Este texto foi escrito por Eymard Loguércio.
A Opera de Paris dará início à temporada 2010/2011 a partir de 9 de setembro 2010. Há espetáculo tanto na Opera Bastille – construção moderna que abriga os espetáculos maiores – quanto no Palais Garnier – o clássico teatro da Ópera.
Vale a pena ir à Òpera! Fazendo alguma pesquisa, você encontrará espetáculos que lhe agrade e caiba no seu bolso. Os ingressos mais baratos são difíceis, mas não são impossíveis. Minha dica: não desista. Insista até conseguir o ingresso desejado.
Particularmente não gosto de óperas muito longas ou muito densas. Prefiro aquelas mais leves, divertidas ou românticas. Da nova temporada destaco as mais populares: As Bodas de Figaro, Madame Butterfly, Tosca e Otelo. Todas montadas na Opera Bastille. Óperas com grande elenco e músicas já bastante conhecidas.
Giulio Cesare e Cosi Fan Tutte serão apresentadas na Opera Garnier. Grande oportunidade para assistir um espetáculo de alto nível e conhecer o teatro da Opera. Giulio Cesare contará com a presença de uma soprano conhecida: Natalie Dessay. Eu escolheria esta peça, ainda que fosse pela oportunidade de vê-la atuando.
No espetáculo Cosi Fan Tutte a presença do tenor brasileiro Paulo Szot, que estará no papel de Guglielmo, seria suficiente para a escolha. Paulo Szot tem feito enorme sucesso em NY nos espetáculos das Broadway e ganhou vários prêmios importantes em 2009/2010.
Para aqueles que nunca foram a ópera, eu aconselharia o espetáculo L’Italiana in Algeri de Rossini ( na Opera Garnier). Pela música, charme e bom humor, seria a minha aposta para os que receiam não gostar deste tipo de espetáculo.
As óperas são classificadas por períodos, estilos ou pelo autor. Nem sempre agradam e nem todas são acessíveis. Algumas são realmente chatas. Mas isso vale para qualquer manifestação artística. O importante é não se privar da experiência por puro preconceito. Poderíamos criar, à moda dos enochatos, gastrochatos, os operachatos. Mas isso fica para outro artigo.
É fácil e seguro comprar o bilhete pela internet. A venda é aberta com alguma antecedência – em geral, 30 dias antes – e você precisa se cadastrar no site da ópera. Os preços variam conforme a localização na sala e a antecedência da compra. No dia do espetáculo, se houver ingresso disponível, a bilhetreia também promove vendas especiais.
Não se esqueça de tomar uma coupe de champagne no intervalo!
Reservem seus ingressos clicando aqui.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
270 Comentários
eymard
Suzy:
Figaro, sem duvida! A mais popular. A mais vista. A mais envolvente. E Mozart, é uma comédia, enfim, todos os elementos para gostar (e ainda tem a Barbara Fritolli como Soprano).
Trittico, em verdade, é a reuniao de 3 operas do Puccini. Agrada uns, desagrada outros. Nunca assisti.
No entanto, como voce quer uma dica para aquela primeira vez, va logo na grande opera. Tome uma coupe de champagne e lembre-se de mim (rs)
eymard
Cris: nao te esqueci nao. Se voce olhar a resposta que eu dei para a Valeria (nos comentarios acima), vai ver que eu localizei a unica opera para o periodo que voce vai estar em Paris. E é justo no dia 30, que voce chega. A unica opçao para o inicio de Janeiro (uma grande opçao, diga-se) seria ver o Ballet (lago dos cisnes). Um classico.
A parte da Italia é mais complicado. Veja esse site com as apresentaçoes na Italia.
http://online-tickets.it/suche_en.php?S=1
CRIS
Olá Eymard,
Vc co seguiu pesquisar sobre minha pergunta?
“Olá Eymard,
Estou maravilhada com o post! Infelizmente, nunca foi a uma ópera e meu conhecimento sobre o assunto é escasso. Por isso, gostaria que vocês me ajudassem, se puderem, é claro….
Vou para Roma no dia 18 de dezembro com meu marido, em seguida viajaremos pela região da Toscana e seguiremos até Veneza (tudo em 13 dias). De Veneza pegaremos um voo para Paris no dia 30 de dezembro, onde ficaremos por mais 8 dias.
Tenho muita vontade de ir a uma ópera, mas estou com muitas dúvidas. Você me aconselha a assitir uma ópera na Itália ou em Paris? Quais espetáculos devo buscar? De quais espetáculos devo fugir? Que tipo de roupa vestir? Como dá pra perceber, estou completamente perdida no assunto.
Agradeço desde já pela ajuda.
Abs.”
Estarei em roma dos dia 18 à 22 de dez, dali vou viajar pela Toscana (ainda não temos rumo certo), chego em veneza no dia 28 e vou para Paris no dia 30/12, onde permanecerei até o dia 06/01.
Estou completamente perdida, você poderia me dar uma luz?
Um abraço
Cris
suzy
Prezado Eymard
Aproveitando seus conhecimentos de mestre “operístico” (risos), recorro a sua gentileza para me ajudar a decidir: estarei em outubro com meu marido pela primeira vez em Paris. Nunca fomos à ópera, mas temos curiosidade. Nesse período, estarão em cartaz, na Bastille, Les Noces de Figaro (Mozart) e Le Triptyque (Puccini). Você poderia indicar qual delas seria mais “palatável” para quem nunca viu esse tipo de espetáculo e deseja se encantar com ele?
Desde já agradeço sua ajuda!
eymard
Putz, Lina, eu estava pensando como responder e nao tinha visto a sua resposta. Agora a Mirella vai ficar ainda mais indecisa…(rs).
O ballet, como diz Lina, nao tem erro.
Mas se voce quiser arriscar um pouquinho, pode se surpreender. Essa opera é de um autor Tcheco. Considerada uma opera comica e folclorica. Portanto, tem uma musica interessante e alegre. A montagem é na Opera Garnier, oportunidade para conhecer a sala de Opera antiga. Deve ser uma montagem colorida, cheia de elementos cenicos. Nao assisti essa peça, mas ela podera te surpreender. Dizem que o autor, Smetana, teve influencias tanto de Wagner, quanto de Mozart. Eu gosto da musica.
Procure ouvir a musica dessa opera para ver se voce gosta.
O ballet, como disse, nao tem erro. Um dos mais famosos: o lago dos cisnes. Corpo de baile da Opera de Paris e orquestra de Colonia (alemanha). Montagem para o ano novo, na Bastille (o predio mais moderno da Opera).
Resumo: dois grandes e diferentes espetaculos. O ballet é certeza. A opera, um risco calculado. Tenho certeza que vai te agradar. Agora, Mirella, é com voce. Depois nos conte.
conexaoparis
Eymard
Nesta área você tem a palavra final. Você manda.
Mirella Cozzi
Eymard, Lina e demais pitaqueiros,
Estarei em Paris de 26/12 a 02/01 e pretendo ir a algum espetáculo na Opera Garnier.
Tenho 2 opções: a ópera La Fiancée Vendue no dia 27 ou o ballet no dia 31. Como não conheço nada de ópera, queria a opinião de vcs se vale a pena começar por essa ou se é melhor fechar com chave de ouro 2010 com o ballet no dia 31?
Abraço p todos, Mirella
conexaoparis
Mirella
Eu começaria pelo balé.
Mas o mestre aqui nesta área é o Eymard. Vamos aguardar sua resposta.
Kika Mello
BETH
muito obrigado pela referência. Já está devidamente anotada. Agora é só comprar e arranjar tempo para ler os montes de livros que já estão separados numa pilha( rs).
Um beijo querida!
Kika
Helena Bäuerlein
OI Fernanda,
Parabéns pelo casamento próximo !
Vc sabe que eu trabalho no ramo de festas de casamento , não é ?
Vc e seu noivo fizeram um site ?
Gostaria de ver !
Entre no Blog ”Jogando o Bouquet”. Vc vai gostar.
Um abraço.
MARIA
Obrigado pelas respostas. Tenho até 30 de agosto, data em que os ingressos dos referidos espetáculos estarão à venda na Internet, para me decidir. Mas estou mais propensa ao ballet como programa para todos nós. E a ópera só para os meus pais.
fernanda - de Casamento Marcado
sulei ovb!! meu casamento será em 20.11.2010, em sp/sp!
lua-de-mel tão sonhada em paris!!
estou felicíssima e querendo aproveitar cada segundo pela cidade luz!!
neste sentido, este blog é minha leitura diária já há alguns meses!
maria lina, obrigada pela sugestão!! considerarei com carinho! e obrigada pelo blog tão bacana e útil!!