Este texto foi escrito por Eymard Loguércio.
A Opera de Paris dará início à temporada 2010/2011 a partir de 9 de setembro 2010. Há espetáculo tanto na Opera Bastille – construção moderna que abriga os espetáculos maiores – quanto no Palais Garnier – o clássico teatro da Ópera.
Vale a pena ir à Òpera! Fazendo alguma pesquisa, você encontrará espetáculos que lhe agrade e caiba no seu bolso. Os ingressos mais baratos são difíceis, mas não são impossíveis. Minha dica: não desista. Insista até conseguir o ingresso desejado.
Particularmente não gosto de óperas muito longas ou muito densas. Prefiro aquelas mais leves, divertidas ou românticas. Da nova temporada destaco as mais populares: As Bodas de Figaro, Madame Butterfly, Tosca e Otelo. Todas montadas na Opera Bastille. Óperas com grande elenco e músicas já bastante conhecidas.
Giulio Cesare e Cosi Fan Tutte serão apresentadas na Opera Garnier. Grande oportunidade para assistir um espetáculo de alto nível e conhecer o teatro da Opera. Giulio Cesare contará com a presença de uma soprano conhecida: Natalie Dessay. Eu escolheria esta peça, ainda que fosse pela oportunidade de vê-la atuando.
No espetáculo Cosi Fan Tutte a presença do tenor brasileiro Paulo Szot, que estará no papel de Guglielmo, seria suficiente para a escolha. Paulo Szot tem feito enorme sucesso em NY nos espetáculos das Broadway e ganhou vários prêmios importantes em 2009/2010.
Para aqueles que nunca foram a ópera, eu aconselharia o espetáculo L’Italiana in Algeri de Rossini ( na Opera Garnier). Pela música, charme e bom humor, seria a minha aposta para os que receiam não gostar deste tipo de espetáculo.
As óperas são classificadas por períodos, estilos ou pelo autor. Nem sempre agradam e nem todas são acessíveis. Algumas são realmente chatas. Mas isso vale para qualquer manifestação artística. O importante é não se privar da experiência por puro preconceito. Poderíamos criar, à moda dos enochatos, gastrochatos, os operachatos. Mas isso fica para outro artigo.
É fácil e seguro comprar o bilhete pela internet. A venda é aberta com alguma antecedência – em geral, 30 dias antes – e você precisa se cadastrar no site da ópera. Os preços variam conforme a localização na sala e a antecedência da compra. No dia do espetáculo, se houver ingresso disponível, a bilhetreia também promove vendas especiais.
Não se esqueça de tomar uma coupe de champagne no intervalo!
Reservem seus ingressos clicando aqui.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
270 Comentários
Eymard
Madá, nada melhor do que ser “surpreendido”. O Alcazar tem um clima “bacana”, alto astral e boa comida. Bom saber que vocês aprovaram e ainda foram “surpreendidos”! Fica ai a dica para o mês de setembro.
Madá
Eymard, seguindo mais uma de suas sugestoes fui jantar no Alcazar e qual nao foi minha surpresa ao saber que seria uma noite lírica. Foi lindo, uma soprano, um tenor e uma pianista. A cada 15/20 minutos eles cantavam uma ária famosa (ou trecho) bem rápido, mas muito bonito. Nesse mes de setembro será toda 2a. a noite.
eymard
Que maravilha Madá. Estava mesmo esperando o seu comentário. Opera é assim. Quando o espetaculo é bom, é pura e unica emoçao. Tambem achei interessante nao ter intervalo, pois essa era a ideia original dessa Opera. Algumas montagens fazem o intervaldo. Mas foi originalmente escrita em 3 atos, sem intervalo! Quanto ao cenario, vi que a montagem era arrojada, sem muita parafernalia. Como vc disse, clean, como tem que ser.
Louise, roupa é mesmo assim com a Madá descreveu. Vejo sempre muita preocupaçao sobre isso. Nao se preocupe.
Sueli OVB
Uau, Madá!
Eu não tinha dúvida alguma que essa ópera seria um espetáculo. Daqui a pouco serei eu a estar aí para curtí-la.
Carla
Beth,
Tenho certeza que sim. Abraço
Beth
Carla
A Ópera é lindíssima e o tema é “meio” auto-gráfico, a fuga de Wagner de Riga. e a tempestade que arrastou o navio…. Assisti essa ópera em Bayreuth (DE), uma montagem tradicional. Vc vai adorar!
Abs.
Carla
Beth,
Eu também amei. E o melhor é que eu estarei assistindo ela em breve.
Beth
Madá
Vc está em Paris??????
Fiquei emocionada com o seu relato sobre O Navio Fantasma…
Achei interessante o cenário clean e a falta de intervalo.
Um beijo
Louise
Obrigada pelas respostas….vamos ensaiar a frase em ingles e frances pedindo para trocar os lugares 🙂 …torcendo para que dê certo…
Madá
Louise,
Eu mesma já troquei com uma familia de franceses, pois o casal estava separado das filhas de cerca de 10 anos de idade, eles no lado impar e elas no lado par.
Quanto a roupa, tem de tudo, de jeans até vestidos mais arrumados, mas nada de longos. Porém, a maioria estava mais simples. Os homens de blazer, mas poucos de terno e gravata. Acho que no inverno o pessoal se arruma mais.