Os jornais do mundo inteiro vem tratando um mesmo assunto, a mudança do padrão de consumo.
Antes da crise as pesquisas já apontavam uma mutação do comportamento do consumidor com o aumento do consumo cidadão ou consumo ecológico. Com a crise este consumo, que pode ser chamado também de consumo inteligente, está em aumento contínuo. Consumo cidadão versus hiper consumismo.
Este aspecto está claro aqui na França. As últimas análises mostram uma inflexão dos hábitos e os jornais falam do fim da sociedade bling-bling. Os franceses passaram a considerar que o mercado possui uma oferta de produtos sofisticados demais que não corresponde realmente às necessidades das pessoas.
Por isto que a venda de telefones cheios de gadgets inúteis desmoronou, enquanto que a venda de aparelhos normais que servem só para telefonar apresenta números corretos.
Mesma análise para os carros. A imensa crise da indústria automobilística francesa é uma crise da oferta. Os construtores não souberam propor carros pequenos, práticos, baratos e menos poluidores. A tomada de consciência ecológica conduz os compradores a rejeitarem carros com tração quatro rodas ou carros grandes demais. A Fiat tem feito sucesso com seu modelo 500 enquanto os 4×4 da Renault estão parados nas vendedoras.
Novos valores e novos consumos. Cansados de comportamentos excessivos e desta sociedade de consumo espalhafatosa eles se refugiam nos museus, cinemas e teatros. Passam férias em família nas casas dos pais e estão à procura de coisas boas, úteis e belas. O gasto passou a ser seletivo. Prioridade à cultura, mas também ao esporte e às atividades de descompressão. Esporte, lazer, saude e cultura: quatro palavras chaves que definem o momento.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
11 Comentários
FÁTIMA
É A CRISE!!!!
E POR FALAR EM CARROS PEQUENOS, QUE LINDO O SMAT!!!!
Michele
O Brasil é um país enorme e muita gente não tem dinheiro nem pra comer, mas levando em conta a classe média e o meu círculo de amizades, observo que esse é um comportamento normal. Nossa cultura nunca foi da alta costura, da alta tecnologia e acredito que por isso valorizamos mais a família, os amigos e o suado dinheirinho no final do mês. Aqui observo os cinemas cada vez mais cheios, assim como as peças de teatro e as exposições. Agora, o consumo consciente, no sentido ecológico, ainda está engatinhando, mas chegaremos lá.
Bjs Lina
Mari Campos
Excelente exposição, Lina. Bjs
conexaoparis
Bruna
Obrigada.
bruna
laser com Z, corrige :))
Sonia
Essa tendência deveria se alastrar para o mundo inteiro!
Lavinia
É por isso que enquanto a maioria das pessoas fazem alardes com o suposto mau humor francês, eu sempre admirei.
Sempre identifiquei esta tendência de comportamento no povo francês (na verdade no europeu de um modo geral).
É bem diferente da cultura de consumo americana (que o brasileiro adora seguir).
Eu tb estou cansada desse comportamento e bem que essa tendência francesa poderia ser adotada por aqui tb! 🙂
Patrícia Simões Pires
Estes são sempre momentos de rever conceitos e atitudes… e fico feliz de ver isto, quando procuro sempre pautar a minha vida nestes valores…e acredito que só acrescenta às pessoas… Que belo exemplo para o mundo.
ÉDIA LUCIA
Acho que outros países deveriam seguir o exemplo da França. Seria interessante mesmo aproveitar esse tempo de crise e analisar valores e conceitos.