligas dos romanos. Alguns anos mais tarde, um imigrande armeniano, Jacques Keklikian, abriu uma pequena loja em Saint Tropez para vender o mesmo modelo denominado Tropeziène.

Hoje, os grandes nomes da moda, Karl Lagerfeld, Courrèges, Missoni, Kenzo, Isabelle Marant colocam a KJacques nos seus desfiles.

Ela ainda é fabricada de maneira artesanal e a mesma família dirige a empresa.  São vendidos 60.000 pares de sandálias por ano. A marca possui somente três lojas, duas em Saint Tropez e uma em Paris, no Marais, 16 rue Pavée.

Resumo de artigos publicados pelo jornal Les Echos.

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