Este texto foi escrito por Eymard Loguércio.
A Opera de Paris dará início à temporada 2010/2011 a partir de 9 de setembro 2010. Há espetáculo tanto na Opera Bastille – construção moderna que abriga os espetáculos maiores – quanto no Palais Garnier – o clássico teatro da Ópera.
Vale a pena ir à Òpera! Fazendo alguma pesquisa, você encontrará espetáculos que lhe agrade e caiba no seu bolso. Os ingressos mais baratos são difíceis, mas não são impossíveis. Minha dica: não desista. Insista até conseguir o ingresso desejado.
Particularmente não gosto de óperas muito longas ou muito densas. Prefiro aquelas mais leves, divertidas ou românticas. Da nova temporada destaco as mais populares: As Bodas de Figaro, Madame Butterfly, Tosca e Otelo. Todas montadas na Opera Bastille. Óperas com grande elenco e músicas já bastante conhecidas.
Giulio Cesare e Cosi Fan Tutte serão apresentadas na Opera Garnier. Grande oportunidade para assistir um espetáculo de alto nível e conhecer o teatro da Opera. Giulio Cesare contará com a presença de uma soprano conhecida: Natalie Dessay. Eu escolheria esta peça, ainda que fosse pela oportunidade de vê-la atuando.
No espetáculo Cosi Fan Tutte a presença do tenor brasileiro Paulo Szot, que estará no papel de Guglielmo, seria suficiente para a escolha. Paulo Szot tem feito enorme sucesso em NY nos espetáculos das Broadway e ganhou vários prêmios importantes em 2009/2010.
Para aqueles que nunca foram a ópera, eu aconselharia o espetáculo L’Italiana in Algeri de Rossini ( na Opera Garnier). Pela música, charme e bom humor, seria a minha aposta para os que receiam não gostar deste tipo de espetáculo.
As óperas são classificadas por períodos, estilos ou pelo autor. Nem sempre agradam e nem todas são acessíveis. Algumas são realmente chatas. Mas isso vale para qualquer manifestação artística. O importante é não se privar da experiência por puro preconceito. Poderíamos criar, à moda dos enochatos, gastrochatos, os operachatos. Mas isso fica para outro artigo.
É fácil e seguro comprar o bilhete pela internet. A venda é aberta com alguma antecedência – em geral, 30 dias antes – e você precisa se cadastrar no site da ópera. Os preços variam conforme a localização na sala e a antecedência da compra. No dia do espetáculo, se houver ingresso disponível, a bilhetreia também promove vendas especiais.
Não se esqueça de tomar uma coupe de champagne no intervalo!
Reservem seus ingressos clicando aqui.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
270 Comentários
Eymard
Cris: prometo verificar o que tem para o período que voce vai estar por la e dar a minha sugestão. Vá acompanhando este post por alguns dias que eu te respondo.
Beth: o alemão não é para entender Wagner, onde vc tem toda a razão – basta sentir a linda música. O alemão é para me virar por lá (rs).
Rafael
Lina
Inicialmente, parabenizo você pelo excelente blog sempre trazendo novidades, dicas, as mais variadas informações.
Gostaria de saber onde jantar após um espetáculo na Ópera Garnier.
Abs a todos.
conexaoparis
Rafael
Jante aqui:
http://www.la-fontaine-gaillon.com/
Perto da opera e excelente.
Cris
Olá Eymard,
Estou maravilhada com o post! Infelizmente, nunca foi a uma ópera e meu conhecimento sobre o assunto é escasso. Por isso, gostaria que vocês me ajudassem, se puderem, é claro….
Vou para Roma no dia 18 de dezembro com meu marido, em seguida viajaremos pela região da Toscana e seguiremos até Veneza (tudo em 13 dias). De Veneza pegaremos um voo para Paris no dia 30 de dezembro, onde ficaremos por mais 8 dias.
Tenho muita vontade de ir a uma ópera, mas estou com muitas dúvidas. Você me aconselha a assitir uma ópera na Itália ou em Paris? Quais espetáculos devo buscar? De quais espetáculos devo fugir? Que tipo de roupa vestir? Como dá pra perceber, estou completamente perdida no assunto.
Agradeço desde já pela ajuda.
Abs.
Beth
Eymard
Eu ganhei do meu pai como presente de aniversário a ida a Bayreuth durante o Festival, risos. Um presente e tanto! Aliás, minha ida ao Festival De Mozart em Salzburg (outro ano) também foi presente de aniversário..
Meu pai, como amante da boa música gostava de dar para nós (e para ele, rs) esses presentes… Uma vez, o presente de natal para toda a família foi uma noite especial na Opera Garnier para ver a “Carmen” de Bizet de camarote, risos.
Abs.
Beth
Eymard
O Navio Fantasma é uma obra sutobiográfica de Wagner.
Fugindo dos credores na Alemanha pelo Báltico o navio em que Wagner viajava foi atingido por uma tempestade e arrastado para a Noruega. Ouvindo os cantos do marinheiros enquanto reparavam os mastros (mais o eco nos fjords) ele se inspirou para criar a ópera…Quando estive lá (Noruega) eu pude quase que ouvir o canto…A experienciência foi de arrepiar. Eu gosto muito da musica de Wagner. E Liebe Tod do “Tristan und Isolde” é para mim a mais bela canção de amor jamais escrita…
Não precisa aprender alemão para entender Wagner. Basta ouvir e sentir a música!
Abs.
Eymard
Beth, só me esqueci de dizer uma coisa: não fique preocupada pois o treinamento pode demorar uns 10 anos…..o tempo necessário para que se consiga um ingresso de um festival como esse (rs). Por sinal, o desse ano começou agora:
http://www.wagneropera.net/Bayreuth/2010-Bayreuth-Festival-Programme.htm
Eymard
Beth: é isso mesmo! Essa peça tem um problema com nomes (rs). O mais conhecido é exatamente o “navio fantasma”; mas o nome original é o Der Fliegend Holländer. Que privilégio poder assistir o prestigiado Festival de Beyreuth. Com a sua ajuda e da Helena pretendo treinar alemão para um dia passear por lá e participar do festival (risos).
Hélio Jr: e a sua viagem está logo chegando. Vamos ficar aguardando os seus relatos.
HÉLIO JR
Eymard,
Parabéns pelo post! Comprei bilhetes para o Show Boat no Theatre du Chatelet e para o ballet Roland Petit, no Garnier. As operações foram muito simples e os bilhetes chegaram à minha casa em dez dias.
Beth
Eymard
Agora eu entendi, risos
Le” vaisseiau” Fantôme é o Der Fliegend Holländer de R. Wagner.
Eu assisti no Festival de Beyreuth, um espetáculo inesquecível.
Já foi montado no Municipal do Rio, com cenário mais contemporâneo dirigido pelo Fernando Bicudo… Em português, “O Navio Fantasma.
Abs.
Guilherme Almeida
Eymard,
Obrigado!!!