Este texto foi escrito por Eymard Loguércio.
A Opera de Paris dará início à temporada 2010/2011 a partir de 9 de setembro 2010. Há espetáculo tanto na Opera Bastille – construção moderna que abriga os espetáculos maiores – quanto no Palais Garnier – o clássico teatro da Ópera.
Vale a pena ir à Òpera! Fazendo alguma pesquisa, você encontrará espetáculos que lhe agrade e caiba no seu bolso. Os ingressos mais baratos são difíceis, mas não são impossíveis. Minha dica: não desista. Insista até conseguir o ingresso desejado.
Particularmente não gosto de óperas muito longas ou muito densas. Prefiro aquelas mais leves, divertidas ou românticas. Da nova temporada destaco as mais populares: As Bodas de Figaro, Madame Butterfly, Tosca e Otelo. Todas montadas na Opera Bastille. Óperas com grande elenco e músicas já bastante conhecidas.
Giulio Cesare e Cosi Fan Tutte serão apresentadas na Opera Garnier. Grande oportunidade para assistir um espetáculo de alto nível e conhecer o teatro da Opera. Giulio Cesare contará com a presença de uma soprano conhecida: Natalie Dessay. Eu escolheria esta peça, ainda que fosse pela oportunidade de vê-la atuando.
No espetáculo Cosi Fan Tutte a presença do tenor brasileiro Paulo Szot, que estará no papel de Guglielmo, seria suficiente para a escolha. Paulo Szot tem feito enorme sucesso em NY nos espetáculos das Broadway e ganhou vários prêmios importantes em 2009/2010.
Para aqueles que nunca foram a ópera, eu aconselharia o espetáculo L’Italiana in Algeri de Rossini ( na Opera Garnier). Pela música, charme e bom humor, seria a minha aposta para os que receiam não gostar deste tipo de espetáculo.
As óperas são classificadas por períodos, estilos ou pelo autor. Nem sempre agradam e nem todas são acessíveis. Algumas são realmente chatas. Mas isso vale para qualquer manifestação artística. O importante é não se privar da experiência por puro preconceito. Poderíamos criar, à moda dos enochatos, gastrochatos, os operachatos. Mas isso fica para outro artigo.
É fácil e seguro comprar o bilhete pela internet. A venda é aberta com alguma antecedência – em geral, 30 dias antes – e você precisa se cadastrar no site da ópera. Os preços variam conforme a localização na sala e a antecedência da compra. No dia do espetáculo, se houver ingresso disponível, a bilhetreia também promove vendas especiais.
Não se esqueça de tomar uma coupe de champagne no intervalo!
Reservem seus ingressos clicando aqui.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
270 Comentários
Madá
Carla B,
O navio fantasma (ou holandes voador) levou duas horas e meia, ou seja, comecou as 19:30h e terminou as 22h.
Louise, pode usar o metro. Taxi é mais complicado, nao reparei se havia algo tipo um ponto. O dificil mesmo é jantar após a ópera. Tem que ser um restaurante mais simples de “service continu” ou non-stop… Os mais tradicionais, alem da reserva, vc tem que fazer o pedido no máximo até as 22h, se não o chef vai embora.
Beth, que disposição … Deve ter sido linda essa caminhada, mas haja Calvados !!!
Beth
Louise
A ópera não termina muito tarde e Paris é uma cidade segura.
Abs.
Louise
Comprei e já recebi ingressos para o ballet Paquita no Garnier e a opera le tryptique no Opera Bastille 🙂 Minha mãe e eu estamos ansiosas para viajar logo!! (Ainda faltam 3 semanas…contagem regressiva!) Fiquei na dúvida quanto ao retorno para o hotel…..estaremos hospedadas no Ajiel Hotel, em Montparnasse (rue de La Convention)…..tem táxi sempre disponivel proximo as operas? metrô é perigoso????Os espetaculos demoram quanto tempo (ps: marinheira de primeira viagem 😛 )? Tipo….termina muito tarde da noite? Somos só eu e minha mãe…..duas baixinhas (“invocadas” portanto…), mas não queremos nos arriscar a toa…:)
Beth
Madá
Estava tudo tão tranquilo que eu até me repeti, risos.
Conta como está o clima aí, parece que está esfriando.
Bjs.
Beth
Madá
Este ano eu e Dodô voltamos para o hotel lá pela meia noite e meia andando a pé debaixo de neve depois de um delicioso jantar no Chez Andrè… Andamos quase 1 km na maior tranquilidade. E eu ainda parei para ver umas vitrines, risos.
Maior tranquilidade…
Bjs.
Carla B.
Madá,
Qual a duração da ópera O Holandês Voador? Abraço,
Madá
Margarete,
Eu voltei a pe da Opera da Bastilha para o Marais e ainda jantei no Camille sem reserva as 22:30h. Voltei a pé para o hotel, por volta da meia-noite, e ainda fizemos uma caminhada até o Sena/Pont Marie para fazer a digestão. Com clima ameno, em torno de 16 graus, estava muito agradável. Fiquei impressionada em ver várias mulheres jovens (20-30) desacompanhadas, andando na rua nesse horário.
Beth
Margarete
Mesmo no aeroporto, na fila dos taxis, vc pode pedir uma minivan. Eu estava disposta a pegar dois taxis (risos) mas o funcionário responsável pela fila chamou uma minivan espontaneamente.
Abs.
Eymard
Margarete, a Beth ja disse tudo. Veja no hotel e pegue o telefone de taxis para os casos de necessidade. Os taxis normais, quando admitem 4 pessoas (1 na frente e 3 atras), cobram tarifa diferenciada. Estou curioso para ver o que voces vao achar dos espetaculos. Nao deixe de voltar e nos contar. abs, eymard.
Margarete
Novamente, obrigada! estava preocupada quanto aos táxis. Mais uma dúvida resolvida.