Acabei de ler um artigo sobre as famílias mais abastadas francesas. Com cálculos elaborados por pesquisadores a partir de dados fornecidos pela Direção Geral dos Impostos, este artigo faz um mapeamento da riqueza na França. Paris é a cidade onde os ricos se concentram.
Todo viajante fica curioso sobre as características sociais dos bairros pelos quais passeia. Um dos primeiros artigos que publiquei foi sobre a divisão social de Paris, onde cito os bairros mais ricos e os mais populares.
Dados publicados por esta pesquisa confirmam o que disse e acrescentam, na lista de bairros ricos, um outro que não estava incluído nas pesquisas passadas.
Abaixo a lista dos quatro primeiros bairros mais ricos de Paris e a renda média anual das famílias abastadas.
75007 – 380.959 euros
75006 – 341.639 euros
75008 – 307.710 euros
75004 – 280.526 euros
Em primeiro lugar no 7ème arrondissement, o bairro da Torre Eiffel. Morar em apartamentos situados ao longo dos jardins da Torre Eiffel, ao longo da Esplanada des Invalides, ou nas belas avenidas no interior deste bairro é um privilégio. Ele é considerado como o bairro mais elitista da capital.
Em seguida vem o 6ème, cortado pelo boulevard Saint Germain, região onde se encontra o Jardim Luxemburgo, o boulevard Raspail etc.
O 8ème arrondissement é a região da Avenue Champs Elysées, do Parc Monceau, da avenue Montaigne e da Place de la Madeleine.
A surpresa foi a presença do 4ème no quarto lugar desta lista. Estava esperando que o 16ème fosse ocupar este lugar, o tradicional bairro da burguesia francesa, bairro dividido em 16ème Nord e 16ème Sud. O norte mais elitista que o sul. O 16ème Nord é a região do Trocadéro e de várias avenidas que partem do Arco do Triunfo e cortam o bairro como a Foch, a Kléber, a Victor Hugo, a Iéna.
Mas não, foi o 4ème arrondissement que veio ocupar este honrado lugar. Situado no Marais, é a região da Ilha Saint Louis, da Place des Vosges, do Centre Pompidou, da área gay de Paris situada em torno da loja de departamentos BHV.
Em termos das características habitacionais de Paris, o Marais não escapou ao movimento dominante que seria o afastamento das camadas mais pobres da população em direção à periferia da cidade.
Uma pena. A heterogeneidade deste bairro, quando aí morei, era o que mais me agradava.
Pesquisa feita por C. Mery-Pipolo – C. Delisle – O. Bost – J. Lécrivain e publicada por Lepoint.fr
Leia também:
- Onde ficar em Paris: guia completo melhores bairros e hoteis
- Onde eu não me hospedaria em Paris
- A região de Saint Germain, em Paris
- A região do Quartier Latin, em Paris
- A região do Marais, em Paris
- A região de Montmartre, em Paris
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
37 Comentários
Carol
Minha humilde casinha ainda aparecerá na relação!!!!! Auauauauaauauauaua!!! Sonho… Sonho…
FÁTIMA
Me contentaria em morar no 8ème!!!!! rsrsrsrsrsrs…
FÁTIMA
Somos duas com o mesmo desejo Alcyone Coelho!!!!! Depois que voltamos de lá, eu e minha filha, ficou a vontade de quem sabe um dia….deve ser gostoso viver em Paris!!!!!
Um abraço e boa sorte na loto!
Alcyone Coelho
Lina, muito pertinente seu post, agora já posso me programar onde vou morar quando mudar para Paris! hahahaha
Jogo toda semana na loteria para isso!
Patrícia Venturini
Também me surpreende o fato do Marais estar nesta lista! Mas concordo que é realmente um luxo poder morar em Ile St Louis.
David
Esqueci de dizer a fonte: http://www.lepoint.fr/html/les-riches/paris.jsp
Mariene
Oi Lina, gostaria de ler o artigo na íntegra. Vc poderia me passar a data em que foi publicado? Fiz uma busca pelo nome dos autores, mas mesmo assim não encontrei.
Abraços
Mariene
David
Oi Lina,
Nesta pesquisa tambem existe a porcentagem de abastados sobre a população geral do arrondissement (considera-se abastado quem ganha mais de 97.500 euros/mês). Se considerarmos este aspecto, os distritos com maior porcentagens de ricos são:
75007 – 17,18 %
75008 – 16,54 %
75016 – 16,03 %
75006 – 14,30 %
75001 – 8,17 %
75005 – 7,70 %
75017 – 7,34 %
75004 – 7,00 %
75009 – 6,47 %
75003 – 5,94 %
75015 – 5,26 %
75002 – 4,89 %
75014 – 3,99 %
75012 – 3,18 %
75011 – 2,54 %
75010 – 2,33 %
75013 – 2,25 %
75012 – 1,56 %
75019 – 1,33 %
75020 – 1,15 %
Vivi Portugal
Nossa, o 4ème aparece na fente do 16ème?! Certa vez li que a Av. Foch era o m² mais caro de Paris e ali se concentram as residências mais majestosas, incluindo as embaixadas.
Quais os dados apurados pra chegar a esse resultado? Somente renda média anual das famílias?
Ana Fernandes
Oi Maria Lina,
Adoro o teu blog ,leio diariamente e já indiquei-o para vários amigos…
Em julho pretendemos, eu , meu marido e mais dois casais de amigos irmos para a França, por 15 dias. Já estivemos em Paris, então, pretendemos ficar lá uma semana e depois irmos para o sul.Além de visitar os castelos do Vale do Loire, o que mais vce nos sugeriria? Ou, então, ao invés do sul irmos para o norte?
Desde já obrigado
Abraços
Ana Fernandes