Este texto foi escrito por Eymard Loguércio.
A Opera de Paris dará início à temporada 2010/2011 a partir de 9 de setembro 2010. Há espetáculo tanto na Opera Bastille – construção moderna que abriga os espetáculos maiores – quanto no Palais Garnier – o clássico teatro da Ópera.
Vale a pena ir à Òpera! Fazendo alguma pesquisa, você encontrará espetáculos que lhe agrade e caiba no seu bolso. Os ingressos mais baratos são difíceis, mas não são impossíveis. Minha dica: não desista. Insista até conseguir o ingresso desejado.
Particularmente não gosto de óperas muito longas ou muito densas. Prefiro aquelas mais leves, divertidas ou românticas. Da nova temporada destaco as mais populares: As Bodas de Figaro, Madame Butterfly, Tosca e Otelo. Todas montadas na Opera Bastille. Óperas com grande elenco e músicas já bastante conhecidas.
Giulio Cesare e Cosi Fan Tutte serão apresentadas na Opera Garnier. Grande oportunidade para assistir um espetáculo de alto nível e conhecer o teatro da Opera. Giulio Cesare contará com a presença de uma soprano conhecida: Natalie Dessay. Eu escolheria esta peça, ainda que fosse pela oportunidade de vê-la atuando.
No espetáculo Cosi Fan Tutte a presença do tenor brasileiro Paulo Szot, que estará no papel de Guglielmo, seria suficiente para a escolha. Paulo Szot tem feito enorme sucesso em NY nos espetáculos das Broadway e ganhou vários prêmios importantes em 2009/2010.
Para aqueles que nunca foram a ópera, eu aconselharia o espetáculo L’Italiana in Algeri de Rossini ( na Opera Garnier). Pela música, charme e bom humor, seria a minha aposta para os que receiam não gostar deste tipo de espetáculo.
As óperas são classificadas por períodos, estilos ou pelo autor. Nem sempre agradam e nem todas são acessíveis. Algumas são realmente chatas. Mas isso vale para qualquer manifestação artística. O importante é não se privar da experiência por puro preconceito. Poderíamos criar, à moda dos enochatos, gastrochatos, os operachatos. Mas isso fica para outro artigo.
É fácil e seguro comprar o bilhete pela internet. A venda é aberta com alguma antecedência – em geral, 30 dias antes – e você precisa se cadastrar no site da ópera. Os preços variam conforme a localização na sala e a antecedência da compra. No dia do espetáculo, se houver ingresso disponível, a bilhetreia também promove vendas especiais.
Não se esqueça de tomar uma coupe de champagne no intervalo!
Reservem seus ingressos clicando aqui.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
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270 Comentários
eymard
Beth, o palco da Bastille, assim como a opera como um todo é considerada uma das melhores e mais modernas.
Carla, tenho certeza de que nao vai se arrepender.
carla
Eymard.
Vou aproveitar sua dica e irei após a ópera no Bofinger. Abraço,
Beth
Eymard
Vc que esteve recentemente na Opera-Bastille talvez possa dizer se o palco é apropriado para a encenação do “Vaisseau Fantôme” de Wagner, que em princípio exige espaço e recursos especiais.
eymard
Carla e Madá: tambem ja assisti espetaculos nas duas casas. Nao tenho apuro tecnico suficiente para dizer que percebi diferenças acusticas. E claro que os predios mais modernos, tem melhores condiçoes para abrigar os grandes espetaculos. Nesse sentido, certamente, contam com tecnicas mais sofisticadas. No entanto, os predios antigos de opera, tem uma acustica natural e um ambiente preparado para a opera. Especialmente para alguns tipos de espetaculo.
carla
Madá,
Eu me equivoquei, irei assistir Le Vaisseiau Fantôme na Bastille. Eu perguntei a Eymard sobre ambas porque conversando com um amigo, ele comentou o que você descreveu acerca da qualidade técnica e acústica. Obrigada, bj
Beth
Madá
Eu já assisti óperas e ballets na Opera Garnier com visão total do palco, tanto da platéia como do balcão nobre…
Aliás, já assisti até da “torrinha”, onde vc quase se sente pendurada no lustre, risos. Nesse caso eu aconselho o uso de binóculos de soiré.
Eu acho que não existe comparação entre a Ópera-Bastille e a Ópera Garnier, são dois conceitos totalmente diversos. Em Bayreuth (Wagner) o palco é maior do que a platéia, e daí por diante…
Madá
Carla, vc tem certeza que o Navio Fantasma estará em Garnier ? Eu só vi anunciado na Ópera da Bastilha.
Eu andei lendo algumas reportagens, falando sobre a qualidade técnica superior da Ópera da Bastilha em relacao à Garnier. Durante um período, a ópera Garnier havia ficado quase que apenas para espetáculos “turísticos”. As grandes companhias estariam sendo direcionadas para a Bastilha. Porém, não sou especialista e posso ter me confundido.
Concordo que a Garnier por si só já é um programa, mas a sala Garnier possui diversos assentos, inclusive na platéia, onde só se vê metade, 1/3 do palco ou sem visibilidade alguma, etc. Eles avisam, mas às vezes passa despercebido. Eu já assisti alguns ballets assim, vendo metade do palco em Giselle, no tempo de estudante na década de 70. É preciso ficar atento. Se senta alguém alto na sua frente pode complicar. Já na Bastilha, a diferença nos assentos é basicamente a distância do palco e o ângulo de visão, mas sempre se tem uma boa visão do palco. Dizem que a acústica da Bastilha também é melhor, porém isso já faz tempo e pode ter mudado.
Beth
Carla
Eu sou suspeita em falar, pois sou uma apaixonada pela Ópera Garnier…
Acho que assistir uma ópera lá é um espetáculo duplo…
Abs.
carla
Beth,
Estou indo assitir a ópera Le Vaisseiau Fantôme na Garnier. Acho que com relação à beleza arquitetônica ela é mais imponente não é ? Bj,
Beth
Eymard
Assistir um espetáculo na Ópera de Paris (Garnier) ou no Scala de Milão tem um gostinho todo especial, risos.
Abs.