Este texto foi escrito por Eymard Loguércio.
A Opera de Paris dará início à temporada 2010/2011 a partir de 9 de setembro 2010. Há espetáculo tanto na Opera Bastille – construção moderna que abriga os espetáculos maiores – quanto no Palais Garnier – o clássico teatro da Ópera.
Vale a pena ir à Òpera! Fazendo alguma pesquisa, você encontrará espetáculos que lhe agrade e caiba no seu bolso. Os ingressos mais baratos são difíceis, mas não são impossíveis. Minha dica: não desista. Insista até conseguir o ingresso desejado.
Particularmente não gosto de óperas muito longas ou muito densas. Prefiro aquelas mais leves, divertidas ou românticas. Da nova temporada destaco as mais populares: As Bodas de Figaro, Madame Butterfly, Tosca e Otelo. Todas montadas na Opera Bastille. Óperas com grande elenco e músicas já bastante conhecidas.
Giulio Cesare e Cosi Fan Tutte serão apresentadas na Opera Garnier. Grande oportunidade para assistir um espetáculo de alto nível e conhecer o teatro da Opera. Giulio Cesare contará com a presença de uma soprano conhecida: Natalie Dessay. Eu escolheria esta peça, ainda que fosse pela oportunidade de vê-la atuando.
No espetáculo Cosi Fan Tutte a presença do tenor brasileiro Paulo Szot, que estará no papel de Guglielmo, seria suficiente para a escolha. Paulo Szot tem feito enorme sucesso em NY nos espetáculos das Broadway e ganhou vários prêmios importantes em 2009/2010.
Para aqueles que nunca foram a ópera, eu aconselharia o espetáculo L’Italiana in Algeri de Rossini ( na Opera Garnier). Pela música, charme e bom humor, seria a minha aposta para os que receiam não gostar deste tipo de espetáculo.
As óperas são classificadas por períodos, estilos ou pelo autor. Nem sempre agradam e nem todas são acessíveis. Algumas são realmente chatas. Mas isso vale para qualquer manifestação artística. O importante é não se privar da experiência por puro preconceito. Poderíamos criar, à moda dos enochatos, gastrochatos, os operachatos. Mas isso fica para outro artigo.
É fácil e seguro comprar o bilhete pela internet. A venda é aberta com alguma antecedência – em geral, 30 dias antes – e você precisa se cadastrar no site da ópera. Os preços variam conforme a localização na sala e a antecedência da compra. No dia do espetáculo, se houver ingresso disponível, a bilhetreia também promove vendas especiais.
Não se esqueça de tomar uma coupe de champagne no intervalo!
Reservem seus ingressos clicando aqui.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
270 Comentários
Carla B.
Eymard,
Gostaria de lhe dizer que gostei muito do Holandês Voador, so não deu para conhecer o Bofinger porque o espetáculo começou ãs 14:30 e resolvemos andar um pouco e jantamos no Marais. Em compensação fui ao Alcazar, não dei sorte com o prato principal, mas meu marido gostou muito do filet que pediu e depois subimos ao Mezanino para ouvir a música que estava rolando. Bem legal, animado, valeu. Bj,
eymard
Cris,
achei interessante todos os dois programas. Mas sao diferentes. No Musica in Maschera, trata-se de apresentaçao de coro e orquestra, no anfiteatro:
About the event ‘Musica in Maschera: La Boheme’
The orchestra and choir of La Lirica di Firenze perform Puccini’s “La Bohème”.
No outro espetaculo (do dia 25), a apresentaçao é mais intimista: vozes e piano para as arias provavelmente para as arias principais:
About the event ‘La Bohème by Giacomo Puccini’
La Bohème, one of Giacomo Puccini’s most beloved operas, will be presented in the intimate setting of St. Mark’s Anglican Church by four singers in costume, accompanied by piano.
Pelo que entendi em nenhum dos dois casos trata-se da opera completa, com musica, figurinos, encenaçao. Como a apresentaçao inicial sera dia 09 de outubro, quem sabe conseguimos mais informaçoes de como foram os espetaculos na proxima semana? Nao sei como aconselha-la sem saber mais da proposta das duas apresentaçoes. Por ora foram essas as informaçoes que consegui.
Se fosse escolher, para mim, assistiria a mais intimista (pela proposta e ambiente). Mas a outra parece mais completa (por ter orquestra e coro), tendo chance de agradar mais rapidamente. Vamos nos falando.
Cris
Olá Eymard,
Como não haverá apresentação de óperas no período que estarei em Paris (30/12 à 06/01) , verifiquei as óperas que seriam apresentadas na Itália, encontrei duas em Florença:
Musica in Maschera: La Boheme
The orchestra and choir of La Lirica di Firenze perform Puccini’s “La Bohème”.
Thu.,Dec. 23rd, 2010. 21:00
Venue: Teatro Auditorium al Duomo, Anfiteatro
La Bohème by Giacomo Puccini
La Bohème, one of Giacomo Puccini’s most beloved operas, presented in the intimate setting of St. Mark’s…
Sat.,Dec. 25th, 2010. 20:00
Venue: St Mark’s English Church, Main Hall
Gostaria de saber sua opinião sobre qual destes espetáculos você indica para aqueles que nunca foram a uma ópera.
Mais uma vez, obrigada pela ajuda.
Abs, Cris
eymard
Vou deixar mais um link para facilitar aos interessados. Tem toda a temporada, as datas e um video com resumo.
http://www.metoperafamily.org/metopera/broadcast/hd_events_template.aspx?id=11964
Daniela
Oi Eymard,
Que notícia interessante! Eu não estava sabendo. Acabei de pesquisar na internet, parece que em NY transmitiram em telões e as pessoas prestigiaram na chuva! Excelente oportunidade, obrigada pela informação!
Um abraço e obrigada!
Daniela
eymard
Para os que se interessarem, vejam as informaçoes detalhadas neste site:
http://www.cinemark.com.br/acao/metopera.html
eymard
Daniela e demais interessados:
nao sei se voce ja tomou conhecimento mas no proximo sabado, dia 09 de outubro, havera transmissao ao vivo, em 45 paises, da Opera “O ouro do Reno”, de Wagner, que será apresentada no Metropolitan Opera, em NY.
Ate a temporada 2009/2010 as operas eram gravadas e depois apresentadas no cinema.
No temporda 2010/2011 estao inovando. A transmissao será ao vivo, diretamente de NY para as salas de cinema.
Em Brasilia a apresentaçao sera no cinemark do Pier 21 as 14 horas do dia 09.
Tambem acontece em SP, Rio de Janeiro e Salvador.
Claro que nao tem a mesma emoçao da opera ao vivo. Mas nao deixa de ser interessante. Assisti a temporada de 2009/2010 e gostei de todas as apresentaçoes que vi.
Daniela
Oi Eymard,
Certamente! Brasília, nossa bela capital, é uma cidade pequena. Os ipês de flores brancas ficam ainda mais contemplativos com uma bela música. Valeu!
Um abraço,
Daniela
eymard
Daniela: tem coisa que valha mais a pena do que ler o seu depoimento? Nao! Sinceramente, nao! Quem tem a agradecer sou eu. Uma pena mesmo que vc nao tenha podido assistir a Opera, mas fico feliz por saber que voce tomou o gostinho para voltar com prazer renovado. Quem sabe ja nao nos cruzamos nas avenidas de Brasilia, cada um no seu carro, ouvindo uma bela musica? Abraço. Eymard.
Daniela
Oi Eymard,
Tudo bem? Graças ao seu post, terei que voltar a Paris! Estive lá há alguns dias. Estava aguardando a minha oportunidade de, pela primeira vez, assistir a uma ópera. Ingressos na mão, lá vem a notícia: greve geral!!! Recebi um e-mail da Ópera Garnier informando que o espetáculo não teria figurino nem decoração, enfim, todos em greve! Fiquei tão triste… Não acreditei, fui até lá e vi aquela fila enorme de pessoas devolvendo os ingressos. Disseram que o espetáculo descaracterizado não seria tão bom. Já que não estou com dinheiro sobrando, decidi optar pelo recebimento do dinheiro (280 euros, 2 ingressos). Assim, com esse dinheirinho resgatado, vou recomeçar minhas economias para voltar a Paris, afinal, agora, depois do seu post, preciso ir à Ópera Garnier!!! Estou com o programa, com o CD e com o DVD da ópera que eu assistiria (L’Italiana In Algeri)… Agradeço o seu belo post e a sua generosidade em compartilhar cultura e informação. Sinceramente, agora que estou de volta, estou feliz por ter um excelente motivo para voltar em breve! Além disso, estou feliz da vida ouvindo no meu carro e assistindo trechos do espetáculo. Bom demais!
Um abraço e meus agradecimentos!
Daniela (BsB)