Eu não sei se realmente eles fumam muito ou se temos esta impressão porque eles fumam nas ruas. Dentro do meu círculo social, família e amigos, ninguém fuma. Mas, uma vez na rua, esbarro com fumantes em pausa café/cigarro na porta dos escritórios e lojas. Ao andar por Paris observo as varandas e mesas externas de cafés e restaurantes ocupadas por fumantes. À noite, os passeios ficam entupidos de fumantes diante dos restaurantes e bares. Já presenciei passageiros do TGV descerem nas paradas o tempo de duas tragadas.
Mas as estatísticas são claras: a França possui 16 milhões de fumantes, ou seja, um terço das pessoas de 15 a 85 anos fumam. As medidas de interdição de fumar nos lugares públicos aplicadas em 2007 e 2008 foram benéficas na luta contra o tabagismo passivo, mas não tiveram efeito real sobre o número de fumantes. No início dos anos 2000 houve mesmo um aumento do tabagismo feminino.
Os índices são elevados também para os jovens: 40% de fumantes regulares na faixa etária entre 16 e 25 anos. O tabaco é a primeira droga consumida pelos menores de 15 anos: 26% dos adolescentes são fumantes regulares.
Este último número coloca a França em décimo oitavo lugar com um tabagismo de jovens mais elevado que os adolescentes gregos, portugueses e poloneses.
Conclusão: eles fumam realmente muito.
Na vã tentativa de impedí-los de fumar, o governo francês publicará, no final de junho, um decreto proibindo o cigarro nas áreas de jogos infantis. A partir deste verão será proibido fumar nos escorregadores, carrosséis e similares.
E a lei é válida também para você, turista brasileiro. Se for fumante, esqueça seu cigarro em casa quando sair com as crianças.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
26 Comentários
Janaina Magalhães
Também me senti incomodada com a fumaça dos cigarros dos franceses sem nenhuma cerimônia, afinal, no Brasil temos leis que proíbem o cigarro em locais de uso coletivo. Mas acho importante respeitarmos a cultura de liberdade na França e não vejo o povo de lá recebendo leis anti-tabaco com a mesma passividade que os brasileiros receberam. Os fumantes aqui sentem-se envergonhados, excluídos e vítimas do preconceito de quem não fuma. No Brasil, são quase 20 anos de Lei anti-fumo que foram provocando mudanças na sociedade ao longo deste tempo. Trabalho com tabagismo e vejo o quanto é difícil lidar com a dependência a nicotina e as políticas devem ser adequadas ao perfil da sociedade a que se destina. Com os franceses que prezam a liberdade, igualdade e fraternidade não vai dar certo o ferro e fogo!
Fabiolla
franceses comem cigarro … fato
Sofia
Sou noiva de um francês e por isso digo: francês fuma muito, de forma geral. Nao só homens como também mulheres. E sim, fumam dentro de casa (mas com a janela aberta), em frente a lojas e restaurantes, nas paradas do trem TGV (o pessoal sai correndo para fumar nos 2/3 minutos de parada). Mesmo na chuva. Fiquei impressionada quando me mudei para a França, mas acabei me acostumando. Não reclamo. Mas faz parte do costume francês.
Adriana Rezende
Tive a sensação de que seria asfixiada pela fumaça quando sentei num bistrô em Paris, era fumaça por todos os lados. Lamentável, estão auto se destruindo.
anete claudia
Pensei uma Paris saudável livre dessas mazelas.
anete claudia
Oh! Que horror. Essa informação me pegou de surpresa.
Rogéria
Não sou fumante, portanto, detesto cigarro.
Estive aí a semana passada e confesso que me incomodou muito os fumantes, que estão por toda parte aberta fumando… Uma pena… Fica difícil desfrutar de ficar em uma mesa “dehors” porque a fumaça é horrível!
Helena
Eu realmente acho que não existe essa proibição de fumar em áreas de jogos/brinquedos infantis.
Mas, não me lembro de ter visto, em qualquer momento, uma pessoa, aqui no Brasil, fumando enquanto acompanhava uma criança no escorregador… Acho que não era comum… Tampouco agora…
Maxmiliano Franco Braga
Quando fui para Paris eu me assustei com a grande quantidade de adolescente que vi fumando. Mesmo com uniformes e em frentes às escolas.
marcia
Acho que é um começo. É assustador ver a quantidade de bitucas de cigarro nas sarjetas de Paris logo pela manhã, antes da limpeza. Pior é querer se sentar nas mesinhas de bistrôs e ter que aguentar fumaça de cigarro!