Vários são os circuitos para você conhecer os campos de lavanda da Provence. Abaixo, conheça os dois mais famosos:
O mais conhecido se encontra no Luberon, nas proximidades da cidade de Sault, situada aos pés do Monte Ventoux. Se você circular pelas pequenas estradas em torno desta “capital da lavanda”, verá as paisagens dos cartões postais. Recentemente, fui da cidade de Gordes até Aurel, pequeno vilarejo medieval. Clique aqui para conhecer o circuito.
Outro roteiro cartão postal passa pelas plantações de lavanda da planície de Valensole, que se encontra entre as cidades de Manosque e Puimoisson. Esta opção se encontra no meio do caminho entre o Luberon e o maravilhoso Parque do Verdon. Veja aqui.
Os campos estão floridos entre final de junho e início de agosto. Com a mudança climática, as flores são colhidas cada vez mais cedo. Às vezes, no final de agosto, já não temos mais o espetáculo da ondulação da lavanda.
O site Les routes de la lavande propõe seis roteiros. Os dois acima estão incluídos. Os outros quatro, não os conheço. Mas fica aqui a informação.
Como ir de Paris até Aix-en-Provence (uma boa cidade como ponto de partida dessa viagem)
- De avião. a viagem de avião até Marselha dura 1 hora, depois é possivel ir de carro, trem ou ônibus regional até Aix. Pela Air France, você pode comprar a passagem direto do Brasil para Marseille, fazendo uma parada grátis em Paris (na ida ou na volta). Veja aqui as melhores ofertas da Air France.
- Trem: a viagem até Aix tem cerca de 3h40 de duração. Compre sua passagem antecipadamente – clique aqui – para garantir os melhores preços.
- Carro: a viagem dura cerca de 7 horas, belo passeio pela região da Provence. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
- Ônibus: esta costuma ser a opção mais barata, mas também é a mais longa. A viagem tem cerca de 12 horas de duração. Consulte valores e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus.
Conheça o guia do Conexão Paris O Essencial da Provence. Ele traz 6 roteiros incríveis para que você conheça o melhor da Provence em uma semana. À venda no site HotMart.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
159 Comentários
jorge fortunato
Essa dev ser uma viagem dos sentidos. Ainda não conheço a Provence e vou me programar para isso. Meu único problema é o carro. Não sei dirigir. Algum motorista se habilita para me acompanhar nessa aventura?
Uma curiosidade, em Junho de2005 passeando pela Promenade Plantée vi, noc anteiro central, muitas lavandas. Até roubei um galhinho.. será que ainda tem?
Rosangela
Realnente é muito lindo, mas é também surpreendente. Além da beleza, o aroma de mel e o som produzido pelas abelhas formam um cenário inesquecível! É simplesmente maravilhoso! Fica gravado na sua memória para sempre. Ameeeiii!!!
Guta Vambora!
Lina que coisa mais linda! Um dia faço essa viagem! Dos sonhos!!!
bjus!
Maria das Graças
Lenna, é ótimo dispor de todas essas informações mas eu não me arrisquei a fazer reservas daqui não. E por duas razões: a 1ª é que gera um compromisso, é como se a gente estivesse viajando de excursão; e a 2ª é que pode chover, ventar ou até aparecer algo mais interessante para fazer. Aquilo lá é uma encantadora caixinha de surpresas.
Lenna
Uma outra informação que considero útil: o Office de Tourisme d’Avignon tem uma programação excelente no site. Dá para coletar informações e programar tours e passeios reservando daqui, antes de viajar. É prático e fácil.
Recebo informações de offices de tourisme de Saint-Rémy, Orange, Saintes-Maries de Mer, Nice, etc…Assim dá para planejar bem as viagens…
Pati Venturini
Bom, terei que encarar o verão para ver os campos de lavanda floridos! Sem problemas, pra mim é fora de cogitação perder esse cenário. Essa é a viagem que mais quero fazer no momento, só não fui antes pois quero conhecer a região com toda a calma que ela merece…
Beth
Tania
Para realmente conhecer a Provence tem que ser de carro…
Maria das Graças
Maria Helena Ranghetti (Lenna), a maravilhosa Aix-en-Provence ficou para a próxima viagem.
Maria Helena Ranghetti (Lenna)
Maria das Graças, lindos passeios os teus! Anotei as dicas.Também já estive lá, mas como base Marseille e a maravilhosa Aix-en-Provence.
Cláudia Oiticica
Post perfeito! Muitos anos atrás, sem ter essas informações todas, saí meio frustrada da Provence por não ter encontrado os campos de lavanda. Era mês de maio.
Só em 2009, em julho, foi que finalmente consegui realizar meu desejo. É muito lindo!!