Até pouco tempo atrás, viajar de ônibus na Europa era algo incomum. Mas, em 2014, o governo francês liberou o setor dos transportes de ônibus, tornando as viagens de ônibus na Europa o meio de transporte mais barato disponível atualmente.
Até pouco tempo atrás, os franceses tinham duas opções: trem ou avião. Todas as duas caras e centralizadas em Paris. De Paris para o interior, tudo bem. Mas de uma cidade do interior para outra as ligações eram complicadas exigindo uma ou mais correspondências. Com a introdução dos ônibus isso mudou.
A recente liberação já criou 800 rotas entre as cidade francesas, além de rotas internacionais ligando Paris à Londres, Amsterdã, Frankfurt, Lisboa etc.
OuiBus
Os ônibus que se destacam nesta corrida para dominar o novo mercado são os da empresa ferroviária francesa SNCF. Seus ônibus se chamam OuiBus.
Eles possuem quatro pontos de saída em Paris: aeroporto Charles de Gaulle, aeroporto Orly, no centro de Paris em Bercy e no La Défense, colado em Paris. Você compra sua passagem por internet e recebe por email a confirmação da compra. Não é necessário ter uma passagem. Basta seu passaporte e a confirmação via email.
Você tem o direito a levar uma pequena bagagem na cabine e outra no bagageiro – cuja soma do comprimento, largura e altura não ultrapasse o limite de 200 cm; peso máximo de 20 kg.
Todos os ônibus oferecem WiFi gratuito, tomadas e entradas USB, ar condicionado, poltronas confortáveis e reclináveis, banheiros.
O atrativo da viagem de ônibus é o preço. Claro. Mas ela comporta um problema: o tempo do trajeto. A opção do ônibus é para aqueles que procuram os preços mais baixos do mercado de transportes.
Leia também:
Esse artigo faz parte da série Paris Sem Gastar Muito. Clique aqui para ler todos os posts.
No site Minha Viagem Paris você vai descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
33 Comentários
Dillemba
Vocês são mesmo a minha salvação. Estava pensando em fazer Paris-Milão de Ouibus, o horário convinha, e então resolvi dar uma olhada no blog para ver as avaliações. Aí li as opiniões do Rodrigo e do Neftalí e vi que que é uma roubada. Obrigada!
Elisa
Oi Rodrigo! Estou considerando passar os últimos dias de dezembro + reveillon em Paris, saindo dia 1/1 para Zurique em ônibus noturno. Já procurei bastante, mas não encontro informações específicas sobre essa data… Será que o sistema de transporte regional funciona normalmente? Não consigo consultar as datas do transporte com tanta antecedência, mas queria reservar o hotel o quanto antes. Tomara que possam me ajudar! Obrigada pela atenção 😉
Rodrigo Lavalle
Elisa, você se refere aos trens ligando Zurique a Paris e vice-versa? Eles funcionam normalmente. Pesquise horários e preços nesse site: http://en.voyages-sncf.com/en.
Abraços.
Neftalí
Oi Susi. Já viajei de Eurolines, e reclinava muito pouco, é bem apertado. Não espere muito conforto, os ônibus interestaduais brasileiros são bem melhores nesse sentido. Mas dá para aguentar.
O trem é sempre mais confortável e muito mais rápido, a única vantagem do ônibus é o preço. Mas se você comprar as passagens de trem com bastante antecedência, vai conseguir ótimas promoções. Abraço!
Susi Barros
Alguém sabe informar se a poltrona do Ouibus e do Eurolines reclina? Porque o do Megabus, pelo que soube, não reclina. Como estou pretendendo fazer uma viagem noturna, esse fator pode ser decisivo na escolha. Muito obrigada!
Rodrigo Lavalle
Susi, assim com as dos trens, elas não reclinam. O grande atrativos das viagens de ônibus é o preço, o conforto fica um pouco a desejar.
Abraços.
Thaise
*costumam
Thaise
Eu estarei com uma mala com mais de 16 kg, porque visitarei familiares e estou levando produtos brasileiros para eles.
No site da Ouibus vi a opção de pagar mais para ter direito de levar uma segunda mala. Mas se eu pagar posso levar tudo em uma mala só? A pergunta pode ser estranha, mas quando se trata de países que costuma seguir a regra certinha prefiro perguntar!
Obrigada!
Rodrigo Lavalle
Thaise, não, o que vale é o peso máximo de cada volume. Esse peso não pode mesmo ultrapassar os 16kg.
Abraços.
Karoline
Excelente post! Eu estava super preocupada pois comprei uma passagem com escala apertada e estava com medo de perder o voo e consequentemente perder o trem para Amsterdam.. Se isso acontecer (espero que não) já sei me virar com o ônibus.. bem mais tranquila agora 🙂
marcy
Achei ótimo saber dessa nova oportunidade; ñ serve p quem estiver c pouco tempo, mas p fazer só turismo é bem em conta; imagine fazer Paris Lyon por 15 ou 25 euros; Amsterdam por 15 ou 19.
E a quase todo o interior é servido pela rede.
Excelente e o relato da Araceli ajudará c certeza.
Abçs
Jacqueline
Já viajei para Bruxelas duas vezes, ida e volta, pelo IDBUS. Sem problemas. Ano passado, fiz o roteiro para duas amigas pelo Eurolines, mais barato e também razoável. Estava com outra viagem engatilhada (má palavra no momento?), reservas feitas para junho em várias cidades, mas não sei se irei em frente ou cancelarei. A família está em pânico com os últimos acontecimentos, mas sei que neste mundo tudo é risco. Difícil é dizer isso aos que nos cercam.
Araceli
Olá! Aproveitando que vocês falaram dos trajetos internacionais da Ouibus, gostaria de deixar meu relato aqui.
Em outubro, meu marido e eu fizemos nossa primeira viagem internacional. Compramos, pela TAP, as passagens de avião Fortaleza-Londres e Paris-Fortaleza, e decidimos fazer Londres-Paris de ônibus. Procurei por aqui e no Londres para Principiantes alguma dica para isso, mas não consegui muita coisa, quem me ajudou mesmo foi minha cunhada. Na época em que fomos comprar a passagem, a empresa se chamava IdBus, só ao chegar na rodoviária de Londres que ficamos sabendo que o novo nome era Ouibus. As passagens custaram 28 euros cada (saindo sábado 22:30 e chegando no domingo por volta das 08:00, compradas com uns 3 meses de antecedência) e reservamos dois assentos no fim do ônibus, o que achei bom por conta de ter mais espaço, pois não havia corredor, toda a última fileira era ocupada apenas com os quatro assentos. Não foi necessário passar por imigração, o próprio motorista conferia o passaporte e o ticket da passagem antes do embarque e recolhia a bagagem. No entanto, antes de entrar no túnel para atravessar o canal da Mancha solicitaram que todos descessem (toda a comunicação era em francês apenas, esperava que houvesse pelo menos tradução para o inglês) e tivemos que apresentar o passaporte de novo, que uma funcionária passava por um leitor óptico. Depois, já de volta ao ônibus, outros dois fiscais entraram e verificaram os passaportes de assento em assento. Aí o ônibus entrou em um dos vagões do trem e assim deixamos a Inglaterra. Acho que o ônibus chegou a fazer mais duas paradas antes de chegar em Paris, mas como eu estava tentando dormir, não prestei atenção e também não pediram mais o passaporte. Chegando na estação de Bercy pegamos o metrô para o hotel, o check-in só era de tarde, mas podia deixar as malas no depósito, e daí já saímos para tomar café da manhã e explorar a cidade.
No geral achamos a experiência boa, saiu mais barato que ir de trem, o ônibus era limpo e razoavelmente confortável, conseguimos dormir até que bem e ainda economizamos uma diária de hotel 🙂
Espero que possa ser de ajuda para outros viajantes!
Rodrigo Lavalle
Araceli, obrigado pelo depoimento.
Abraços.