Por Karen Goldman, chef responsável pelos roteiros gastronômicos do Conexão Paris.
Os food trucks viraram moda por aqui. Eles mostram que a street food também pode ter qualidade e abriram espaço na cena da requintada gastronomia francesa.
Um comportamento que surpreende quando a imagem que temos da culinária francesa começa pela alta gastronomia e por seus restaurantes estrelados. A melhora na qualidade e a escolha de produtos made in france explicam talvez o aumento do consumo de fast food. Mas é evidente que a grande quantidade de turistas e consumidores viajados ajudam a remodelar o varejo na capital francesa.
Uma grande contribuição para o sucesso da street food em Paris foi a entrada de novos chefs que deram vida aos food trucks. Os caminhões móveis apareceram aos poucos na cena parisiense, muitos com cozinhas elaboradas, conquistando assim espaço e reputação. Hoje, eles servem desde sanduíches até sushi e conseguem atender a demanda do cliente moderno que busca comer com rapidez e qualidade.
Tudo começou com jovens chefs estrangeiros que resolveram se aventurar em um mercado que, teoricamente, parecia não gostar de comer na rua. Assim que eles montaram seus primeiros caminhões, cujo cardápio era hamburguer com batata frita, as filas foram quilométricas!
O discurso dos food trucks aqui na França é: nós trabalhamos com fornecedores de matéria-prima francesa! Uma exigência que pode parecer detalhe, mas que faz diferença na hora de vender para um público que é orgulhoso do seu savoir faire.
Confira a seleção dos melhores food trucks da cidades:
LE CAMION QUI FUME
O pioneiro na moda dos food trucks. Hoje, Camion que fume já possui um segundo caminhão fixo e dá aulas de empreendimento. A fórmula é hambúrguer + batata frita por 10 euros.
Observação do CP: Le Camion qui Fume costuma estacionar na Praça Madeleine, no centro de Paris. O site abaixo informa tudo.
LA CANTINE CALIFORNIA
É também um caminhão de hambúrguer. Criado por Jordan Feilders, La Cantina California adiciona no cardápio tacos mexicanos e possui uma proposta de produtos biológicos.
Obs do CP: La Cantine California estaciona na praça do Marché Saint Honoré, pertinho da rue Saint Honoré e no Boulevard Raspail, em Saint Germain. Confira no site abaixo.
LE RÉFECTOIRE
Serve hambúrguer e batatas fritas com versão vegetariana.
Obs do CP: Le Réfectoire estaciona nas terças e sextas no 107 boulevard Richard Lenoir no 11 ème. Nos outros dias no 20ème. Veja no site abaixo.
MOZZA & CO
Possui uma proposta da gastronomia italiana com sanduíche de muçarela em quatro variedades, acompanhados por espinafre, rúcula, legumes grelhados, etc.
Obs. do CP: Mozza & Co possui um ponto fixo nas novas margens do Sena, na altura do seguinte endereço: 11 Quai Anatole France 75007.
Para a localização do caminhão, consulte a página do Mozza & Co do Facebook.
LE CAMION BOL
Trata-se do caminhão de Nathalie Nguyen, finalista do programa francês Masterchef, em 2011. A cozinha é uma mistura de sabores entre o Vietnã e França.
Obs. do CP: Le Camion Bol estaciona com frequência na cidade pertinho de Paris chamada Lavalois Perret. O site abaixo informa.
LA CARAVANE DORÉE
Possui sanduíches em diversos tipos de pães, sopas e saladas.
Obs. do CP: La Caravane Dorée estaciona também fora de Paris. Algumas vezes ela oferece brunch no Musée de l’Arsenal, na Bastille.
Informações na página do Facebook da Caravane Dorée.
BÜGELSKI DELI COMPTOIR
Serve bagels americanos. Quatro versões estão disponíveis: pastrami , peru assado, frango e salmão.
Obs. do CP: Bubelski opera nas cidades vizinhas de Paris como Aubervilliers e Courbevoie.
Mais informações na página do facebook Bugelski.
Bon appétit!
Clique aqui e conheça os roteiros gastronômicos em Paris da Karen.
Conheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias, à venda na nossa agência de viagens online Minha Viagem Paris. O guia traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
19 Comentários
kariny
Muito bom. Basta manter organização, qualidade e limpeza. Penso que é uma forma de aproximar o turista e locais aos sabores da culinária francesa, uma prévia não com menos sofisticação e requinte. Já os petiscos populares, os citados pelo Eymard se alastram pelas ruas.
Mayara Brigola
Não vejo nada errado em reinventar maneiras de captar clientela.
Moda que veio pra ficar? Tentativa passageira? Tanto faz…
O mundo hoje evolui numa velocidade alta, e o empreendedor atento deve estar disposto a adaptar seu negócio para garantir seu lugar no mercado.
antoine
já tem em Amsterdam desde 1970 ou mesmo antes , e são uns baratos. tem croquetes, filet american, ie steak tartare,saladas. não conheço os de paris, mas deve ser tao bom qto. vou la provar em breve
Mauricio Christovao
Sempre gostei de comida de rua, desde sua versão mais simples, o pipoqueiro, passando pelas carrocinhas de cachorro quente, tapiocas, yakisobas, churros… Os food trucks não se comparam, é claro, ao ritual de entrar num restaurante, sentar e pedir seu prato, mas eles são outra proposta de alimentação. Correm em raias diferentes.
Marcello Brito
A Excelente Streed Food que se faz hj na europa por ex. não tem absolutamente nada a ver com turismo, perda de qualidade, rapidez ou esfacelamento de tradições da boa mesa e do bom convívio.
É exatamente justo o contrario.
Para dar uma medida exemplar de como a comida de rua hoje é importantíssima e motor de tradiçoes e inovaçao basta citar o Pizzarium de Roma.
O Pizzarium é um balcao que vende pizzas aos pedaços.
Essa loja é nao so considerada como o fato e o local gastronomico mais importante de Roma como um dos 5 mais influentes de toda a Italia.
Pq?
Porque o seu dono o pizzaiolo Grabriele Bonci alem de ser um genio, revolucionou e recuperou para abastecer sua pizzaria popular ,tradicoes , agricultura e fornecedores independentes que estavam desaparecendo.
E esse é apenas um exemplo.
Paulo R. Filomeno
Eu já vou mais na linha do que o Evandro Barreto escreveu. Apesar da utilização de produtos franceses nos street cars, parece que um pouco da alma e do DNA francês vão se perdendo com a introdução desses novos modismos. O slow food, tão cultuado por aí (pelo menos o que parece) vem perdendo terreno para o modo de vida mais apressado, este post é uma evidência. Nem sei se isso seria uma opção para turistas, Paris já tem tantas opções, seja em restaurantes, bistrôs e as tantas bancas de sanduíches, gyros e outros pratos.
Evandro Barreto (Dodô)
Gengis Khan invadiu a Europa à frente de uma cavalaria invencível. Agora, os bárbaros chegam de caminhão
EduLuz
Esta é uma onda que veio pra ficar. Aqui em SP também temos vários “Mercados” com chefs gabaritados participando. Inclusive, regras oficiais foram discutidas e estão em fase de implantação pra criar uma verdadeira Street Fodd.
Estou pronto pra experimentar as dicas deste ótimo post.
Marcello Brito
A Street Food é a bola da vez na Europa e EUA.
Ela ocupa hoje nas colunas e blogs dos mais respeitados críticos gastronomicos do planeta um peso e respeito igual ao dos restaurantes gastronomicos.
Ha festivais, seminarios, ciclos, guias e aplicativos especificos sobre esse segmento tao importante na cultura de um País. E diga-se, coisa de gente grande e importante.
Sou fa e entusiasta dessa cultura, hoje com maior vitalidade para equilibrar a tradicao e o novo do que muito resto respeitado e preguiçoso.
Post maravilhoso.
eymard
Eu acho natural que assim seja. As creperias de rua vivem cheias. Os sanduíches (baguete, queijo, e/ou salame e folha) classicos que nunca abandonam ninguém. Dai um pulo para novas e criativas formas de atrair locais e turistas. Gostei.