Nas minhas primeiras férias francesas, em julho 1986, fiquei surpresa com o ritual de verão “cartão postal” dos meus amigos. De tempos em tempos, a tarefa principal era encontrar um café com varanda agradável e ao lado da pression gelada, a pilha de cartões postais enviados aos amigos, colegas de trabalho e família.
Para vocês terem uma idéia da importância do cartão postal naquela época, mesmo com os emails, SMS e cyber-cartões, mesmo diante de uma queda de 70% da venda dos cartões, os franceses ainda colocam no correio, hoje, 600 milhões de unidades ou seja 10 cartões por ano e por habitante.
No Brasil, o cartão postal nunca fez parte dos rituais de verão da minha família e permaneci impermeável à esta prática. Mas presenciei durante todos estes anos cenas de choros e caras amarradas dos netos diante da tarefa obrigatória: o cartão postal para os avós. Presenciei também o prazer de respeitar este gesto tradicional, o prazer em escolher com carinho uma carte postale fora do comum e sobretudo, presenciei o prazer em receber um belo cartão com palavras carinhosas.
Neste verão, nas minhas férias ilhadas na Córsega, convivi alguns dias com adolescentes-geeks suiços, netos de um vizinho parisiense. Qual não foi a minha surpresa ao vê-los, entre a praia e os cursos de esporte de verão, respeitaram com aplicação o envio de cartões postais – reais e não virtuais – aos amigos suiços e parentes franceses.
Desejo muitos anos de vida aos pontos de venda de fotos da torre Eiffel e de pôr do sol no Mediterrâneo e me pergunto se no Brasil ainda enviamos cartões postais.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
42 Comentários
Adriana
Eu nao mando pra ninguem. Na minha ultima viagem a Paris nao comprei nenhum. No meu caso, nem eu mesma sei qual a razao. ???
Lina, que show os franceses deram ontem na Natacao. Foi linda a vitoria deles sob os americanos.
Adriana
Eu nao mando pra ninguem. Na minha ultima viagem a Paris nao comprei nenhum. No meu caso, nem eu mesma sei qual a razao. ???
Maurício Christovão
Adriana Pessoa: Adorei o “causo”!!!
É aquele problema da mensagem ficar exposta. Só dá para escrever generalidades….
Mas vamos combinar também que postal com envelope não tem tanta graça!!!
Mandar não mando mais, mas ainda compro alguns postais, quando a foto ou o desenho está interessante.
Madá
Adriana, muito boa essa história.
Carla Peixoto, vejo muita gente correndo nas ruas e parques. No Marais tem o Les bains du Marais, mas seria para relaxar depois do exercício … Já vi guias recomendando a área de piscina e exercícios do Club Quartier Latin, não fica tão longe do Marais.
Adriana Pessoa
Realmente no Brasil não temos esse hábito….mas amei esse post e na minha última viagem me marido ainda comentou sobre isso.
“Não enviamos mais cartões postais.”
A prática acabou mas ainda compro. Adoro ficar escolhendo nessas prateleiras giratórias os lindos cartões e suas fotos maravilhosas. Coloco nos meus álbuns de viagens como complemento as fotos.
Vendo a Madá falando dos correios, me lembrei de um fato engraçado:
Meus pais moram em uma pequena cidade do interior de Minas, onde o único carteiro faz suas entregas em uma bicicleta, pelas duas únicas ruas da cidade.
Enviei um cartão da Alsácia contando as novidades da viagem e quando liguei a noite meu pai me disse que o carteiro passou por lá, adiantou toda a notícia….e que o cartão mesmo ele entregaria amanhã….até hoje fico rindo dessa situação! Inacreditável.
Bjs.
Lina
Adriana
Adorei seu relato. Cena de filme gostoso.
Angie
Eu adorava receber cartoes postais quando pequena (minha avó (oma) alema me enviava), e assim o hábito ficou: adoro enviar, e adoro receber (e vários amigos meus, inclusive brasileiros, me enviam também quando vao viajar).
Beijocas, e boa semana! Angie
Jane Curiosa
Jacqueline,paciência…hoje reclamo até de alguns segundos na velocidade da internet,imagine escrever e ainda ir até uma agência de correios,estacionar…
Carla Peixoto
Olá, Lina…Estou indo passar um mês em paris e gostaria de saber se existem academias de ginástica ou alternativas no Marais. Como os franceses encaram os exercícios fisicos? Merecia um post…adoro o blog…abraços
Lina
Carla Peixoto
Eu gosto muito do Centro abaixo:
http://www.paris-danse.com/toutes-les-disciplines.php
Jacqueline
Quando estava na universidade, tinha três penfriends em Londres e trocávamos muitos post cards. Hoje só os compro em viagens para mim mesma. Lindo, mas não tenho mais paciência para isso. Infelizmente, meus amigos não aderiram à internet e perdi-os nesse mundo vasto mundo. Tenho saudades.
Madá
Gostei desse tema. Acho que no Brasil esse hábito não pegou. Talvez por conta da imagem dos correios que demorou muito tempo para se tornar confiável. Nunca poderia imaginar que essa tradição ainda se mantém, inclusive com jovens. Já usei muito o correio para correspondências escritas à mão. A Inglaterra era muito voltada a cartões, não necessariamente postais, mas desses que a Jane falou. Além dos clássicos de Natal e aniversário, outros do tipo: “fique bom logo da doença”; “divulgação do novo endereço”; que gerava um outro cartão de “boa sorte na nova residência”; “boas vindas ao bebê” e por aí vai. Eles tinham até a expressão de que alguém é muito “cardish” (envia muitos cartões). Apesar de acesso a emails, recebi, não faz muito tempo, cartões de condolências de amigas inglesas da minha geração. Fico imaginando se a tradição ainda se mantém na geração de hoje da Inglaterra, como esses suíços adô que a Lina descreveu.