Este texto foi escrito por Eymard Loguércio.
A Opera de Paris dará início à temporada 2010/2011 a partir de 9 de setembro 2010. Há espetáculo tanto na Opera Bastille – construção moderna que abriga os espetáculos maiores – quanto no Palais Garnier – o clássico teatro da Ópera.
Vale a pena ir à Òpera! Fazendo alguma pesquisa, você encontrará espetáculos que lhe agrade e caiba no seu bolso. Os ingressos mais baratos são difíceis, mas não são impossíveis. Minha dica: não desista. Insista até conseguir o ingresso desejado.
Particularmente não gosto de óperas muito longas ou muito densas. Prefiro aquelas mais leves, divertidas ou românticas. Da nova temporada destaco as mais populares: As Bodas de Figaro, Madame Butterfly, Tosca e Otelo. Todas montadas na Opera Bastille. Óperas com grande elenco e músicas já bastante conhecidas.
Giulio Cesare e Cosi Fan Tutte serão apresentadas na Opera Garnier. Grande oportunidade para assistir um espetáculo de alto nível e conhecer o teatro da Opera. Giulio Cesare contará com a presença de uma soprano conhecida: Natalie Dessay. Eu escolheria esta peça, ainda que fosse pela oportunidade de vê-la atuando.
No espetáculo Cosi Fan Tutte a presença do tenor brasileiro Paulo Szot, que estará no papel de Guglielmo, seria suficiente para a escolha. Paulo Szot tem feito enorme sucesso em NY nos espetáculos das Broadway e ganhou vários prêmios importantes em 2009/2010.
Para aqueles que nunca foram a ópera, eu aconselharia o espetáculo L’Italiana in Algeri de Rossini ( na Opera Garnier). Pela música, charme e bom humor, seria a minha aposta para os que receiam não gostar deste tipo de espetáculo.
As óperas são classificadas por períodos, estilos ou pelo autor. Nem sempre agradam e nem todas são acessíveis. Algumas são realmente chatas. Mas isso vale para qualquer manifestação artística. O importante é não se privar da experiência por puro preconceito. Poderíamos criar, à moda dos enochatos, gastrochatos, os operachatos. Mas isso fica para outro artigo.
É fácil e seguro comprar o bilhete pela internet. A venda é aberta com alguma antecedência – em geral, 30 dias antes – e você precisa se cadastrar no site da ópera. Os preços variam conforme a localização na sala e a antecedência da compra. No dia do espetáculo, se houver ingresso disponível, a bilhetreia também promove vendas especiais.
Não se esqueça de tomar uma coupe de champagne no intervalo!
Reservem seus ingressos clicando aqui.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
270 Comentários
eymard
Marcello: brilhante e profundo, como sempre. Culto e bem informado. Estou de acordo com voce quanto a Verdi. Mas gosto das operas italianas.
Pelleas et melisande precisa ser em Paris? Se quiser assistir em Nova York, esta na proxima temporada do MET, em Dezembro (estreia dia 20), ou na virada do ano (em 01 de janeiro as 12h). As montagens do Met, como voce sabe, sao caprichadissimas.
Marcello Brito
Eymard,
belissimo post! Informativo, subjetivo e muitissimo bem escrito como deve ser!
Adoro opera, mas como ja disse uma vez o caetano reproduzindo a fala de alguem, opera é uma arte dificilima que anda sempre no fio da navalha: facil de ser ruim e dificil de ser montada como deve.
Não gosto de operas italianas e nem de Verdi, excessão à falstaff, excepcional e Macbeth pelo libreto que reproduz grandes passagens da peça.
Adoro Wagner e concordo com a Beth, a canção de amor/morte de Isolda é a mais bela melodia que eu conheço. Vc escuta uma vez e nao se esquece jamais. É o tal do leitmotiv wagneriano. A coisa fica em vc e nao sai jamais.
A montagem que a beth se referiu para O Navio Fantasma foi na gestão do bicudo, mas a direção foi do Gerald Thomas. Eu vi. Cenarios e iluminação deslumbrantes de daniela thomas (filha do ziraldo) e que depois foi trabalhar no met.
Parsifal é a opera que eu mais gosto do Wagner e grandes passagens foram utilizadas no filme Excalibur.
Alguem lembra desse filme?? Maravilhoso!! Foi atraves dele que eu, um adoslecente, começei a me interessar pela musica de Wagner.
Eu adoro operas modernas. E acho que o Richard Strauss é o mestre supremo. Assisti muitas operas dele e todas achei execpcionais e facil, muito facil de se ver, com libretos geniais. Salomé, com texto de oscar wilde, Electra, Ariadne em Naxos e cavaleiro rosa são todas lindas, e muito, muito interessantes. Alem de tudo ele era um orquestrador estupendo que envolvia o publico com uma massa sonora que mais parece um rolo compressor.
Mas meu sonho é um dia poder ver em Paris Pelleas et melisande do debussy. Essa eu nunca vi e um dia quem sabe….
SONIA S
SUELI OVB,
Adorei suas escolhas.
Um beijo, querida,
SONIA S
Eymard,
Ótimo texto e com informações preciosas.
Gosto de ópera, balé e concertos.
Já que estamos falando em música, permita-me, Eymard, um pouquinho fora….mas….. recomendo a Salle Pleyel.
Sempre que tem alguma coisa boa por aqui ou mesmo São Paulo, não deixo de ir.
E, quando viajo, é umas das primeiras coisas que compro.
Sempre funcionou bem.
Certa vez, uma apresentação do Quebra Nozes, no Opera Bastille, foi cancelada, por causa de uma greve, O dinheiro foi devolvido no ato, sem qualquer demora.
Sim, o champgne do intervalo é imprescindível!!
Lina, parabéns a você, que, com a mão de competente maestrina rege esta osquestra: o nosso querido CP.
Um abraço a todos,
Beth
André
Já coloquei lá. Na dúvida, volte a perguntar.
Abs.
Eymard
Helena, eu acho que ir ao teatro, seja ele qual for, mas muito especialmente se for no teatro da Ópera ou nesses grandes teatros, vale a pena caprichar. É quase uma reverência! Estou acostumado com isso pois vivo em ambiente profissional bastante formal. Que exige rituais e muita etiqueta social…..Para mim é muito natural ir engravatado. Para outros, não!
Quando perguntam sobre “que roupa usar?” entendo a preocupação. E me preocupo com a elitização excessiva. As temporadas de ópera, com cantores jovens e montagens modernas, chamam a atenção de gerações mais novas para esse tipo de manifestação artística. Eu acho ótimo. Caprichar no visual faz parte inclusive da sedução!
André Leme
Beth,
deixei um recado para vc no post “Test drive de um programa “turístico”: passeio de barco pelo Sena”, se puder me ajudar…
Beth
Helena
Eu tinha até esquecido,
Assisti belos espetáculos em Baden-Baden no outono.
Sem falar na Opera de Hamburg e a Sinfônica de Berlin.
Em matéria de música a Alemanha é tudo de bom…
Helena Bauerlein
Belo e didático texto, Eymard. Parabéns !
Aqui em casa a entendida em Óperas é Lara. Ela aproveitou os anos que morou na Alemanha para assistir a todos os espetáculos de Sttugard, Baden Baden e Karlsruhe. Ela estudou o assunto a fundo.
Há uma cultura na Europa que faz com que vc se interesse, vc curta a temporada. Ela comprava o abonnement.
Mas na Alemanha , as pessoas se preparam , se arrumam, vão hiper chiques aos teatros( para assisitir óperas)
Mainha e eu tivemos uma experiência péssima : fomos conhecer o Bolshoi justamente quando estava em cartaz uma ópera russa, com duração de 4 horas, toda em russo, claro !
Valeu por conhecer o Teatro.
Já Bayreuth, esta simpática cidade bávara( capital da Francônia) pode soar desconhecida aos ouvidos da maioria, mas para quem gosta de ópera e Richard Wagner, é simplesmente o lugar.
Eymard, os vinhos dessa região(FRaNKENWEIN), são espetaculares. Suas garafas têm um formato suigeneris. Vale à pena uma degustação.
Beth
Eymard
Se for por aí não precisa, risos. Todo mundo fala inglês por lá….