No meio acadêmico internacional existe uma discussão em torno da falta de iniciativa empresarial dos franceses. Posso resumir a questão nos seguintes termos: na França, os jovens desejam obter um lugar nas repartições públicas e em outros países, eles projetam criar empresas.
“Quando eu crescer eu serei aposentado”
O desenho representa bem este estado de espírito discutido, principalmente, nos meios acadêmicos americanos.
Clique aqui para conhecerem o site de Wozniac, artista polonês instalado em Paris.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
18 Comentários
LUCIANO MELO
Na verdade existem muitos funcionários públicos de excelente qualidade. Porém existem tantos outros que denigrem a classe pois após conseguir uma vaga ficam contagiado por uma palavra que se chama estabilidade, pois é mais fácil o rio Amazonas correr para a nascente do que um funcionário público perder o emprego por mais incompetente ou vagabundo que venha a ser. Portanto os bons funcionários além de ganharem de presente a ¨fama¨ também tem que trabalharem pelos outros sem nenhum tipo de reconhecimento disso.
Cláudia Oiticica
O Brasil é um dos países líderes em empreendorismo, mas tem que ser levado em consideração que muitas vezes isso é fruto de sobrevivência e não de vocação.
Como o Walter falou, o Sebrae procura fazer um bom trabalho. Meus filhos quando eram adolescentes participaram lá de um programa chamado Empreendedor Teen (não sei se ainda existe), onde durante alguns meses, aprendiam a montar uma pequena empresa e tinham que mostrar resultados, inclusive financeiros.
Walter Leite
Aqui no Brasil a coisa está dividida em 50% quer ir para o Estado, graças ao desenvolvimento econômico e social implantados nos últimos anos e os outros 50% estão aderindo ao empreendedorismo – querem ser patrão de si próprio, graças a uma iniciativa do Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE que vem trabalhando macissamente no segmento empreender para principalmente, para a Juventude acadêmica, aquela que está em processo de formação.
Parabéns pela matéria.
Viviane
Existe muito preconceito contra os funcionarios publicos.
Sou funcionaria publica e trabalho muito mais do que muitos funcionarios de empresas privadas.
Outra coisa: é muito bonito esse discurso de empreendedorismo mas nem todos tem este perfil.
Aproveitando as instalações da nuite blanche “vamos respeitar as diferenças” hoje eu acho que a pessoa deve pensar no que é melhor para si se for ser funcionario publico vá em frente e não se importe com preconceitos.
solange
O curioso é a associação (inconsciente?) feita entre ‘retraité”- aposentado, que não trabalha- e funcionario publico… o retraité não é, necessariamente, um funcionario publico, mas alguém que finalmente pode receber pela (merecida) ociosidade, após “x” anos de trabalho, seja na rede publica ou privada.
Vi , em certa temporada aí em Paris, um anuncio que me chocou: uma mulher, menos jovem, perguntava á muito jovem garçonete que a atendia: “já pensou em sua aposentadoria”? . O anuncio era voltado para jovens. Pensei: esta turma não vai longe, se o ideal de vida do jovem for apenas se garantir. A França, em outros séculos, já foi o farol da civilização ocidental, em diversas areas. Mas agora parece que prefere se acomodar numa estabilidade mediocre, mas segura. Impossivel, pelo viso, termos na França um momento “Vale do Silicio?”. Dommage.
Eymard
Jorge Fortunato: vivo numa cidade que 10 entre 10 pedras querem ser funcionário publico. Nada contra. Precisamos de bons funcionários públicos para que o Estado cumpra bem o seu papel. Mas precisamos de bons empresários. Empresários que queiram realmente empreender; não temam correr riscos; que sejam criativos e não queiram igualmente depender do estado. Esse é um traço também muito marcante da nossa cultura (a iniciativa privada sonha em manter contratos com o estado). Um livro que eu recomendo, para fazer um contraponto da historia do Brasil, é o Historia do Brasil com empreendedores do Jorge Caldeira. Ai a gente começa a ver também historias de empreendedores brasileiros de muito sucesso. Podemos lembrar da tia da Beth (risos) – Eufrásia; mais recentemente empresas como a Natura, que já tem a sua loja em Paris; a artefato, com suas lojas nos EUA; na área de moda, quantos não estão espalhados pelo mundo, agora mesmo em Paris alguns começando a fazer sucesso. Não nos esqueçamos do Dodô e o Rock in Rio, que agora é Lisboa, Madrid, Russia….China….e por ai vamos nós.
jorge fortunato
Hoje em dia no Brasil todos querem ser funcionáros públicos, incllusive eu! Os salários são melhores e temos a estabilidade. NO último concurso para o MPU foram 750000 inscritos.
Existe também uma parcela da população que sonha ter o seu próprio negócio, mas a burocracia aqui é tanta – apesar de ter melhorado um pouco – que muitos desistem. Eu já vivi informal por um tempo, agora voltei ao mercado, mas o objetivo é ser funcionário em qualquer esfera.
eidia
Esta é a diferença entre “país pronto” e país em desenvolvimento. Mas, aqui no Brasil a turma que quer “encostar” também não fica atrás.
LucianaZ
Puxa, nos EUA , mal o presidente Obama está buscando implantar um plano de saúde universal para os norte-americanos ( tão ricos e nem podem ficar doentes) ,e alguma pessoas se acham em condições de fazer piada com a estrutura social-previdenciária francesa… Deve ser ciúmes…(apenas uma modesta opinião)
eymard
Lina: adorei! Esses esteriótipos sao prato cheio para humoristas e artistas deliciarem-se. E um pouco tambem o esteriotipo do “barnabé” brasileiro; ou do macunaíma…claro que alguém vai gritar que isso nao é politicamente correto! Que nao é bem assim. De fato, é claro que ha empreendedores la, como cá. Mas existe um perfil de inconsciente coletivo com raizes historicas e culturais para isso. Americanos tiveram que desbravar a terra nova. Sao extremamente competitivos. Individualistas.
Esteriotipo ou nao, já tive várias experiencias com esse perfil “frances” para contar. Em uma delas um funcionario organizava uma prateleira. Eu queria duas caixinhas. Pedi com educaçao e ele me disse, com aquele frances “didatico” que eu deveria esperar ele colocar todas as caixas na prateleira para, depois, eu retirar as minhas. Que voltasse dentro de 1 hora, 1 hora e meia…agradeci e fui embora. Eles nao fazem questao de vender (rs).