Tenho amigos professores de história do cinema na Universidade Paris 8. Em conversa informal, pedi que me citassem os grandes clássicos do cinema francês.
. L’Atalante, 1934, de Jean Vigo com Michel Simon, Dita Parlo e Jean Dasté. Resumo: para fugir da vida monótona de cidade do interior, Juliette se casa com Jean e entra em esquema complicado de viver dentro de um barco com marido e sogro. Cansada deste esquema ela foge para Paris e Jean cai na depressão. Meses mais tarde Jules, o sogro, a traz de volta ao barco Atalante.
. La Règle du Jeu, 1939, de Jean Renoir com Roland Toutain, Nora Gregor,Marcel Dalio, Jean Renoir. Resumo: longo filme onde aristocratas e plebleus se amam e se detestam em um fim de semana de caça em castelo do interior da França.
. À Bout de Soufle, 1960, de Jean Luc Godard com Belmondo, Jean Seberg e Daniel Boulanger. Resumo: Marcel rouba um carro em Marseille e “sobe” até Paris. Na estrada, ele mata por acidente um policial. Em Paris ele encontra estudante americana e tenta escapar da polícia.
. Le Mépris, 1963, de Jean Luc Godard com Brigitte Bardot, Michel Piccoli, Jack Palance e Fritz Lang. Resumo: um cenarista parisiense e sua esposa encontram Fritz Lang na villa Malaparte em Capri. Sublimes diálogos com atores maravilhosos.
. L’Assassin habite au 21, 1943, de Henri-Georges Clouzot com Pierre Fresnay, Suzy Delair Jean Tissier. Resumo: um misterioso assassino terroriza Paris e assina o crime deixando um cartão de visitas no nome de M. Durand. As investigações do comissário Wens o conduz até uma pensão. O culpado se encontra entre os pensionistas.
. Les enfants du paradis, 1945, de Marcel Carné com Pierre Brasseur, Arletty, Jean Louis Barrault, Maria Casarès. Resumo: maravilhosa história de amores e desamores entre artistas de teatro, um mímico e um aristocrata.
Para você, quais são os clássicos do cinema francês?
Atualização: nossos leitores deram excelentes contribuições e a lista dos clássicos do cinema francês está bem mais completa agora. Un grand merci.
. Au Revoir les Enfants, de Louis Malle
. La Cage aux Folles, de Édouard Molinaro
. Z, de Gavras
. A Grande Ilusão, de Jean Renoir
. Ano Passado em Marienbad, de Alain Resnais
. Plein Soleil, de René Clément
. Le Feu Follet, de Louis Malle
. Et Dieu…Créa La Femme, de Roger Vadim,
. Hiroshima Mon Amour, de Alain Resnais
. Mon Oncle d’Amerique, de Alain Resnais
. La Nuit Americaine, de François Truffaut
. Les Parapluies de Cherbourg, de Jacques Demy
. Pierrot le Fou, de Jean Luc Godard
. Alphaville, de Jean Luc Godard
. Ascenseur pour l’échafaud, de Louis Malle
. Lacombe Lucien, de Louis Malle.
. A regra do jogo, de Renoir
. Sob os tetos de Paris, de René Clair
. Noite e Neblina, fimado em Auschwitz, de Alain Resnais
. Paris está em chamas, de René Clément
. Jules et Jim, de François Truffaut
. As Diabólicas, de Clouzot
. Borsalino, de Jacques Deray
. Le Ballon Rouge, de Albert Lamorrise
No nosso site Minha Viagem Paris você vai descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
42 Comentários
aparecida aragao marques tenorio
Muito boa a lista. A regra do jogo, do Renoir sempre foi considerado um dos melhores filmes da historia do cinema. Acrescentaria “sob os tetos de Paris” do René Clair e 2 documentários. “Noite e Neblina”, fimado em Auschwitz, que é do Alain Resnais e “Paris está em chamas” do Rene Clement. Ab. TIDA
Madá
Eymard, tenho um certo trauma do Alain Resnais com Ano Passado em Marienbad … Também gosto do humor do Tati.
Beth
“Les Parapluies de Cherbourg” do Jaques Demy!
Madá
Fiquei feliz só de relembrar alguns dos filmes citados, em especial o Les enfants du paradis (aqui acho que se chamou “O boulevard do crime”) é pura poesia.
Dos diretores que amo e já citados, acrescentaria:
– Jean Renoir e o French Cancan, muito bom e diverte mais ainda pra quem gosta do “recente” Moulin Rouge.
– Truffault- La femme d’à côté
– Godard- Bande à Part
Evandro Barreto
A acrescentar aos já citados pelos comentaristas:
Plein soleil (R. Clement)
Le salaire de la peur (H.G. Clouzot)
La nuit americaine (F. Truffaut)
Les uns e les autres (C. Lelouch)
La ronde (M. Ophuls)
… e a versão subversiva do “Fausto”, por René Clair.
Nick
Eu não sou muito conhecedor do cinema francês, mas um filme que considero clássico e achei incrível é Acossado (À Bout de Souffle) de Jean-Luc Godard. Com os belos Jean Sebarg e Jean-Paul Belmondo no elenco, o filme foi rodado em 1959.
Celia
A lista está excelente mesmo. Vou procurar os que ainda não vi.
Marcia Lube
Sil
Eu também acrescentaria Jules e Jim !
Sil
Lista perfeita, e vou procurar o que ainda não vi. Eu acrescentaria Jules et Jim, do maravilhoso Truffaut. Gosto tambem demais de Hisoshima mon amour.
Eymard
Excelente a lista. Certamente será complementada pela Claudia Oiticica. Gosto dos filmes (divertidos) do Tati. Hiroshima mon Amor e Meu tio na América de Alain Resnais, são inesquecíveis. A Bela da tarde (Brunel; Deneuve). O que é um clássico do cinema? Sempre, na essencia, o que é belo e bom.