Eu não sei se realmente eles fumam muito ou se temos esta impressão porque eles fumam nas ruas. Dentro do meu círculo social, família e amigos, ninguém fuma. Mas, uma vez na rua, esbarro com fumantes em pausa café/cigarro na porta dos escritórios e lojas. Ao andar por Paris observo as varandas e mesas externas de cafés e restaurantes ocupadas por fumantes. À noite, os passeios ficam entupidos de fumantes diante dos restaurantes e bares. Já presenciei passageiros do TGV descerem nas paradas o tempo de duas tragadas.
Mas as estatísticas são claras: a França possui 16 milhões de fumantes, ou seja, um terço das pessoas de 15 a 85 anos fumam. As medidas de interdição de fumar nos lugares públicos aplicadas em 2007 e 2008 foram benéficas na luta contra o tabagismo passivo, mas não tiveram efeito real sobre o número de fumantes. No início dos anos 2000 houve mesmo um aumento do tabagismo feminino.
Os índices são elevados também para os jovens: 40% de fumantes regulares na faixa etária entre 16 e 25 anos. O tabaco é a primeira droga consumida pelos menores de 15 anos: 26% dos adolescentes são fumantes regulares.
Este último número coloca a França em décimo oitavo lugar com um tabagismo de jovens mais elevado que os adolescentes gregos, portugueses e poloneses.
Conclusão: eles fumam realmente muito.
Na vã tentativa de impedí-los de fumar, o governo francês publicará, no final de junho, um decreto proibindo o cigarro nas áreas de jogos infantis. A partir deste verão será proibido fumar nos escorregadores, carrosséis e similares.
E a lei é válida também para você, turista brasileiro. Se for fumante, esqueça seu cigarro em casa quando sair com as crianças.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
26 Comentários
Osvaldo
Oi Cesar! Concordo com você, é um prazer poder fumar um cigarrinho na varanda de um café em Paris. Sou fumante social mas estou 100% de acordo com todas as medidas anti-tabaco, já que ninguém merece jantar com fumaça na cara, dentro de um restaurante, ou em qualquer espaço fechado. Porém, sempre aparece um patrulheiro chato que quer eliminar o cigarro até do lado de fora. Tem alguns patrulheiros tão sensíveis ao cigarro, que deveriam trabalhar de cachorro farejador em aeroporto, pois nunca vi olfatos tão desenvolvidos!
Também entrei nessa salinha de fumantes, na área de embarque do CDG. Achei bem deprimente, é tanta fumaça que basta dar uma respirada para fumar o equivalente a um maço inteiro…
Cesar Guimaraea
Acho que os europeus, em geral, fumam muito!! Mas pra quem fuma, como eu, passa um sentimento de respeito ao fumante( até no setor de embarque do aeroporto tem área de fumante) coisa que no Brasil não existe, pelo contrário, vivemos um eterno patrulhamento!!
Rachel
Também acho que eles fumam muito, mas é possível encontrar mesas nos restaurantes longe das janelas, agora quem fica mto molestado é melhor ir para os USA, gde parte da Europa é assim.
marcy
É lamentável; só traz malefícios e aguentar fumaça
durante refeições é demais!
Mauricio Christovão
Achei também que os franceses(e as francesas!!!) fumam mais do que nós, brasileiros. Incomoda um pouco, mas é contornável.
Walewska
Nossa, na volta da nossa viagem, o assunto que mais comentei foi ” como fumam as francesas” , ficamos impressionados, tivemos que fugir todo o tempo nos cafés e restaurantes. Teve um em particular, perto da Praça Vandôme, que mesmo a gente sentando no fundo do restaurante para fugir do cigarro na varanda, a fumaçada entrava e alcançava a nossa mesa. Foi uma tortura!
e a Rua onde ficamos, Rue de Caumartin, pela manhã, era um milhão de guimbas pelas calçadas!! desesperador!!!
Teresa Rocha
Realmente é impressionante como se fuma nos restaurantes e, observei que os atendentes, param para fumar no canto sem nenhum problema.
E nós, brasileiros que já não passamos por esse problema, sentir novamente o cheiro de cigarro nos restaurantes, incomoda.
Maira
Também observei que eles fumam demais e, o que achei pior, jogam o cigarro no chão! Por onde andava, Eram muitos jogados no chão! Coisa que não vemos no Brasil!!!
dillemba
Realmente, como eles fumam! Sente-se vontade de andar pela rua com o nariz coberto. Quando jantamos no Fuxia caí na asneira de ficar na varanda; como as mesas são praticamente encostadas umas nas outras tive a sensação de estar comendo baganas de cigarro. Nunca mais. Na La Trattoria Bellusci, um outro agradável restaurante da região assisti uma cena impensável aqui no brasil: era uma noite de pouco movimento então nossa garçonete foi fumar do lado de fora.
Geraldo Jr.
É impressionante, as francesas fumam numa quantidade e intensidade parecem umas desvairadas.