Este é um dos nossos programas preferidos, domingo, em Paris.
O ponto de encontro com a família toda é no Jardin des Tuileries. Alguns chegam mais cedo para tomar café da manhã ensolarado, debaixo das árvores do parque, outros chegam na hora marcada, em torno das 11h.
A pé, seguimos em direção à voie George Pompidou, aberta aos domingos somente aos pedestres, bikes e companhia. Pegamos o primeiro acesso para pedestres após o Museu Louvre.
Para mim, apaixonada pelas margens do Sena, esta é a vista mais bonita da cidade. Aguardo impaciente o final do inverno e os domingos ensolarados da primavera e do verão para repetir o mesmo itinerário: caminhar no nível do rio e passar por baixo das pontes.
Passamos pelo Pont des Arts e seus cadeados. Caminhamos na lateral da Ilha Cité e seu Pont Neuf.
Passamos diante da Conciergerie, a prisão da Maria Antonieta.
E um pouco mais para frente, estamos perto da ilha Saint Louis.
Continuamos até a próxima saída da Voie George Pompidou para atravessamos o Sena pela Pont Marie e entrar na ilha.
O almoço é sempre por aí, sem grandes exigências gastronômicas. Um crepe, um sanduíche croque monsieur em qualquer varanda ensolarada, um sorvete Berthillon… e a vida é bela.
Na rive droite, todos os domingos e feriados, é aberto aos pedestres do túnel das Tuileries até a Ponte Charles de Gaulle.
Na rive gauche, idem, do Quai Anatole France até a saída Quai Branly.
Horário: das 9 às 17 horas.
Conheça os apartamentos para alugar na Île Saint-Louis da À La Parisienne, empresa parceira do Conexão Paris para aluguel de apartamentos em Paris.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
65 Comentários
Gabi
Rodrigo, mais uma vez obrigada pela resposta!
Domingo no Marais, o movimento dura até que horas mais ou menos?
Obrigada!
Rodrigo Lavalle
Gabi, as lojas fecham por volta de 19:00/20:00.
Gabi
Olá!
Estou tentando fechar meu roteiro para o domingo 18/09 em Paris… Li por aqui que o comércio em Marais abre domingo. Saberiam informar qual o horário?
Pensei em começar o dia no Marais e terminar na região de St Germain / Qt. Latin.. Essas regiões também funcionam no domingo?
Mais uma perguntinha, o comércio na Ile Saint Louis abre com restrições no domingo?
Desde já agradeço a ajuda!
Rodrigo Lavalle
Gabi, a partir de 10, 11 ou meio dia, depende da loja. Em Saint Germain e no Quartier as lojas Latin não abrem. Praticamente não existem comércios (lojas) na Île St Louis, algumas poucas na rua principal, creio que elas ficam abertas pois são basicamente voltadas aos turistas.
As lojas da avenida Champs Élysées ficam abertas.
João Neto
Olá Lina e Rodrigo, irei a Paris em outubro, e chego em um domingo de manhã. Vou ficar na Boulevard du Temple. O que me indicam pra fazer nesse primeiro dia?
Rodrigo Lavalle
João, você vai estar na região do Marais. Sugiro um passeio pelo bairro que é bem animado no domingo, com lojas e restaurantes abertos e muita gente nas ruas. Veja o vídeo que fizemos sobre a região: https://www.conexaoparis.com.br/2014/03/06/o-marais-em-imagens/.
Abraços.
Adriane
Olá
Estarei indo à Paris na 1a semana de dezembro. O que podemos fazer no domingo durante esta época? Como o tempo estará frio, passeios ao ar livre devem ser mais complicados, não? Obrigada
elka campos
Olá Rodrigo! Viajaremos à Paris em Junho/2015 e tenho dúvidas sobre as roupas que tenho que levar. Como é verão, penso em levar roupas mais leves, mas já me disseram que não posso comparar o verão europeu com o brasileiro. Aí fico com medo de errar a mão, já que sempre passo frio em minhas viagens. O que você sugere? Qual é a média nesse mês? Abraços!
Rodrigo Lavalle
Elka, calor mesmo, se fizer, é somente nos meses de julho e agosto. Traga roupas leves mas traga também casaquinhos e suéteres. Antes de fazer as malas consulte a previsão do tempo para Paris nesse site: http://www.meteo-paris.com/ile-de-france/previsions.php.
Abraços.