Este texto foi escrito por Eymard Loguércio.
A Opera de Paris dará início à temporada 2010/2011 a partir de 9 de setembro 2010. Há espetáculo tanto na Opera Bastille – construção moderna que abriga os espetáculos maiores – quanto no Palais Garnier – o clássico teatro da Ópera.
Vale a pena ir à Òpera! Fazendo alguma pesquisa, você encontrará espetáculos que lhe agrade e caiba no seu bolso. Os ingressos mais baratos são difíceis, mas não são impossíveis. Minha dica: não desista. Insista até conseguir o ingresso desejado.
Particularmente não gosto de óperas muito longas ou muito densas. Prefiro aquelas mais leves, divertidas ou românticas. Da nova temporada destaco as mais populares: As Bodas de Figaro, Madame Butterfly, Tosca e Otelo. Todas montadas na Opera Bastille. Óperas com grande elenco e músicas já bastante conhecidas.
Giulio Cesare e Cosi Fan Tutte serão apresentadas na Opera Garnier. Grande oportunidade para assistir um espetáculo de alto nível e conhecer o teatro da Opera. Giulio Cesare contará com a presença de uma soprano conhecida: Natalie Dessay. Eu escolheria esta peça, ainda que fosse pela oportunidade de vê-la atuando.
No espetáculo Cosi Fan Tutte a presença do tenor brasileiro Paulo Szot, que estará no papel de Guglielmo, seria suficiente para a escolha. Paulo Szot tem feito enorme sucesso em NY nos espetáculos das Broadway e ganhou vários prêmios importantes em 2009/2010.
Para aqueles que nunca foram a ópera, eu aconselharia o espetáculo L’Italiana in Algeri de Rossini ( na Opera Garnier). Pela música, charme e bom humor, seria a minha aposta para os que receiam não gostar deste tipo de espetáculo.
As óperas são classificadas por períodos, estilos ou pelo autor. Nem sempre agradam e nem todas são acessíveis. Algumas são realmente chatas. Mas isso vale para qualquer manifestação artística. O importante é não se privar da experiência por puro preconceito. Poderíamos criar, à moda dos enochatos, gastrochatos, os operachatos. Mas isso fica para outro artigo.
É fácil e seguro comprar o bilhete pela internet. A venda é aberta com alguma antecedência – em geral, 30 dias antes – e você precisa se cadastrar no site da ópera. Os preços variam conforme a localização na sala e a antecedência da compra. No dia do espetáculo, se houver ingresso disponível, a bilhetreia também promove vendas especiais.
Não se esqueça de tomar uma coupe de champagne no intervalo!
Reservem seus ingressos clicando aqui.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
270 Comentários
eymard
Carla, nenhuma diferença de qualidade. A Bastille, por ser uma estrutura mais moderna, comporta espetáculos maiores. Nenhuma diferença de qualidade. abraco.
carla
Eymard,
Você poderia me esclarecer se há diferença na qualidade das duas casas de espetáculo Garnier e Bastille? Obrigada, abraço,
CRIS
Olá Eymard, realmente não tinha visto o post que vc escreveu pra Valéria, muitíssimo obrigada por sua gentileza! Agora só preciso convencer meu marido 😉
Um abraço
Cris
eymard
Margarete: fique de olho. Veja que os espetaculos da primeira quinzena, na sua maioria, ja estao abertos para venda pela internet. Normalmente eles abrem entre 30/60 dias do espetaculo. Entre no calendario e veja aquela “bolinha” alaranjada. Como eu disse acima: insista e confira todos os dias.
Mercia: eu é que tenho a agradecer as tuas palavras. Obrigado.
Mirella: em Viena nao faltará espetaculo de Opera e/ou musica classica. Ja vi que na primeira quinzena tem varias e interessantes opçoes.
Madá: gosto mesmo é do programa de variedades proporcionado pela Lina no CP, na companhia de gente tao inteligente, bem humorada, culta como voce e os grandes amigos que ja fizemos por aqui.
Maria das Graças: fiquei babando na descriçao do seu jantar….e feito com todo o capricho da maezona que voce é!!!
Margarete
Lina/Eymard
Chegaremos (Casal e 2 filhas -15 e 19 anos) em Paris dia 21 de outubro e retorno dia 30 out. Após ler os ótimos comentários acima, fui comprar ingressos para qq espetáculo na O Garnier (pois quero muito conhecer) e na maioria dos espetáculos não tem a opção de reserva. Minha dúvida: Ainda vão ficar disponíveis ou não tem mais ingresso disponível. É nossa primeira viagem e estou montando tudo.
Abç e obg!
Margarete
Mércia
Eymard
Parbéns pelo post!
Puxa como é bom poder beber nesta fonte do Conexão Paris! Nos instiga a buscar e apronfundar em novos conhecimentos!
Gosto de música clássica desde os meus 7 anos quando comecei a estudar piano no conservatório Alberto Nepomuceno em Brasília. Aprendi algumas músicas de Bach, Beethoven… mas já me esqueci tudo…! Nem vou dizer quanto tempo estudei piano…rsrsrs.
Quanto a Óperas, ouvia muito aos domingos de um vizinho de meus pais! Mas não me casei com o filho dele SUELI OVB! (risos).
Conheço pouco do assunto, mas sou curiosa… Assisti uma peça em Viena (que não me lembro o nome… foi bonito…!) e gosto de Tristão e Isolda. Só temos a agradecer o seu Post Eymard!
Abços.
Mércia
Beth
Helena
Muito bom o texto.
É por aí mesmo, não há necessidade de “entender” a boa música. Basta gostar… É lógico que conhecer o “enredo” de uma ópera ou ballet ajuda bastante mas não é essencial.
Eu participei de um workshop sobre música erudita em Bonn simplesmente espetacular, onde o objetivo era a formação de novas platéias… O local escolhido foi um parque público num domingo ensolarado. Vários artistas, reunidos em pequenas orquestras e vestidos com roupa de época executavam pequenas peças e convidavam o público (pais e crianças) a participar….
Em meia hora vários coros expontâneos estavam formados,,, Sem falar em crianças e adultos cantando e dançando, etc.
Abs.
Helena Bauerlein
Mércia,
Nossa , que gostoso receber seus elogios !
Muito obrigada.
Madá
Maria das Graças, isso é que é comemoração bacana ! Parabéns.
Eymard, com esse sucesso vc vai ter que criar um blog de óperas…
Helena, adorei a dica, vou atras do livro também.
Mirella Cozzi
Lina e Eymard,
Obrigadíssima pela atenção.
Decidimos-nos pelo ballet do Palais Garnier. Como vamos para Viena em 02/01, penso que teremos a oportunidade de assistir a uma ópera lá.
Quando pesquisar o calendário de óperas de Viena, vou precisar incomodá-lo novamente, Eymard = )
Lina, aguardo ansiosamente suas sugestões de restaurante para o dia 31/12, talvez algum perto do Palais Garnier…
Abraços agradecidos, Mirella