Este texto foi escrito por Eymard Loguércio.
A Opera de Paris dará início à temporada 2010/2011 a partir de 9 de setembro 2010. Há espetáculo tanto na Opera Bastille – construção moderna que abriga os espetáculos maiores – quanto no Palais Garnier – o clássico teatro da Ópera.
Vale a pena ir à Òpera! Fazendo alguma pesquisa, você encontrará espetáculos que lhe agrade e caiba no seu bolso. Os ingressos mais baratos são difíceis, mas não são impossíveis. Minha dica: não desista. Insista até conseguir o ingresso desejado.
Particularmente não gosto de óperas muito longas ou muito densas. Prefiro aquelas mais leves, divertidas ou românticas. Da nova temporada destaco as mais populares: As Bodas de Figaro, Madame Butterfly, Tosca e Otelo. Todas montadas na Opera Bastille. Óperas com grande elenco e músicas já bastante conhecidas.
Giulio Cesare e Cosi Fan Tutte serão apresentadas na Opera Garnier. Grande oportunidade para assistir um espetáculo de alto nível e conhecer o teatro da Opera. Giulio Cesare contará com a presença de uma soprano conhecida: Natalie Dessay. Eu escolheria esta peça, ainda que fosse pela oportunidade de vê-la atuando.
No espetáculo Cosi Fan Tutte a presença do tenor brasileiro Paulo Szot, que estará no papel de Guglielmo, seria suficiente para a escolha. Paulo Szot tem feito enorme sucesso em NY nos espetáculos das Broadway e ganhou vários prêmios importantes em 2009/2010.
Para aqueles que nunca foram a ópera, eu aconselharia o espetáculo L’Italiana in Algeri de Rossini ( na Opera Garnier). Pela música, charme e bom humor, seria a minha aposta para os que receiam não gostar deste tipo de espetáculo.
As óperas são classificadas por períodos, estilos ou pelo autor. Nem sempre agradam e nem todas são acessíveis. Algumas são realmente chatas. Mas isso vale para qualquer manifestação artística. O importante é não se privar da experiência por puro preconceito. Poderíamos criar, à moda dos enochatos, gastrochatos, os operachatos. Mas isso fica para outro artigo.
É fácil e seguro comprar o bilhete pela internet. A venda é aberta com alguma antecedência – em geral, 30 dias antes – e você precisa se cadastrar no site da ópera. Os preços variam conforme a localização na sala e a antecedência da compra. No dia do espetáculo, se houver ingresso disponível, a bilhetreia também promove vendas especiais.
Não se esqueça de tomar uma coupe de champagne no intervalo!
Reservem seus ingressos clicando aqui.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
270 Comentários
Sueli OVB
HELIO JR
Adorei essa dica de restaurante da Lina. Já havia anotado o nome de uns restaurantes que ficam próximos à Opéra, mas não são tão perto como esse.
Se você não anotou dê uma olhada: Restaurant de L’Hotel Costes, 239, rue Saint Honoré, fone: 01 42445000. Pinxo, 9, rue d’Alger, fone: 01 40207200. La Régalade, 123, rue Saint Honoré, fone: 01 42219240.
Carré des Feuillants, 14, rue des Castiglione, não anotei o telefone, mas é do mesmo grupo do Pinxo e o site é o mesmo.
Se você olhar pelo Google maps, tem bem perto do Opéra: Chez Clément Opéra e Le Grand Café, dos quais não tenho qualquer informação. E logo alí perto também tem o Café de La Paix, badalado e já indicado pela Lina. O grande problema das cidades européias é que a maioria dos restaurantes fecham no domingo. Achei estranho o La Fontaine Gaillon fechar também aos sábados.
Você andou muito sumido.
Abraço
Sueli OVB
ADRIANA PESSOA
Coisa boa ser lembrada!
Como foi a viagem? Você chegou no voo da tarde ou no da madrugada?
Beijos
Adriana Pessoa
Eymard,
acho que seu texto e suas dicas vão ser minha iniciação ao mundo das óperas.
Me lembrei de você, da Sueli OVB e da Loulou ontem. Fiz escala em Brasília voltando de Portugal.
Abçs.
HÉLIO JR
LINA
Você tem outra sugestão de bom restaurante para após a ópera aos sábados? Pelo site do La Fontaine eles não abrem nos finais de semana.
Sueli OVB
LOULOU
Meu amor pelas óperas começou com um vizinho, quando eu já tinha 13 anos e morava exatamente aí onde você mora. Da porta ao lado vinha sempre um som muito alto e acompanhado de uma voz entusiasmada. Era uma música que nunca havia feito parte do meu mundo e eu gostava muito daquilo.
Seis anos depois esse Sr se tornou meu sogro. Um apaixonado por óperas e principalmente pelos coros. Deixou uma coleção dos antigos LPs fantástica, mas que estão com a minha cunhada.
Bons tempos! E que vizinho!
Beijos
Sueli OVB
BETH
Preciso que você diga ao Dodô que seu comentário aqui me fez ganhar o dia. Eu estava me sentindo a própria “idiópera”, depois de ler o comentário do Marcello Brito e de ver a sua declaração e a dele sobre a Ária de Liebstod ser a coisa mais linda que já ouviram. Eu adoro Verdi e não acho essa ária de Tristão e Isolda a melhor coisa que já ouvi. Até gostaria que você me mandasse a tradução da música, pois isso ajuda muito no entendimento e no sentimento.
Assim como Dodô, adoro os coros da Nona e assistir Seiji Ozawa regendo a Cantata Cênica Carmina Burana, de Carl Orff, é uma viagem.
Beijos
Eymard
Valéria: realmente neste período a ópera disponível é Ariadne auf Naxos na Bastille 19h30. É uma importante ópera de Strauss. Sobre ele o Marcello Brito escreveu acima. Uma ópera leve (entre o cômico e o sério), que, pelo que vi, a Ópera de Paris monta tradicionalmente em um único ato. Uma bela música. Acho que você vai gostar. Era o que iria recomendar para a CRIS.
Dodô, Teresina, Kika, Sonia, Loulou: obrigado. O CP é melhor do que sessão de análise. O ego sai lustradinho!!!! (rs)
Rosália – sou como você: um apreciador! Gosto também do Kobbé e o consulto com frequencia.
Rosália Velloso
Eimard,
Apesar de gostar demais de ópera, sou apenas uma “iniciada”. Tenho um livro ótimo, que funciona muito bem para pessoas como eu: é o “Kobbé – O Livro Completo da Ópera”, da Jorge Zahar Editor. Você, como “expert” no assunto, o que acha dele?
Valéria
Eymard
Parabéns pelo texto, nunca assisti a uma ópera e fiquei com muita vontade. Queria te pedir o favor de ver pra mim no site o que posso assistir na opera garnier no périodo de 26/12 a 30/12/2010, visitei o site e acho que só tem uma opção que é um ballet, ( não entendo a lingua, fiquei em dúvida)se puderes dar a tua opinião ficarei eternamente grata.
obrigada
Dodô
Eymard,
Até os três tenores, que colocaram, pela TV, a ópera na cabeça e no coração de milhões de pessoas em torno do planeta, aplaudiriam de pé o seu post. Graças a Pavarotti, Carrera e Domingo, toda uma geração descobriu que há vida inteligente fora do planeta Britney Spears.
Embora meu pai, médico por profissão e baixo profundo por destino biológico, tenha participado de várias montagens no Brasil e dado recitais em muita capitais do país, nasci mais desafinado que o cara da música do Tom. Talvez por isso, eu prefira, como espetáculo ao vivo, música instrumental. Entre Wagner e Vivaldi, ouço com mais envolvimento o italiano. Ainda assim, há trechos vocais, como na Nona de Beethoven e em Carmina Burana, que me arrebatam.
Não abandone o tema, Eymard, Encore!
Abraços,
Dodô