Paris possui vários cemitérios onde estão enterramos grandes nomes da história da humanidade. Nesse artigo citamos todos eles.
ONDE FICAR EM PARIS – DICAS DOS MELHORES BAIRROS E HOTÉIS |
Os cemitérios de Paris
Essa semana, uma seguidora do Instagram do Conexão Paris deixou um comentário dizendo que Paris é uma cidade tão incrível que até os cemitérios são pontos turísticos.
E, realmente, de todas as cidades no mundo nas quais já estivemos, só visitamos o cemitério da Recoleta, em Buenos Aires, e o Père Lachaise, em Paris (quando ainda não morávamos na cidade).
Na verdade, a fama internacional de alguns cemitérios parisienses vem das personalidades históricas, das artes, ciências, política e espetáculos que neles estão sepultadas. Seja por curiosidade ou por devoção, os fãs fazem peregrinações para visitar a última morada terrena de seus ídolos.
Como dissemos aqui, os franceses encaram os cemitérios de uma maneira diferente da nossa. Para eles, os cemitérios de Paris são um mundo fascinante onde se misturam arte e história; são espaços verdes, de tranquilidade e contemplação onde eles se refugiam do caos urbano.
Não esqueça seu SEGURO VIAGEM, um dos documentos necessários para entrar na França.
Compare os preços no site da Seguros Promo. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
História dos cemitérios parisienses
Durante muito tempo, os parisienses foram enterrados nos cemitérios adjacentes às dezenas de igrejas da cidade.
No final do século XVIII, a modernidade impôs o fechamento gradual desses pequenos cemitérios paroquiais superlotados e insalubres, bem como o do grande Cemitério dos Innocentes, localizado no coração da capital, perto do shopping-center Forum des Halles.
Os ossários foram transferidos para as catacumbas e três grandes cemitérios foram criados fora dos então limites da cidade:
- o cemitério do oeste, conhecido como Père-Lachaise, em 1804;
- o cemitério do sul, chamado de Montparnasse, em 1824 e
- o cemitério do norte, conhecido como de Montmartre, em 1825.
Em 1860, Paris ampliou seus limites e anexou as comunas periféricas, incluindo os três grandes cemitérios citados acima, bem como os doze cemitérios das aldeias de Belleville, Charonne, Bercy, Auteuil, etc.
Outros pequenos cemitérios perto das portes de Paris foram abertos entre 1860 e 1929.
A maioria das pessoas conhece somente o Pére Lachaise. Quem já visitou a cidade algumas vezes, sabe também da existência dos cemitérios de Montmartre e de Montparnasse.
Mas, na realidade, atualmente há 14 cemitérios em Paris. Além deles, há outros 6 fora da cidade mas que são administrados pela prefeitura de Paris.
Compre ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, França e Europa no Tiqets.
Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
Os cemitérios de Paris e seus ilustres moradores
Começando pelos mais famosos deles:
Père Lachaise:
O maior cemitério de Paris, com 44 hectares e 70.000 sepulturas, é também o mais famoso e visitado do mundo (cerca de 3 milhões de visitantes por ano). Localizado no 20° arrondissement de Paris (clique aqui e leia nosso artigo sobre a região).
Os escritores Honoré de Balzac, Marcel Proust e Oscar Wilde; as cantoras Maria Callas e Edith Piaf; o cantor Jim Morrisson; a bailarina Isadora Duncan e muitos outros. Clique aqui e veja o mapa.
8 boulevard de Ménilmontant, 75020. Metrô Père Lachaise, linhas 2 e 3.
Montparnasse:
Localizado no 14° arrondissement de Paris, perto da Torre Montparnasse (clique aqui e leia nosso artigo sobre a região) esse é o 2° maior cemitério parisiense.
Os escritores Baudelaire, Simone de Beauvoir, Jean Paul Sartre, Marguerite Duras; os artistas, Cesar, Man Ray e Brancusi; o arquiteto Charles Garnier e muitos outros. Clique aqui e veja o mapa.
3 boulevard Edgar-Quinet, 75014. Metrô Raspail, linhas 4 e 6.
Montmartre:
Localizado no 18° arrondissement de Paris (clique aqui e leia nosso artigo sobre a região), foi construído onde havia uma antiga pedreira da qual era extraído gesso. A ponte Caulaincourt passa por cima do cemitério.
O pintor Edgar Degas, a cantora Dalida, o cineasta François Truffaut, o escritor Émile Zola e muitos outros. Clique aqui e veja o mapa.
20 avenue Rachel, 75018. Metrô Blanche, linha 2.
Os cemitérios menores:
- Cemitério de Bercy: 329 rue de Charenton, 75012. Metrô Porte de Charenton, linha 8.
- Cemitério de Grenelle: 74 rue Saint-Charles, 75015. Metrô Lourmel, linha 8.
- Cemitério de Vaugirard: 320 rue Lecourbe, 75015. Metrô Lourmel, linha 8.
- Cemitério d’Auteuil: 57 rue Claude Lorrain, 75016, Metrô Exelmans, linha 9.
- Cemitério de Passy: pertinho do Trocadéro e da Torre Eiffel. 2 Rue du Commandant Schloesing, 75016. Metrô Trocadéro, linhas 6 e 9.
- Cemitério des Batignolles: 8 rue saint just, 75017, Metrô Porte de Clichy, linha 13.
- Cemitério Saint-Vincent: 6 rue Lucien Gaulard, 75018. Metrô Lamarck – Caulaincourt, linha 12.
- Cemitério du Calvaire: 2 rue du Mont-Cenis, 75018. Metrô Abbesses, linha 12.
- Cemitério de la Villette: 46 rue d’Hautpoul, 75019. Metrô Ourcq, linha 5.
- Cemitério de Belleville: 40 rue du Télégraphe, 75020. Metrô Télégraphe, linha 11.
- Cemitério de Charonne: 119 rue de Bagnolet, 75020. Metrô Porte de Bagnolet, linha 3.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
9 Comentários
Tschaakii
Se diz cria do Alegrete mas nunca foi procurar enterro de ouro no cemitério de madrugada (bem antiga essa); Ou nunca viajou no trem Maria Fumaça (também bem antiga); Ou nunca cumprimentou o famoso e milionário fazendeiro Bolão de Ouro (antiga); Ou nunca mandou fazer uma bota no Feitio do Alegrete; Ou nunca tomou banho no Caverá; Ou nunca brincou onde hoje é a ponte seca; Ou nunca estudou no Patriota; Ou nunca amanheceu no Casino festando; etc.
Dillemba
Marta, é o cemitério de Picpus. Em 1794 a população estava “cheia” da guilhotina na Place de la Concorde, tanto pelo visual das carroças cheias de corpos ensanguentados passando pelas ruas como pelo mau cheiro dos cadáveres enterrados em fossas comuns no cemitério próximo.
Assim, a guilhotina foi transferida para a Place de l’Île de la Réunion e arrumaram um local ali perto para servir de cemitério.
Só acolhe descendentes de guilhotinados no período da Grande Terreur da Revolução, entre junho e julho de 1794.
O endereço é 35, rue de Picpus, XII arrondissement. Visita de 2ª a sáb. das 14 às 17hs. 2 euros.
PS.: E aí, heim, Rodrigo? Mais um pouco e eu também estarei escrevendo no blog! Rsrsrs.
Rodrigo Lavalle
Dillemba, que sucesso. Parabéns!
Marta
Paris e seus incríveis lugares!, alguém já ouviu falar do cemitério que até hoje recebe descendentes de decapitados?
Rodrigo Lavalle
Marta, não conhecemos, fizemos uma busca no Google e não descobrimos nada. Você tem outra referência sobre o local?
Raffaella
agora que vi as placa,não foi só o posto de gasolina que saiu bem na propaganda o cemitério da cidade também kkkkk xero .
Julio
O cemitério de Punta Arenas, na patagônia chilena, é um dos principais pontos turísticos da cidade.
Nick
Ano passado em minha passagem por Paris, estava curioso para ver a sepultura da Dalida, e fui pela primeira vez no cemitério de Montmartre. Para quem não sabe, essa famosa cantora ganhou em sua sepultura, sua estátua em tamanho real…O local onde ela está enterrada fica meio escondido e tivemos que perguntar, mas valeu a pena conhecer !!!!