Essa semana, falamos sobre os hábitos de viagem dos franceses e sobre o guia Routard. O Routard é um grande guia, amplo e generalista, similar ao Lonely Planet. Há alguns anos, vêm surgindo no mercado pequenos guias de viagem autorais que, se ainda não competem com o Lonely Planet, vêm ganhando mercado aos poucos.
Nós, com nossa editora Conexão Paris, somos um exemplo. Já vendemos 10.500 guias Paris, 5 roteiros em 4 dias, em 3 anos. Um sucesso editorial, ainda mais se considerarmos que as vendas acontecem apenas por aqui, na nossa lojinha. Em junho, lançamos o guia Na Mesa Cabe o Mundo, do nosso querido pitaqueiro Evandro Barreto. O livro apresenta uma Paris pessoal, por meio de crônicas que quase nos fazem sentir o cheiro e o gosto dos pratos nos bistrôs frequentados pelo autor.
Além da nossa editora, outros blogueiros têm lançados excelentes guias, sempre com esse viés pessoal de quem vive na cidade. E, por causa da interação diária com os leitores, conhecemos bem os hábitos, vontades e necessidades dos brasileiros ao viajar. Além dos blogueiros, pequenas editoras estão surgindo com excelentes guias autorais.
Selecionamos alguns guias para vocês:
De Paris:
- Gogo Paris, do blog de mesmo nome, é um guia atualizado duas vezes ao ano com dicas atualíssimas dos restaurantes, bares e lojas mais fervidos da cidade. À venda na Amazon, pela App Store ou na Colette, em Paris.
- Deedee, 5 saisons à Paris (em francês), traz dicas do que fazer em Paris em cada estação do ano. À venda na Amazon ou na Colette, em Paris.
- O guia do blog My Little Paris (em inglês) tem um monte de dicas fora do comum como onde alugar uma piscina privativa, massagistas chineses que vão em casa ou ainda um delivery de calcinhas e sutiãs. À venda na Amazon.
- E, claro, o A Parisiense, de Ines de la Fressange, que dispensa apresentações (em português). À venda nas principais livrarias no Brasil.
- Paris para amar Paris, de Vicente Frare. Esse não é blogueiro, mas criou a pequena Pulp Edições e tem publicado excelente guias. O guia Paris para amar Paris traz uma apresentação geral das principais atrações da cidade e tem dicas super atualizadas. À venda nas principais livrarias no Brasil.
- A Pulp também tem outros guias que falam sobre Paris como Londres e Paris para Crianças, O Guia de Alexandre Herchcovitch (Nova York, Londres, Paris e Tóquio) e Europa de Cinema (roteiros por Paris e outras cidades inspirados em filmes clássicos)
De outras cidades da Europa:
- A Angela Arten-Meyer, do blog Alemanha, por que não?, tem vários guias escritos por ela à venda em seu blog: Munique e arredores, Vale do Reno e Berlim com Crianças. Todos em PDF. Tive a oportunidade de ler o Berlim com Crianças e, eu que já era louca para levar menus filhos a Berlim, agora tenho certeza de que será uma viagem inesquecível para eles. À venda no Alemanha, por que não?.
- A Eneida Esteves, do excelente blog Londres para Principiantes, tem um guia imperdível com 4 roteiros para quem vai a Londres pela primeira vez – ou quem já foi mas quer conhecer melhor a cidade. Assim como o nosso, o guia tem mapas e descrição dos roteiros e locais por onde você vai passar. Super recomendo! À venda no Londres para Principiantes.
- Guia do Museu do Prado, do blog Turomaquia, escrito pela doutora em turismo e expert do museu Patricia Camargo. Você vai entrar no museu e sair de lá entendendo a importância das principais obras e artistas. À venda no Turomaqua. E, em breve, a Patricia Camargo vai lançar o guia O Essencial do Louvre, pela editora Conexão Paris.
- E o Guia Ducs Amsterdam, que já é um clássico de Amsterdã. Também à venda no blog do Ducs.
Atualização em 2015:
- O guia Tô indo para a França, escrito por Marcio Jardim, é uma boa opção para quem está viajando para o exterior pela primeira vez. O guia ensina como planejar uma viagem internacional, dando dicas práticas que podem ajudar bastante. É também um relato da primeira viagem do autor à Paris. À venda na Saraiva.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
19 Comentários
Rachel
Olá, estou indo passar o reveillon em paris, mas gostaria de conhecer alguma cidade por perto, as unicas que conheço sao verssailes e strasbourg. Tenho muita vontade de conhecer reims, mas tenho duvidas se vale a pena nests epoca, ate porque estarei no periodo entre o natal e o ano novo e ja soube que algumas caves fecham essa epoca. Enfim, vale a pena reims? Se nao valer, qual cidade vc me indicaria? Obrigada!
Rodrigo Lavalle
Rachel, como opção existe a cidade medieval de Rouen, cuja catedral inspirou uma série de quadros de Monet: https://www.conexaoparis.com.br/2010/02/23/parisrouen-ida-e-volta-no-mesmo-dia/. Ou mesmo Bruxelas, na Bélgica.
Abraços.
larissa
Olá Lina, meu hotel fica ao lado da Saint-Lazare. Parece muito simples de sair do CDG e chegar até lá pelo trem: Trem B até Gare du Nord e trem E até Saint-Lazare? Ou você ainda é melhor procurar por shutter até o centro? Obrigada!
Rodrigo Lavalle
Larissa, seria o RER B até a estação Châtelet e depois o metrô linha 14 até a estação Saint-Lazare.
Abraços.
Milena Souto Maior de Medeiros
Recomendo “O Flâneur”, de Edmund White. Não é propriamente um guia, mas como descobri coisas interessantes sobre Paris! Um exemplo? A coleção de arte do Museu Nissim de Camondo, a história trágica desta riquíssima família judia que ajudou a financiar a reunificação da Itália, que lutou para ser aceita na sociedade parisiente e que deixou um tocante legado para o Museu do Louvre. http://www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=11245
Claudia Maria
Tem um guia sobre Londres muito bom, da Adriana Miller (drieverywhere). As dicas são ótimas.
Bianca
Já li boa parte deles e adorei Paris para amar Paris!!
Rosália Velloso
Comprei o guia Berlim com Crianças (Ângela Arten-Meyer – Alemanha, por que não?) e gostei muito. O test-drive será feito com os netos na semana entre o Natal e o Reveillon.
Madá
Adoro esses guias autorais, ainda mais quando a gente se identifica com os autores, como é o caso da Lina e equipe e o querido Dodô. Aguardo esse do Louvre. Acho que já escrevi isso aqui, mas eu tenho um livro que explora detalhes super interessantes que quase sempre passam despercebidos, então ele faz um roteiro para vc reparar nos detalhes.
Détails vus au Louvre
Philippe Apeloig
Mariana Berutto
Madá, não conhecia esse guia. Boa dica!
Paula
Olá
Preparei grande parte da minha visita a Paris com base no seu blog. Hoje desci a avenida Champs Elyseé e vi que já estão a preparar a Feira do Natal. Não sei bem em que data começa, mas penso que já não vou conseguir ver… Mas gostava de ver um post escrito na primeira pessoa (com muita inveja de quem vai embora, antes da animação começar…)
Beijinhos e Obrigada pelo blog 🙂
Rodrigo Lavalle
Paula, o mercado de Natal da Champs Élysées começa no dia 15 de novembro e a iluminação da avenida no dia 21/11.
Abraços.
Rosália Velloso
Bacanas essas dicas, obrigada!
Adriana Pessoa
AMEI a novidade do guia O Essencial do Louvre!
Esperando ansiosa!