Este texto foi escrito por Eymard Loguércio.
A Opera de Paris dará início à temporada 2010/2011 a partir de 9 de setembro 2010. Há espetáculo tanto na Opera Bastille – construção moderna que abriga os espetáculos maiores – quanto no Palais Garnier – o clássico teatro da Ópera.
Vale a pena ir à Òpera! Fazendo alguma pesquisa, você encontrará espetáculos que lhe agrade e caiba no seu bolso. Os ingressos mais baratos são difíceis, mas não são impossíveis. Minha dica: não desista. Insista até conseguir o ingresso desejado.
Particularmente não gosto de óperas muito longas ou muito densas. Prefiro aquelas mais leves, divertidas ou românticas. Da nova temporada destaco as mais populares: As Bodas de Figaro, Madame Butterfly, Tosca e Otelo. Todas montadas na Opera Bastille. Óperas com grande elenco e músicas já bastante conhecidas.
Giulio Cesare e Cosi Fan Tutte serão apresentadas na Opera Garnier. Grande oportunidade para assistir um espetáculo de alto nível e conhecer o teatro da Opera. Giulio Cesare contará com a presença de uma soprano conhecida: Natalie Dessay. Eu escolheria esta peça, ainda que fosse pela oportunidade de vê-la atuando.
No espetáculo Cosi Fan Tutte a presença do tenor brasileiro Paulo Szot, que estará no papel de Guglielmo, seria suficiente para a escolha. Paulo Szot tem feito enorme sucesso em NY nos espetáculos das Broadway e ganhou vários prêmios importantes em 2009/2010.
Para aqueles que nunca foram a ópera, eu aconselharia o espetáculo L’Italiana in Algeri de Rossini ( na Opera Garnier). Pela música, charme e bom humor, seria a minha aposta para os que receiam não gostar deste tipo de espetáculo.
As óperas são classificadas por períodos, estilos ou pelo autor. Nem sempre agradam e nem todas são acessíveis. Algumas são realmente chatas. Mas isso vale para qualquer manifestação artística. O importante é não se privar da experiência por puro preconceito. Poderíamos criar, à moda dos enochatos, gastrochatos, os operachatos. Mas isso fica para outro artigo.
É fácil e seguro comprar o bilhete pela internet. A venda é aberta com alguma antecedência – em geral, 30 dias antes – e você precisa se cadastrar no site da ópera. Os preços variam conforme a localização na sala e a antecedência da compra. No dia do espetáculo, se houver ingresso disponível, a bilhetreia também promove vendas especiais.
Não se esqueça de tomar uma coupe de champagne no intervalo!
Reservem seus ingressos clicando aqui.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
270 Comentários
HÉLIO JR
SUELI OVB
Tenho algumas dicas suas já no meu roteiro. Checarei essas de agora. Parece que na noite em que irei à Opera Garnier ocorrerá o evento la Nuit Blanche. Não sei ao certo se isso atrapalhará a escolha do restaurante, mas de qualquer forma o La Fontaine não abre aos finais de semana. Pelo menos segundo as informações do site.
Tenho entrado pouquíssimo na internet. Falta tempo…Mas quando entro dou sempre uma olhadinha. É sempre bom saber o que vocês estão comentando.
Eymard
Sueli, Beth e demais: existe um site que eu gosto (acho confiavel) que é o Viva Musica. Eles sao sérios e fazem um trabalho muito bom. Eles sao os responsaveis pela programaçao da musica classica da TAM. Ali tem algumas informaçoes (basicas) inclusive sobre Wagner, com traduçao e explicacao de algumas peças. Inclusive musicas para baixar no iPOD. Confira: http://www.vivamusica.com.br/para-quem-gosta/repertorio/tres-no-ipod/operas-de-wagner
Beth
Sueli
Eu sinto muito não poder traduzir para vc a música da área Liebetod de “Tristan und Isolde”. Mas existem sites especializados onde vc pode encontrar toda a história e libretos (em várias línguas) da arrebatante ópera de Wagner. Idem do “Navio Fantasma” que vc está planejando assistir na sua próxima viagem a Paris. Vai ajudar muito na compreensão da obra.
Abs.
Sueli OVB
LUCIA C, querida
Nada do que você colocasse aqui seria irrelevante. Nada do que sentimos e vivemos é irrelevante. Alguém há de se identificar e assimilar.
Você é ótima! Nada vindo de você é irrelevante, muito menos o que você sente.
Dica: escreva no word, mesmo que você não divulgue o que escreveu, ficará registrado para você. A gente tem o hábito de descartar sentimentos. Sentimentos não se descartam. Podem não dizer nada aos outros, mas pelo menos ficam registrados para nós.
Chego ao Rio dia 06 de agosto e não vai demorar para você ter um contato direto comigo. Aguarde.
Meu sogro amava Caruso, Plácido Domingos e Maria Callas.
Adoro a Meditation de Thaïs, de Massenet, mas acho a ópera chata. Há um vídeo gravado no Teatro La Fenice di Venezia, que é simplesmente fantástico. Ver uma bailarina semi nua dançando Meditation, enquanto Thaïs dorme placidamente em uma cama de rosas é de chorar!
Beijos
Madá
Eymard, adorei o post! Como disse o Dodô fiquei com gostinho de quero mais…
Se eu for mesmo à ópera conto tudo.
Adorei os relatos de Beth, Marcello e vários outros apaixonados por Wagner. Não sou conhecedora de ópera, apenas admiradora, dessas que se emociona tanto com a força da música quanto dos personagens. Por isso gostei tanto dos detalhes adicionados. Ainda bem que a ópera tem legendas.
Claudia Amado
Salve São Eymard, bem-vindo ou welcome seria mais apropriado. Belo post que vai pro arquivo de como usar. Quero dizer a ópera pq o champagne sem onda e gelo já está anotado.
Não esqueça das minhas dicas from Barcelona, aguardo notícias.
Eymard
LuciaC: estou devendo os relatos mais recentes especialmente para voce. Fui em alguns lugares em NY e pensavamos em voce. Engraçado isso, nao é? Nem nos conhecemos. Mas foi assim. Estou organizando para contar (trader joe’s uhhh; a casaca do Le bernardin; o Oak Room…). Voce tem razao! Algumas operas, inteiras, sao angustiantes. Porisso prefiro as mais leves ou as arias de algumas delas (ai sim! Nao a opera inteira, mas os trechos mais marcantes….). Voltaremos a essa assunto, com certeza.
O mais interessante no CP é que a gente apenas da o ponta pe no post. O restante segue aberto na excelencia dos comentarios…..
abs, Eymard.
(vc aderiu a onda da coupe de champagne com pedra de gelo? Ainda nao experimentei. Farei isso no final de semana)
LuciaC
Desculpem…
Sueli OVB,
quando você vai estar no Rio?
LuciaC
Ótimo texto informativo e elucidativo, Eymard.
Comme il faut. Muito bom.
Concordo com você, vale a pena ir a Ópera, Palais Garnier, sempre que a oportunidade se apresente.
Adoro concertos, grandes maestros e ballets.
Mas por enquanto, fico com a coupe (uma pedra de gelo SVP) e a voz de Maria Callas sempre na memória.
Confissão: entre “o vale a pena” e “a coupe com direito a Maria Callas”, exorcizei minha ignorância numa quase lauda de experiências e opiniões pessoais sobre certas óperas e Wagner que acabei achando irrelevantes.
Não tive coragem de postar, em nada contribuiam.
Fica documentado aqui o poder exercido por este post.
Resumindo, são raras as óperas que eu consigo ouvir inteiras.
Choro, fico angustiada.
São quase sempre tragédias, tudo muito sofrido, tudo muito assoberbado.
Eymard
Adriana, senti sua falta, mas sabia que estava viajando. Que bom que tambem lembrou da gente.Agora estamos esperando os teus relatos da viagem. Vou aguardar.