Este texto foi escrito por Eymard Loguércio.
A Opera de Paris dará início à temporada 2010/2011 a partir de 9 de setembro 2010. Há espetáculo tanto na Opera Bastille – construção moderna que abriga os espetáculos maiores – quanto no Palais Garnier – o clássico teatro da Ópera.
Vale a pena ir à Òpera! Fazendo alguma pesquisa, você encontrará espetáculos que lhe agrade e caiba no seu bolso. Os ingressos mais baratos são difíceis, mas não são impossíveis. Minha dica: não desista. Insista até conseguir o ingresso desejado.
Particularmente não gosto de óperas muito longas ou muito densas. Prefiro aquelas mais leves, divertidas ou românticas. Da nova temporada destaco as mais populares: As Bodas de Figaro, Madame Butterfly, Tosca e Otelo. Todas montadas na Opera Bastille. Óperas com grande elenco e músicas já bastante conhecidas.
Giulio Cesare e Cosi Fan Tutte serão apresentadas na Opera Garnier. Grande oportunidade para assistir um espetáculo de alto nível e conhecer o teatro da Opera. Giulio Cesare contará com a presença de uma soprano conhecida: Natalie Dessay. Eu escolheria esta peça, ainda que fosse pela oportunidade de vê-la atuando.
No espetáculo Cosi Fan Tutte a presença do tenor brasileiro Paulo Szot, que estará no papel de Guglielmo, seria suficiente para a escolha. Paulo Szot tem feito enorme sucesso em NY nos espetáculos das Broadway e ganhou vários prêmios importantes em 2009/2010.
Para aqueles que nunca foram a ópera, eu aconselharia o espetáculo L’Italiana in Algeri de Rossini ( na Opera Garnier). Pela música, charme e bom humor, seria a minha aposta para os que receiam não gostar deste tipo de espetáculo.
As óperas são classificadas por períodos, estilos ou pelo autor. Nem sempre agradam e nem todas são acessíveis. Algumas são realmente chatas. Mas isso vale para qualquer manifestação artística. O importante é não se privar da experiência por puro preconceito. Poderíamos criar, à moda dos enochatos, gastrochatos, os operachatos. Mas isso fica para outro artigo.
É fácil e seguro comprar o bilhete pela internet. A venda é aberta com alguma antecedência – em geral, 30 dias antes – e você precisa se cadastrar no site da ópera. Os preços variam conforme a localização na sala e a antecedência da compra. No dia do espetáculo, se houver ingresso disponível, a bilhetreia também promove vendas especiais.
Não se esqueça de tomar uma coupe de champagne no intervalo!
Reservem seus ingressos clicando aqui.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
270 Comentários
Mirella Cozzi
Eymard
O lance da computação gráfica no cenário diminui a distância de 200 anos entre o texto e a montagem, ficou muito interessante mesmo. Gostei tb dos figurinos, da caracterização dos personagens.
Se tiver outra oportunidade, não deixe de ver.
Abraço
Carla B.
Eymard e Mirella,
Eu também assiti semana passada. O espetáculo é muito bom. Acho que por tratar-se de ópera buffa o resultado final é surpreedente. não sei nos demias gêneros. Me diverti muuuuito. Realmente estão de parabens!! Abraço,
eymard
Mirella, que bom que voce conseguiu ver e, pelo visto, gostou. Sabe que eles passaram por aqui e eu nao consegui assistir? Acho que a Cia Brasileira de Opera esta fazendo um bem danado para esse tipo de manifestacao artistica. Eles ainda vao passar por Santos, Sao Paulo, Ribeirao Preto e Rio de Janeiro. Para conseguir chegar em todo o Brasil eles foram criativos nos cenarios e na composicao em cena. O maestro John Neschling é um craque. Mas nao sei como ficou o resultado final, pois, como disse, justo no final de semana em que houve a apresentacao em Brasilia, eu nao estava por aqui.
Mirella Cozzi
Eymard
Incentivada por este seu maravilhoso post, fui ver, neste último fim de semana, a montagem de O Barbeiro de Sevilha pela Cia Brasileira de Ópera e adorei. Obrigada pelas dicas prestadas com tanta atenção e gentileza.
Beth
Louise
Convention fica lá no 15ème, bem distante da das Óperas. Melhor usar o Metro…
Eymard
Gostei da idéia do msn, risos.
Louise
Eymard, obrigada pelo pitaco 🙂 Acho que só precisamos ir logo para Paris mesmo…Estamos em contagem regressiva…
Eymard
acho divertido quando o blog vira quase um msn…pitacos e Lina on line…nós, no calor deste fim de inverno; Lina no frio desse fim de verao…(rs). No suplemento do Estadao, de hoje, saiu uma materia sobre a polemica em Versailles.
Eymard
Louise, vou dar meu pitaco: o seu hotel fica bem proximo de uma estaçao de metro (Convention). A saida do metro fica bem na rua do seu hotel. Tanto na Garnier, quanto na Bastille, o metro tambem é ao lado. Portanto, é facil circular de metro mesmo no horario de saida da opera (22/22:30). Voces vao se sentir mais ou menos seguras depois que chegarem la e observarem a movimentaçao a noite, proximo do seu hotel. Pela curta distancia que vi entre o seu hotel e a estaçao de metro, acho que voces vao ficar muito tranquilas.
conexaoparis
Eymard
Já estou com mangas compridas e blusas de lã. Me preparo psicologicamente para o inverno que detesto.
Louise
Madá e Beth,
o ballet tem duração menor que a opera??? Tipo, ambos terminam por volta de 22h30??? Tinham me dito que, depois das 19h, o metrô não é seguro….mas aqui no blog, pelo que tenho lido, as pessoas usam o metrô, andam a pé, sem o menor problema….e, tambem pelo que li, o bairro que fica o Ajiel – Montparnasse – é bem tranquilo…acho que nós, brasileiros, acostumados a viver “em guarda” na rua, no carro, nos lugares, estranhamos essa situação mais tranquila… 🙂
Obrigada pelas respostas 🙂
Beth
Madá
Como é que vc adivinhou??? Risos.
Eu não abro mão do meu Calvados nem andando pela cidade, risos.
É o meu chá das 5…
Bjs.