Desde sempre, as ruas de Paris foram palco para os artistas de rua. Dos mais estranhos e bizarros a talentos verdadeiros, os espetáculos têm sempre espectadores garantidos. As crianças e os turistas são os mais entusiasmados. Muitas vezes, entram na dança e roubam a cena, como esse menininho fofo no vídeo abaixo:
Artista de rua em Paris from on Vimeo.
Os corredores do metrô são oficialmente um local de apresentação dos músicos, tornando nossos trajetos diários um pouco mais prazerosos. Desde 1987, a RATP autoriza a apresentação de músicos cadastrados. É claro que nem todos que vemos por ali são “oficiais”, mas boa parte tem a autorização da administração para tocar.
No Natal, corais se apresentam nos corredores do metrô. Este ano, as apresentações acontecerão no dia 19 de dezembro, de 12h às 14h e das 17h às 19h.
Além do metrô, alguns pontos da cidade se transformaram em grandes palcos para os artistas. A ilha Saint Louis e a Pont Saint-Louis, que liga as duas ilhas, aos domingos são praticamente um teatro a céu aberto.
A grande esplanada em frete ao Beaubourg é o maior circo da cidade e fica cheia de jovens e turistas sentados ao sol assistindo os espetáculos. Pintores, acrobatas, tocadora de Didgeridoo (instrumento de sopro australiano), mímicos e algumas apresentações bem estranhas estão sempre por ali.
A passarela Léopold-Sédar-Senghor, que liga o Jardin des Tuileries à rive gauche, é local de música clássica, perfeita para acompanhar a linda vista que se tem dali.
Champs Elysées, Montmartre e demais pontos turísticos também sempre atraem os artistas.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
19 Comentários
Luciana Pedroso
No Rio de Janeiro tb tem. Sou artista de rua de um grupo tradicional, o Tá na Rua… e estamos elaborando um conceito de arte publica, criando junto ao poder publico e aos outros grupos e artistas de rua que proliferam por todo o pais, uma lei que garanta nossa atividade nas ruas. A LeI DA ARTE PUBLICA, do vereador Reimont. Não é difícil nos encontrar pelo centro da cidade. Ao tá na rua e aos demais artistas que atuam nos espaços publicos, de onde realmente veio o teatro! Quem estiver por aí na copa do mundo, pode dar de cara comigo tocando meu surdo e cantando a música brasileira.
Raul
Infelizmente você está equivocado. Há tempos Paris nos impede de exercer nossa profissão. Segundo os próprios policiais, a “bela vila” é uma cidade rica e não tolera mais qualquer coisa em suas ruas. Quando você pede autorização na prefeitura, alegam todo tipo de problema.
Enfim, espero que, enquanto artista, que as coisas mudem pois é muito triste ter que fugir da policia o tempo todo sem ter feito nada de grave.
Rodrigo Lavalle
Raul, uma pena que a sua experiência não esteja sendo boa. Também espero que as coisas melhorem.
Abraços.
Viviane Daher
Amiga Renata Capute, obrigada por esta dica de assistir aos shows de artistas a céu aberto.Farei de tudo para que eu consiga assistir a um desses momentos e me emocionar também!!!!
Renata Capute
Colhendo informações para uma amiga, me lembrei de um grupo de artistas que se apresentaram na Rue Moufettard em um domingo de feira. Bem parecido ao grupo frances que se apresenta em um filme antigo meio musical de Woody Allen.. Chorei de emoção…
Regina Vasconcelos
Adoro esse lado “rua” de Paris´!
Renata Capute
Um dos momentos mais mágicos que vivi em Paris foi na Ponte da Ile de Saint Louis com essa banda da foto. tive tremiliques quando eles tocaram aquele tema incial do filme Meia-Noite em Paris!!!! A senhorinha de verde à esquerda é impagável!!! Quando fui, final do inverno, eles tocavam sempre às quartas-feira às 16 horas. Old American Blues combina muito com aquela paisagem….
Os senegaleses da Sacre Coeur também dão um show. Mas nada se comparou aos old men americanos na ponte Saint Louis…
Beth Lima
Cham, o leitor francês
Você estava sumido! Que bom aparecer, senti falta de seus comentários nos últimos tempos.
Adorei a dica do Criolo e as informações da Suely.