A Opéra Garnier é um dos monumentos arquitetônicos mais importantes de Paris. Ela foi construída durante a grande reforma da capital francesa orquestrada por Napoleão III e o Barão Haussmann.
A fachada da Ópera Garnier, em Paris. Foto de Olivier Mallich, no Flickr
A construção foi acompanhada pela abertura de uma grande avenida, a Avenue de l’Opéra, que ligava o castelo Tuileries, onde morava o Imperador à nova ópera.
(O que resta deste castelo hoje é o Jardins des Tuileries, pois ele foi incendiado durante os violentos dias da revolução francesa.)
Para a construção desta avenida todo um bairro foi destruído e Haussmann foi e é ainda criticado por ter apagado os vestígios de uma Paris mais antiga.
A Ópera de Paris é um prédio que reúne vários estilos, um pouco barroco, um pouco cópia do renascimento italiano. Em todo caso uma bela obra, com uma fachada decorada por esculturas que na época escandalizaram os puritanos e uma decoração interior impressionante. A grande escada central é famosa pelo seu traçado, pelos mármores, pelas pinturas e mosaicos.
A grande escadaria da Opera. Foto de Véronique Mergaux, no Flickr
A sala de espetáculos, mais impressionante ainda, é toda dourada e vermelha, com um teto que contrasta furiosamente com o resto do décor. O pintor Chagall aí pintou seus anjos e personagens leves e flutuantes.
A sala de concertos da Ópera Garnier. Foto de Véronique Mergaux, no Flickr
Vocês podem visitar a Ópera de Paris como se visita qualquer monumento. Não é preciso ir à um espetáculo para conhecer o interior. O ingresso para visita-la custa 8 euros e a ópera esta aberta todos os dias das 10 às 17 horas. E esperando a próxima viagem à Paris vocês podem visitar a Ópera virtualmente aqui.
Leia também:
- Uma visita guiada à Opéra Garnier
- Mitos e realidades da Opéra Garnier
- O restaurante da Ópera Garnier
Endereço: Place de l´Opera | 75009 | Metrô: Opera
Conheça os apartamentos para alugar na região da Opéra da À La Parisienne, empresa parceira do Conexão Paris para aluguel de apartamentos em Paris.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
16 Comentários
zelia maria casagrande
Estou tentando comprar ingresso para espetaculo na Opera Garnier doa dioa 23.09 ateh dia 02.10 – Posso tentar adquiri com vcs???
Lina
Zelia
Nós não prestamos serviços diretos. Mas indicamos alguém que poderia comprar para voce e depois entregar no seu hotel. Ele se chama Rodrigo e o email de contato é [email protected]
eymard
Renata, para visita nao tem problemas. Voce compra o ingresso na hora e parte para a visita.
Para espetáculo é que, a depender da apresentaçao, se esgota. De qualquer forma, mesmo para os espetáculos, vale uma passada na bilheteria para checar.
Renata Oliveira
Olá, gostaria de saber se corro o risco de não encontrar ingressos para visitação normal se deixar para comprar na hora. Tentei comprar para um espetáculo e simplesmente já está esgotado para Outubro. Será que ocorre o mesmo com relação à visitação?
Grata
eymard
Fernandes: alguns “personagens” da Opera usam casaca. Os musicos e o maestro, podem usar casaca. Agora, os ouvintes e espectadores, vao como se vai a qualquer lugar publico. Salvo nas noites de gala (e ha noites de gala em algumas Operas, como por ex no Scala, em Milao) nao ha obrigatoriedade de gravata ou paletó. Vale só o bom senso (como voce iria vestido ao teatro municipal do Rio de Janeiro para uma apresentaçao da orquestra sinfonica? E se fosse a uma peça de teatro? E se essa mesma apresentaçao fosse, por exemplo, na praia?)
F. A. I. W. Fernandes
Olá gostaria de saber se ir de casaca caberia numa ópera ou distoa muito?Obrigado!
Jose Araujo Neto
E para homens? Como me vestir para a Ópera Batilha? estou pensando em gravata borboleta e sobretudo. O que acha?
conexaoparis
José Araujo
Vai ficar chic. Mas verá de tudo. Até jeans e tênis.
Aproveite bem da noite, vista-se com elegãncia, beba uma coupe de champagne no intervalo.
Cristina VnV
Entendi agora Maria Lina. Obrigada – na conexão de ontem não aparecia a informação que ainda não está abertapara reserva – só abre dia 18/10 as 9hs de lá, ou seja, é a primeira coisa que farei dia 18. 😉
Cristina VnV
Oi Maria Lina
estou de volta para postar uma dúvida. Tentei comprar ingresso para um ballet lá mas a opção não está com a opção de reserva. É fácil conseguirmos comprar no dia que chegamos? Tem algum site seguro que vc recomenda?
conexaoparis
Cristina
Como assim? Sem opção de reserva? Não entendo.
A maneira mais segura é o site oficial da Opera de Paris.
conexaoparis
Goretti
Um vestido mais elegante e por cima um casaco de lã.
Um terninho + casaco.Não se preocupe. Vista-se como e fosse jantar em um bom restaurante no Brasil. Por cima o casaco de inverno. Se estiver muito frio vestido + meias de lã e bota.
Goretti Soares
Olá,
Gostaria de uma orientação sobre qual a roupa mais adequada para ir a uma ópera em PARIS. Estarei na cidade em dezembro próximo e já reservei bilhetes para o BALLET Raymonda à noite.
Agradeço a ajuda.