Entre as lendas e mitos parisienses, alguns se relacionam com a Ópera Garnier.
O fato da Garnier ser a décima terceira ópera construída em Paris contribuiu para o aparecimento de superstições e lendas em torno do monumento. Um acidente mortal ocorrido em 1896 soltou ainda mais as imaginações. Neste ano, no dia 20 de maio, o contrapeso do enorme lustre da sala da Ópera se quebrou durante um espetáculo atingindo a pessoa que se encontrava na poltrona numero 13. Durante algum tempo comentários falaram da maldição, de barulhos e sussurros nos corredores dos camarins.
Este fato foi, provavelmente, a fonte de inspiração de Gaston Leroux para seu famoso livro “O Fantasma da Opera”.
A Garnier também está ligada ao mito da existência de um lago subterrâneo em Paris.
O solo desta região é muito úmido e, durante a sua construção, para canalizar a umidade e evitar infiltrações uma enorme “piscina” foi construida debaixo do palco da Ópera. Até hoje técnicos fazem uma vistoria, de barco, das estruturas deste reservatório. Peixes – carpas – residem neste endereço prestigioso e são bem alimentados pelos funcionários que aí trabalham. Eles são a prova que a qualidade da água é boa.
Quando entrar na Garnier deixe sua imaginação vagar entre acidentes mortais, fantasmas e peixes termômetros da qualidade da água do lago que se encontra debaixo da sua cadeira.
Você pode encontrar o DVD do Fantasma da Ópera na Amazon.
Conheça os apartamentos para alugar na região da Opéra da À La Parisienne, empresa parceira do Conexão Paris para aluguel de apartamentos em Paris.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
34 Comentários
Jacqueline
Fui lá assistir a um ballet. Já anotei na agenda a visita guiada para a próxima viagem. Depois deste post não perderia por nada. Na verdade, olhar para esses enormes lustres no alto dos grandes teatros sempre me dá arrepios. E as indagações: quem os limpa? quem os colocou lá? como?
Cláudia Oiticica
Madá, vi agora o seu comentário. Sua ligação com o Palácio Garnier é especial, não é mesmo?? Uma festa de formatura de um filho nesse local é mais do que o máximo!!Abs!!
Cláudia Oiticica
Acho essas estórias interessantíssimas!Tem um episódio do Des Racines et des Ailes todo dedicado à Ópera Garnier que conta todos esses detalhes. Maravilhoso!!
Eymard
Vera, ficamos no W.
Ali pertinho, tem varios lugares para cafe.
Um mais especial é o da propria Opera. 20 euros.
No boulevard capuccines, varias opçoes, inclusive o Le gran cafe.
Enfim, bastara voce descer e encontrara varias opçoes.
Dani Polis
Eu, quando fui a Paris, coloquei na minha lista ir visitar o Opera Garnier. Eu amo fantasma da Ópera, e a beleza do Teatro me impressionou mais do que no filme. Amei.
Recomendo à todos a visita!
Vera Lucia
Lina, tudo bem? Para variar gostaria de uma indicação sua, eu ficarei dois dias no hotel W Paris Opera hotel….Como eu ganhei a diária de presente, eu não quero gastar muito além do que está incluso pois o café da manhã lá é caríssimo (38,00 euros)… Tem algum local que vc indica lá perto para isso? (será um final de semana) Obrigada novamente, seu site é uma fonte obrigatória para quem vai a Paris, nota 1.000!!! Parabéns! bjs
Lina
Vera Lúcia
Moro perto deste hotel. Na rue La Fayette, na primeira quadra, pertinho das galerias Lafayette você pode tomar um café da manhã por menos de 8 euros na Pomme de Pain. Procure no passeio da direita.
Madá
Vi essas piscinas em um episódio da TV5, daquele programa Des racines et des ailes, que a Claudia Oiticia gentilmente gravou para mim. Muito bom.
Vaninha
por favor,corrija a palavra úmido(sem H)
Lina
Vaninha
Correção feita. Meu dicionário deve ser português de Portugal.
Roberta Negrão
Tive a oportunidade de fazer a visita guiada em set/12. Durante o tour, ouvi as histórias sobre o lago, o fantásma, a inovação arquitetônica para trazer maior segurança ao imperador Napoleão, a mudança do uso do espaço do foyer, que no início era de acesso exclusivo aos senhores da sociedade, bem como tive a oportunidade de entrar no pequeno museu da ópera e no incrível auditório principal da ópera, cujo acesso é restrito àqueles que fazem a visitação guiada, e ver e magnífico teto pintado por Chagall. Uma experiência inesquecível! Vale a pena! Visitas em inglês e francês com grupos de no máximo 30 pessoas, saída às 14:00 (francês) e 14:30 (inglês) , valor 9 euros. Qdo fui, foi oferido excepcioanlmente um novo grupo para visitação em inglês com saída às 15;30.
Elaine Jardin
Não sabia que essa região era úmida! Interessante! Com esse últiumo episódio, a lenda só fará crescer! De qualquer maneira, mal assombrado ou não, o prédio é um deslumbre e sempre merece uma visita!