Este texto foi escrito por Eymard Loguércio.
A Opera de Paris dará início à temporada 2010/2011 a partir de 9 de setembro 2010. Há espetáculo tanto na Opera Bastille – construção moderna que abriga os espetáculos maiores – quanto no Palais Garnier – o clássico teatro da Ópera.
Vale a pena ir à Òpera! Fazendo alguma pesquisa, você encontrará espetáculos que lhe agrade e caiba no seu bolso. Os ingressos mais baratos são difíceis, mas não são impossíveis. Minha dica: não desista. Insista até conseguir o ingresso desejado.
Particularmente não gosto de óperas muito longas ou muito densas. Prefiro aquelas mais leves, divertidas ou românticas. Da nova temporada destaco as mais populares: As Bodas de Figaro, Madame Butterfly, Tosca e Otelo. Todas montadas na Opera Bastille. Óperas com grande elenco e músicas já bastante conhecidas.
Giulio Cesare e Cosi Fan Tutte serão apresentadas na Opera Garnier. Grande oportunidade para assistir um espetáculo de alto nível e conhecer o teatro da Opera. Giulio Cesare contará com a presença de uma soprano conhecida: Natalie Dessay. Eu escolheria esta peça, ainda que fosse pela oportunidade de vê-la atuando.
No espetáculo Cosi Fan Tutte a presença do tenor brasileiro Paulo Szot, que estará no papel de Guglielmo, seria suficiente para a escolha. Paulo Szot tem feito enorme sucesso em NY nos espetáculos das Broadway e ganhou vários prêmios importantes em 2009/2010.
Para aqueles que nunca foram a ópera, eu aconselharia o espetáculo L’Italiana in Algeri de Rossini ( na Opera Garnier). Pela música, charme e bom humor, seria a minha aposta para os que receiam não gostar deste tipo de espetáculo.
As óperas são classificadas por períodos, estilos ou pelo autor. Nem sempre agradam e nem todas são acessíveis. Algumas são realmente chatas. Mas isso vale para qualquer manifestação artística. O importante é não se privar da experiência por puro preconceito. Poderíamos criar, à moda dos enochatos, gastrochatos, os operachatos. Mas isso fica para outro artigo.
É fácil e seguro comprar o bilhete pela internet. A venda é aberta com alguma antecedência – em geral, 30 dias antes – e você precisa se cadastrar no site da ópera. Os preços variam conforme a localização na sala e a antecedência da compra. No dia do espetáculo, se houver ingresso disponível, a bilhetreia também promove vendas especiais.
Não se esqueça de tomar uma coupe de champagne no intervalo!
Reservem seus ingressos clicando aqui.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
270 Comentários
Eymard
Guilherme,
não se preocupe excessivamente com trajes. Você encontra pessoas muito elegantes (paletó, gravata) e pessoas (jovens frequentam óperas mundo afora) com jeans e tenis. Recomendo sempre o meio termo para nunca errar (salvo se o lugar exigir um tipo de vestimenta especifico, o que não é o caso) – calça e camisa social, sapato e blazer (este último, não é obrigatório, repito; se tiver frio — e estará pois você vai em novembro, pode ser um casaco normal). Mulheres? Elas sempre sabem o que usar….(risos)
Guilherme Almeida
Lina,
Parabenizo pelo excelente site, inicialmente.
Vamos, eu e minha noiva, em lua de mel para paris em Novembro. Acompanho diariamente o site e, através dele, acabei locando um apto com o Vinicius.
O guia escrito tb é ótimo. Tenho a impressão que chegarei com certa intimidade em Paris.
A dúvida quanto às óperas é a seguinte: Que traje devo vestir? E as mulheres?
Abraço
Guilherme
Beth
Eymard
Parabéns pelo tão esperado Post sobre Ópera!
Adorei! Vc sabe que também sou uma antiga amante dessa bela arte e posso dizes que já assisti belos espetáculos na Opera Garnier…
Não sabia que o Paulo Szot iria se apresentar nessa temporada! Também, depois do sucesso dele em NY já era esperado que ele voltasse a se apresentar na velha Europa onde ele fez seus estudos…
Um grande abraço
Kika Mello
EYMARD
sempre excelência no tema escolhido e no texto gostoso e informativo. Parabéns!
Eymard
Jorge e Cláudia: depois que mandei o texto para a Lina fiquei pensando se eu não seria um “chatópera”!!!! Expressão que pode ser lida de várias maneiras – chato da ópera ou um cha-topeira (risos). Mas, com as manifestações de vocês fiquei tranquilo. Sou apenas, como o Jorge, um apreciador. Sem nenhuma outra pretensão!!!!
Infelizmente não temos nem hábito e nem montagens no Brasil. Como disse Sueli, se no RJ ou em SP, as vezes há alguma coisa, por essas bandas não há nada.
A nossa grande ópera – e é sim uma grande ópera – é o carnaval.
Eymard
Sueli, ótimas escolhas. E acho que na Le Vaisseiau Fantôme você pode ter a companhia da Madá (rs). A montagem dessa grande ópera de Wagner (“O Holandês voador”) deve impressionar. Além da história (clássica para as óperas – um navegador punido por Deus e banido de sua pátria precisa encontrar o amor e a fidelidade de uma mulher para afastar a maldição. Encontra a mulher, mas esta fica dividida entre 2 amores. O final é trágico e romântico ao mesmo tempo. Preste bem atenção na “balada do holandês”.
O cast dessa ópera é muito bom, especialmente os 3 personagens principais. Cantores experientes que já se apresentaram nos melhores teatros de ópera do mundo.
Acho que vocês vão gostar muito e eu vou ficar com uma pontinha de boa inveja!!! (risos). Conte-nos tudo depois.
Cláudia Oiticica
Eymard, ainda bem que você está anos luz de ser um operachato,rrss.
É o nosso “opera’s indicator preferido”.
No Palais Garnier só assisti uma ópera bufa, nada memorável. Salva apenas pela beleza do local.
Sueli OVB
EYMARD
Parabéns pelo post! Também sou uma apaixonada por óperas e ballets e sinto enorme falta dessas manifestações artísticas pelos nossos palcos.
Se no eixo Rio/São Paulo isso já é uma raridade, imagina em Brasília? Somos orfãos dessas boas obras e o que nos resta é assistí-las em vídeo. Por aqui até mesmo as apresentações no cinema das grandes óperas encenadas no Metropolitan foram suspensas. Lamentável!
Como esse ano vou a Paris em temporada de ópera e ballet, busquei informações nesse link: http://www.operadeparis.fr/cns11/live/onp/calendrier/index.php?&lang=fr&cal_select_month=20100901000000
Aí está toda a programação da temporada 2010/2011, o que nos dá exata noção do que poderemos realmente assistir, ou não. Na verdade, para ter acesso a todos os espetáculos que nos agradam, teríamos que passar toda a tempora em Paris, quando o que nos resta, em média, são uns 15 dias.
Minhas eleitas para o período que estarei na cidade são as óperas Le Vaisseiau Fantôme, na Bastille e L’Italienne à Alger, na Garnier e o ballet Rolant Petit, na Garnier.
Abraço
Amelia
Este vai para o meu favoritos, afinal é uma aula para os leigos no assunto, como eu.
jorge fortunato
Eymard
Sou fã de óperas desde sempre. Acho que fui fisgado noprimeiro acorde de La Boheme de Puccini e essa paixão tem me acompanhado. Nos domingos pela manhã os meus vizinhos sempre escutam alguma ópera …rs É bom despertar com Puccini, Rossini, Verdi… quanto à programação das óperas em Paris fico com muita inveja dos franceses e dos europeus em geral, já que por estas bandas e, principalmente, no Rio a tempora é minguada. Depois de Il Trovadore, fala-se em Romeu e Julieta e só. Em Paris ainda não tive oportunidade de assistir nenhum espetáculo nos teatros citados. Mas já assisti em Viena e Lyon. E quanta às óperas chatas, são poucas, mas existem. Uma delas é “O Nariz” – ópera russa. Saí no intervaleo do primeiro ato.
Abraço e parabéns pelo texto.