Este texto foi escrito por Eymard Loguércio.
A Opera de Paris dará início à temporada 2010/2011 a partir de 9 de setembro 2010. Há espetáculo tanto na Opera Bastille – construção moderna que abriga os espetáculos maiores – quanto no Palais Garnier – o clássico teatro da Ópera.
Vale a pena ir à Òpera! Fazendo alguma pesquisa, você encontrará espetáculos que lhe agrade e caiba no seu bolso. Os ingressos mais baratos são difíceis, mas não são impossíveis. Minha dica: não desista. Insista até conseguir o ingresso desejado.
Particularmente não gosto de óperas muito longas ou muito densas. Prefiro aquelas mais leves, divertidas ou românticas. Da nova temporada destaco as mais populares: As Bodas de Figaro, Madame Butterfly, Tosca e Otelo. Todas montadas na Opera Bastille. Óperas com grande elenco e músicas já bastante conhecidas.
Giulio Cesare e Cosi Fan Tutte serão apresentadas na Opera Garnier. Grande oportunidade para assistir um espetáculo de alto nível e conhecer o teatro da Opera. Giulio Cesare contará com a presença de uma soprano conhecida: Natalie Dessay. Eu escolheria esta peça, ainda que fosse pela oportunidade de vê-la atuando.
No espetáculo Cosi Fan Tutte a presença do tenor brasileiro Paulo Szot, que estará no papel de Guglielmo, seria suficiente para a escolha. Paulo Szot tem feito enorme sucesso em NY nos espetáculos das Broadway e ganhou vários prêmios importantes em 2009/2010.
Para aqueles que nunca foram a ópera, eu aconselharia o espetáculo L’Italiana in Algeri de Rossini ( na Opera Garnier). Pela música, charme e bom humor, seria a minha aposta para os que receiam não gostar deste tipo de espetáculo.
As óperas são classificadas por períodos, estilos ou pelo autor. Nem sempre agradam e nem todas são acessíveis. Algumas são realmente chatas. Mas isso vale para qualquer manifestação artística. O importante é não se privar da experiência por puro preconceito. Poderíamos criar, à moda dos enochatos, gastrochatos, os operachatos. Mas isso fica para outro artigo.
É fácil e seguro comprar o bilhete pela internet. A venda é aberta com alguma antecedência – em geral, 30 dias antes – e você precisa se cadastrar no site da ópera. Os preços variam conforme a localização na sala e a antecedência da compra. No dia do espetáculo, se houver ingresso disponível, a bilhetreia também promove vendas especiais.
Não se esqueça de tomar uma coupe de champagne no intervalo!
Reservem seus ingressos clicando aqui.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
270 Comentários
Maria das Graças
Eymard, não dava para não perceber o desconforto de algumas pessoas. Para os que ainda vão, é bem melhor já saber o que vão encontrar.
Maria das Graças
Estive em Paris durante o último mes de junho. Época fraca em termos de programas culturais. Mas fui presenteada, no dia do meu aniversário, por uma belíssima apresentação da ópera La Traviata, na TV5. Foi encenada em Orange, perece-me que durante o Festival de Música do ano anterior (2009). Foi arrebatador. Começou às 21 e acabou à 23:30hs. Para fechar as comemorações uma bela sopa de osso de jamboneau com batatas, gratinada com gruyere, pão e vin rouge (o clima ainda estva fresco em Paris). De sobremesa, millefeuille da minha doceria parisiense preferida. Maravilha!
Maria das Graças
Sei muito pouco sobre óperas, ballets, concertos, etc. Não tive ainda a oportunidade de ir à Ópera, à Bastille e à Sala Pleyel. Já tive a oportunidade de assistir a concertos, belos concertos, belos balés, etc. em igrejas de Paris e aqui no Brasil (Municipal do Rio e Sala São Paulo). Tenho uma pequena coleção de música clássica selecionadas de acordo com o meu gosto musical e tinha uma de música popular brasileira. Essa última não tenho mais já que um assaltante gostou demais dela e a levou. Em uma viagem não temos como não selecionar o que ver e fazer. E o pouco que conheçamos previamente sobre um espetáculo nos ajudará na escola e evitará frustações. Ir a um espetáculo sem saber o que é, apenas para cumprir uma agenda, não sei não.
Temos um amigo, apaixonadíssimo por ópera, que viaja pelo mundo, única e exclusivamente, para assistir as suas óperas preferidas e com a montagem que ele gosta.
Mércia
Helena Bauerlein
Você arrasou! Aliás você é uma pessoa incrível! Já te falei porque o seu alemão se apaixonou por você, né? Não difícil saber… esse seu jeito simples e espontâneo de ser!
Que espetáculo este artigo sobre o livro do musicólogo Charles Rosen!!! Vou comprar para dar de presente para dois cunhados! E viva a simplicidade, o que é genuíno e espontâneo!
Bjos.
Mércia
Eymard
Celeste: vamos ficar na torcida e aguardando os seus relatos.
Helena: é claro que a gente vai agregando conhecimento sempre! O que nao precisa é ser profundo conhecedor. Quando se gosta, se pesquisa, procura-se adicionar informaçao. Isso em qualquer situaçao da vida, nao acha? A gente vai “educando” o ouvido; os olhos; o olfato; o tato…….e por ai vai…
Celeste
Obrigada Eymard pela dica inclusive para Notre Dame ja compramos ingresso, pela internet, para 2 noites dia12 e 19 .Qundo retornar conto tudo.
Helena Bauerlein
Eymard,
quer dizer que faz parte do clube ” gosto mas não entendo” ?
Não concordo !
Ou há diversos níveis de entendidos ?
O fato é que é muito bom apreciar, ouvir, ver o belo, sem que para isso precisemos de horas de aprendizado prévio !
Vive la musique !
Eymard
Helena, fui tentar te ajudar, mas vc ja se ajudou. Perfeito. Gostei e concordo com o artigo.
Essa historia de que a musica classica ou as operas sao para pessoas que “entendem”, para os “iniciados”, é uma forma de segregar. De afastar as pessoas.
E, especialmente no caso da Opera, a apresentaçao é fundamental. A peça pode ser excepcional do ponto de vista tecnico, mas se a montagem for ruim…O que vale é o que ela nos diz; o que nós conseguimos compreender dela sem que precise de muitos livros para nos explicar o que o autor quis dizer…
Estou muito feliz com a repercussao desse post e o interesse das pessoas. Quero dizer mais uma vez que nao tenho nenhuma formaçao musical. Sou um mero apreciador.
Helena Bauerlein
DESCULPEM !!!
POR AÍ VCS AVALIAM MINHA IGNORÂNCIA NOS ASSUNTOS DE INFORMÁTICA.
SÓ NA TERCEIRA TENTATIVA É QUE DEU CERTO !!!
LI ESSE TEXTO NO SÁBADO E ACHEI PERTINENTE AO POST DO EYMARD.
EU SEMPRE ESCUTO AS PESSOAS RESPONDEREM QUE GOSTAM DE MÚSICA CLÁSSICA, MAS QUE NÃO ENTENDEM.
SE FOR ESSE SEU CASO, É MENOS UMA COISA PARA SENTIR CULPA !
É SÓ RELAXAR E … OUVIR A MÚSICA, DEIXÁ-LA FRUIR … !
Helena Bauerlein
http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100807/not_imp591654,0.php