Este texto foi escrito por Eymard Loguércio.
A Opera de Paris dará início à temporada 2010/2011 a partir de 9 de setembro 2010. Há espetáculo tanto na Opera Bastille – construção moderna que abriga os espetáculos maiores – quanto no Palais Garnier – o clássico teatro da Ópera.
Vale a pena ir à Òpera! Fazendo alguma pesquisa, você encontrará espetáculos que lhe agrade e caiba no seu bolso. Os ingressos mais baratos são difíceis, mas não são impossíveis. Minha dica: não desista. Insista até conseguir o ingresso desejado.
Particularmente não gosto de óperas muito longas ou muito densas. Prefiro aquelas mais leves, divertidas ou românticas. Da nova temporada destaco as mais populares: As Bodas de Figaro, Madame Butterfly, Tosca e Otelo. Todas montadas na Opera Bastille. Óperas com grande elenco e músicas já bastante conhecidas.
Giulio Cesare e Cosi Fan Tutte serão apresentadas na Opera Garnier. Grande oportunidade para assistir um espetáculo de alto nível e conhecer o teatro da Opera. Giulio Cesare contará com a presença de uma soprano conhecida: Natalie Dessay. Eu escolheria esta peça, ainda que fosse pela oportunidade de vê-la atuando.
No espetáculo Cosi Fan Tutte a presença do tenor brasileiro Paulo Szot, que estará no papel de Guglielmo, seria suficiente para a escolha. Paulo Szot tem feito enorme sucesso em NY nos espetáculos das Broadway e ganhou vários prêmios importantes em 2009/2010.
Para aqueles que nunca foram a ópera, eu aconselharia o espetáculo L’Italiana in Algeri de Rossini ( na Opera Garnier). Pela música, charme e bom humor, seria a minha aposta para os que receiam não gostar deste tipo de espetáculo.
As óperas são classificadas por períodos, estilos ou pelo autor. Nem sempre agradam e nem todas são acessíveis. Algumas são realmente chatas. Mas isso vale para qualquer manifestação artística. O importante é não se privar da experiência por puro preconceito. Poderíamos criar, à moda dos enochatos, gastrochatos, os operachatos. Mas isso fica para outro artigo.
É fácil e seguro comprar o bilhete pela internet. A venda é aberta com alguma antecedência – em geral, 30 dias antes – e você precisa se cadastrar no site da ópera. Os preços variam conforme a localização na sala e a antecedência da compra. No dia do espetáculo, se houver ingresso disponível, a bilhetreia também promove vendas especiais.
Não se esqueça de tomar uma coupe de champagne no intervalo!
Reservem seus ingressos clicando aqui.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
270 Comentários
Loulou
Ah, EYMARD, como deve ser bom ser sua vizinha!!! Óperas nas manhãs de domingo … que sonho!! Se soubesse os horrores que me chegam aos ouvidos da casa dos vizinhos …
Ainda está de férias? Depois gostaria de saber das novidades novaiorquinas.
Um abraço!
Marcello Brito
Cont.
Com montagens sempre instigantes, polemicas e avant gard.
Eymard,
Pelleas et Melisande no met???
Bom motivo p se ir a NY!!
Marcello Brito
Helena,
Nunca fui, mas a gravacao que eu mais gosto de tristao e isolda foi gravada la com a grande birgite nilson e regencia do karl bohm, um maestro excepcional
A familia do Wagner soube e sabe levar o festival e nunca se deixou engessar
Com montagens sempr
Kika Mello
Sonia S
adorei a sua muito justa imagem de Lina como maestrina deste coro(?) hiper polifônico que é o Conexão Paris!
Eymard/Beth/Helena/todos os conhecedores de Wagner
sempre associo Bayeruth com o mecenas e admirador de Wagner – König Ludwig II von Bayern ( Ludovico II da Baviera) ( conhecido como ‘der Märchenkönig’ ou o rei dos contos de fadas, mas também como o ‘rei louco’) aos seus projetos arquitetônicos rocambolescos e delirantes de palácios e castelos, ao famoso Castelo Neuschwanstein ( o mais famoso da Baviera), a sua famosa prima ‘imperatriz Sissi’ de Wittelsbach…
Helena Bauerlein
Meu Deus !
INESQUECÍVEL !!!
Helena Bauerlein
Marcello Brito,
Primoroso seu comentário.
Você já esteve em Bayreuth ?
Como fã de Wagner que é, será uma viagem inexquecível !
Parabéns mesmo ! Gostoso ler suas observações.
Um abraço.
TEREZINA
Eymard
Como sempre antenado nas boas coisas da vida !
Adoramos ir ao teatro. Durante muitos anos tivemos assinatura do Teatro Municipal de São Paulo. Foi nesta ocasião que meus filhos começaram a frequentar e gostar. Sempre havia a pergunta se papai e mamãe iriam naquela apresentação ( se não podíamos ir, sobrava ingressos para levar os amigos rs ).
Nesta nossa última temporada em Paris assistimos Casse Noisette na Bastille. Foi um espetáculo muito bonito. Comprar entradas agora com a facilidade da internet é muito tranquilo, sem filas.
Seu texto é delicioso ! Parabens ! e parabens a Lina por dar este espaço a nós mortais , habitantes de terras tupiniquins !
bj a todos
HÉLIO JR
EYMARD
Você lembrou bem! Finalmente a data da minha viagem está chegando. Minha primeira impressão é que planejar bem uma viagem é importante, mas dez meses de preparo pode ser um tanto exagerado. Já tenho bilhetes de TGV e de espetáculos, reservas de alguns restaurantes e roteiro planejado. Planejado até demais! Já li tanto sobre Paris que decidi dar um tempo no assunto e deixar a coisa fluir.
Eduardo Luz
Eymard de post novo e nem informa? 🙂
Se bem que neste caso não vou opinar, pois sou uma grande nulidade no tema operístico.
Fui somente uma vez quanto estávamos em Buenos Aires e quase dormi!
Acho que ficaria somente com a taça de champanhe!!
Beth
Marcello
Além do “Liebe Tod” tem outras árias do Wagner que ninguém sabe que são dele, inclusive uma adaptada pelo Chico Buarque na Ópera dos Malandros, risos. Eu adoro, junto com a dos Três Vinténs do K.Weil/B.Brecht…Claro que vi Excalibur (Parsifal), acho que umas 5 vezes e assistiria de novo tranquilamente…. Não sei se de tanto ouvir dentro de casa. minha mãe sempre conta que minha música predileta na infância era Wagner, Crepúsculo dos Deuses (Gotter Damerung) em especial, risos. Diz ela que eu conhecia pela capa do “disco”, risos.
Abraços wagnerianos.