Por Maurício Christovão
Um detalhe, entre tantos, que me chamou a atenção na França foi a paixão dos nativos pelas bicicletas.
Não por acaso a prova mais famosa do ciclismo de estrada é o “Tour de France” que serve de modelo para várias outras provas mundo afora. Fotografar essa corrida está na minha lista de desejos.
Acredito que os franceses tenham um certo grau de individualismo que casa bem com os veículos de duas rodas. Mas uma das fotos mais divertidas da viagem tem a ver mais com casamento e não com individualismo.
Estava andando no quebramar de Saint Malo quando passou um casal de noivos e uma equipe de fotografia. Resolvi ir junto, pois às vezes surgem boas fotos desses momentos. Mais atrás vinha um casal de turistas numa bicicleta dupla. A “magrela” foi graciosamente emprestada para a sessão de fotos. Aproveitei também e o resultado está aí.
Em Paris foi criado um sistema de aluguel de bicicletas, o Vélib, que também foi copiado em diversas cidades, inclusive no Rio. Gostei da estética ordenada das estações de aluguel, além do design dos totens e das “bikes” acopladas a eles. Da janela do meu hotel, na Rue Odessa, gostava de ver as luzinhas verdes na madrugada, indicando bicicletas disponíveis para os boêmios e insones.
No interior encontrei bicicletas sendo usadas para o trabalho…para a locomoção dentro das cidades…
…mas também para longos percursos na estrada. E o número de cicloturistas parece estar aumentando.
Nas estradinhas tortuosas de Gorges du Verdon, além de arrojados ciclistas, encontrei motorhomes com várias bicicletas penduradas que serviriam de meio de locomoção nas cidades onde parassem.
Essa mesma prática de transportar bicicletas também é utilizada pelas “peniches”, que são aquelas embarcações que percorrem os canais do interior da França.
Enquanto fazíamos o passeio de barco pelo Canal du Midi em Carcassonne, fomos acompanhados por várias bicicletas nas trilhas que margeiam o Canal e que eram “pilotadas” por gente de todas as idades.
Ainda em Paris, encontrei um artista de rua que era uma versão de D.Quixote montado numa bicicleta, tudo no mesmo tom de bronze.
Vale pela curtição, mas prefiro caminhar pelas largas calçadas parisienses.
Observação do Conexão Paris: foi por isso tudo que criamos dois circuitos de bicicleta em Paris. Nossos leitores podem escolher entre Meia Noite em Paris by bike + champagne e Passeio de bicicleta de dia + piquenique. Clique aqui para obter informações.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
13 Comentários
Marina
Que delicia de post! Planejo me mudar para Paris no proximo ano e gostaria de saber onde encontro lojas que vendem bike. Vocês me indicam alguma? Bjusss
Raphael
Olá
Gostaria de saber como, acaso eu alugue uma bicicleta, faria para conhecer os pontos turísticos em que eu precisasse, por exemplo, entrar (como em museus). Seria bom passear de bibicleta, mas não gostaria de ter que perder tempo procurando aonde deixá-la enquanto conheço os pontos.
Parabéns pelo site!
Rodrigo Lavalle
Raphael, você pode prender a bicicleta em algum poste ou grade. Se você for alugar uma bicicleta do sistema Vélib, estará pagando pelo tempo que a bicicleta ficará parada.
Abraços.
Leonília
Olá , Maurício Christovão
Irei a Carcassonne em agosto e me interessei pelo passeio de barco no Canal du Midi .
Poderia me dar algumas dicas ?
Obrigada
Rodrigo Lavalle
Leonília, iremos em breve publicar um artigo sobre o Canal de Midi escrito pelo próprio Maurício Christovão.
Abraços.
Rodrigo Lavalle
Leonília, publicamos o artigo escrito pelo Maurício Christovão sobre a viagem ao Canal du Midi: https://www.conexaoparis.com.br/2015/02/06/passeio-de-barco-pelo-canal-du-midi/.
Abraços.
Madá
Lindas fotos, belo olhar! Parabéns Maurício ! Eu gosto muito de bicicletas. Achei o máximo os trajetos das ciclovias da ilha de Ré, totalmente planas e muitas à beira-mar
Maurício Christovão
O pior é que eu ando muito mal de bicicleta…
Sei andar, aprendi aos 5 anos, mas nunca fui muito habilidoso no guidom. Mesmo assim, acho as bicicletas máquinas incríveis, eficientes e ecológicas, além de esteticamente interessantes.
iara.netto
Adorei.lindoo!!
iara.netto
;;
iara.netto
adorei…lindoo!!
Cláudia Oiticica
Delícia esse post! Os franceses com seu savoir-vivre…. Adoro!
Neftalí
Parabéns, Maurício! Todos seus post são excelentes! Não esperava menos de um nobre habitante de Nicteroy Sur Mer, a cidade com melhor nível educacional do Brasil.