Vários são os circuitos para você conhecer os campos de lavanda da Provence. Abaixo, conheça os dois mais famosos:
O mais conhecido se encontra no Luberon, nas proximidades da cidade de Sault, situada aos pés do Monte Ventoux. Se você circular pelas pequenas estradas em torno desta “capital da lavanda”, verá as paisagens dos cartões postais. Recentemente, fui da cidade de Gordes até Aurel, pequeno vilarejo medieval. Clique aqui para conhecer o circuito.
Outro roteiro cartão postal passa pelas plantações de lavanda da planície de Valensole, que se encontra entre as cidades de Manosque e Puimoisson. Esta opção se encontra no meio do caminho entre o Luberon e o maravilhoso Parque do Verdon. Veja aqui.
Os campos estão floridos entre final de junho e início de agosto. Com a mudança climática, as flores são colhidas cada vez mais cedo. Às vezes, no final de agosto, já não temos mais o espetáculo da ondulação da lavanda.
O site Les routes de la lavande propõe seis roteiros. Os dois acima estão incluídos. Os outros quatro, não os conheço. Mas fica aqui a informação.
Como ir de Paris até Aix-en-Provence (uma boa cidade como ponto de partida dessa viagem)
- De avião. a viagem de avião até Marselha dura 1 hora, depois é possivel ir de carro, trem ou ônibus regional até Aix. Pela Air France, você pode comprar a passagem direto do Brasil para Marseille, fazendo uma parada grátis em Paris (na ida ou na volta). Veja aqui as melhores ofertas da Air France.
- Trem: a viagem até Aix tem cerca de 3h40 de duração. Compre sua passagem antecipadamente – clique aqui – para garantir os melhores preços.
- Carro: a viagem dura cerca de 7 horas, belo passeio pela região da Provence. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
- Ônibus: esta costuma ser a opção mais barata, mas também é a mais longa. A viagem tem cerca de 12 horas de duração. Consulte valores e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus.
Conheça o guia do Conexão Paris O Essencial da Provence. Ele traz 6 roteiros incríveis para que você conheça o melhor da Provence em uma semana. À venda no site HotMart.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
159 Comentários
Joice
Oi Lina, existe alguma empresa que faça um desses passeios saindo de paris ? Pode me indicar por gentileza? Da pra fazer em 1 dia? Grata!
Lina
Joice
Não da para fazer ida e volta Paris Provence em um dia. Teria que dormir pelo menos uma noite por lá, o que é uma pena. O ideal seria ficar na região pelo menos 3 ou 4 dias.
Ricardo
Lina, falar inglês é suficiente? Em 2008 na Borgonha tive muita dificuldade com a língua.
Lina
Ricardo
Você não vai morrer de fome, digamos. Mas os profissionais do turismo estão acostumados com turistas que não falam francês. Nos bons endereços encontrará sempre alguém que fale inglês.
Manu
Lina, é possível acessar os campos de lavanda utilizando transporte público? Terei muito pouco tempo, qual melhor cidade para visitá-los?
Lina
Manu
Os campos se encontram em Valensole. Como sempre andei de carro pela região…Mas uma leitora disse que visitou as cidades de ônibus. Chegando na Provence procure o Office du Tourisme. Eles te darão as informações.
Ricardo
Lina, obrigado pela pronta resposta. Pelo o que disse vai sobrar tempo. As outras cidades da região são menos interessantes se comparadas com as que citou? Você acha que vale uma esticada para conhecer Portofino, mesmo que já seja na primeira quinzena de outubro?
Lina
Ricardo
Sou obrigada a confessar que não conheço Portofino…Sinto não ajudar.
Ricardo
Oi Lina, parabéns pela disponibilidade em ajudar as pessoas. Chegaremos a Nice em 25 de setembro e partiremos em 15 de outubro. Quais cidades você sugere que visitemos, quando tempo deveremos dedicar a cada localidade? Obrigado, viu?
Lina
Ricardo
Mas que maravilha, você vai ficar 20 dias na região?
Fique em Nice pelo menos 5 dias para conhecer a região:Eze, Saint Jean Cap Ferrat, Mônaco, Vence, Saint Paul de Vence…
Em seguida vá para Cannes e fique pelos menos 3 noites para conhecer a cidade e também Saint Tropez.
Em seguida Marseille: pelos menos 2 noites.
E comece a subir em direção à Provence para conhecer Aix en Provence, Avignon, Gordes, Roussillon, Lacoste, Apt, Oppede le Vieux…
Fabiana
Olá meninas!! Gostaria de uma ajuda… Gostaria de conhecer os campos de lavanda de carro, e gostaria de saber se dá pra fazer isso tranquilo sem ser por agencia? É possível entrar nos campos a qualquer hora, ou somente com guia? No site les routes de la lavande encontrei o mapa com as áreas que estarão floridas no periodo que eu vou (inicio de agosto) mas como só vou ficar 2 dias, queria fazer de carro para não perder tempo. Tenho medo de não conseguir localizar as fazendas se não for por visita guiada. O que me sugerem? Se puderem me dar as dicas agradeço.
Lina
Fabiana
A gente vê os campos à partir das estradas. Se já encontrou o site com o mapa, basta passear de carro pela região.
Se quiser visita guiada, leia o artigo abaixo.
https://www.conexaoparis.com.br/categoria/lina-indica/parceiros-do-conexao-paris/guias-e-carros-cmotorista-na-provence/
rosangela
oi lina,
boa tarde. iremos para provence no inicio de setembro. o que os aconselha visitar, ja que o periodo das lavandas estarao encerradas?
grata
Lina
Rosangela
O charme da Provence se encontra nas suas cidade pequenas, Roussillon, Gordes, Baux de Provence…No charme de Aix en Provence e Avignon. Os campos são apenas um detalhe.
daniela lopes
Oi Lina, estamos indo para a Provance dia 11/06. Gostaria de saber se vou pegar as lavandas florecendo ! Ver aqueles campos lindos e onde estão os mais bonitos.Existe algum guia que fale portugues para nos auxiliar lá ?? Beijo e obrigada, Daniela
Lina
Daniela
Pedi,no outro artigo sobre a Anatê, que entre em contato direto com ela. No artigo você tem o email de contato. Ela te dará informações sobre os campos de lavanda.
Gabriela
Oi Lina, em primeiro lugar parabéns pelo blog, é o máximo!!! Fiquei com vontade de ir em todos os lugares que vc sugeriu, mas como terei somente 9 dias não da para fazer tudo e queria muito a sua ajuda. Vou no começo de julho com o meu marido e queria fazer uma viagem bem romântica e tranquila. Fiquei apaixonada pelo seu post sobre Valensole, Moustiers Sainte-Marie e Gorges du Verdon. Além disso, vi que você sugere Avignon, Aix en Provence, Luberon, Roussillon, Baux de Provence, Lacoste, Saint Paul de Vence, Nice, Cannes, Saint Tropez e Mônaco (se hospedando em Aix, Luberon, Moustiers Sainte-Marie e Nice), certo? Não fica muito corrido? Quantas noites você sugere que eu fique em cada cidade? Por último ideal seria alugar o carro em Avignon e devolver em Nice, pegando trem de/para Paris dessas duas cidades? Tem transito por lá? Muito obrigada!
Lina
Gabriela
Você tem que escolher. Senão a viagem fica carregada.
Pegue trem de Paris para Avignon, alugue carro e conheça a Provence: Avignon, Aix en Provence, Gordes, Roussillon, Lacoste, Baux de Provence… Fique hospedada em Avignon ou Aix en Provence. Fique 4 dias.
Depois vá para a Côte d’Azur de carro e fique hospedada em Nice. Pegue a estraga des Gorges du Verdon. Você verá o rio, mas não terá tempo para mais do que isto.
Na Côte conheça: Nice, Cannes, Saint Paul de Vence, Mônaco…
Devolva o carro em Nice. A viagem de volta Nice Paris é mais longa porque não o trem alta velocidade é somente à partir de Marseille. Você escolhe então entre trem ou avião.
O site para informações sobre tempo de viagem e custo das passagens de trem é este abaixo:
http://www.voyages-sncf.com/
marcos Cysne
Olá, gostei do que li no seu blog e passo a participar. Gostaria que me ajudasse a fazer um roteiro, para mim e minha namorada, de 3 a 4 dias de bike, podendo alternar com trem ou ônibus. Seria no começo de agosto. A proposito, essa é a estação das lavandas e o verão, a região fica realmente muito lotada de turistas e os preços sobem muito?
Lina
Marcos
a colheita da lavanda depende da meteorologia e muda muito de período. Não sei quando será este ano. Por isso não posso afirmar que verá lavandas em agosto.
Certo é que a região fica cheia de turistas nesta época. Férias de verão. Talvez tudo esteja mais caro, sobretudo hotéis.
Marcos, visto o número de leitores não conseguimos dar atendimento individual. Impossível.
Mas indicamos profissionais que podem te ajudar.
Contate Michèle, uma das nossas parceiras. Email de contato: [email protected]
Ou então Anatê: https://www.conexaoparis.com.br/2012/12/02/anate-nossa-guia-na-provence/