Foto: Banho Turco de Ingres
Acabei de ler o resultado de uma pesquisa sobre a prática do banho dos europeus.
Vamos lá:
– 84% dos franceses tomam um banho todo dia. Em seguida temos: 83% para os espanhóis, 69% para os austríacos, 64% para os alemães, 60% para os italianos e 57% para os belgas…
Grande surpresa, não? Desde datas imemoriais escuto comentários sobre a falta de higiene dos franceses. Eles são os mais limpos da Europa.
A porcentagem da população francesa que não toma banho todo dia é baixa (16%). A mesma pesquisa no Brasil, qual seria o resultado? Penso nas pessoas classificadas na categoria de SDF (sem domicílio fixo) ou aqueles que vivem em situações de extrema miséria.
Uma amiga brasileira, que conhece bem o Japão, me contou que os japoneses consideram nossa higiene precária.Um fato que os choca é o hábito de termos sapateiras no mesmo espaço onde penduramos vestidos. E o uso dos mesmos sapatos para ambientes externos e internos, é, para o japoneses, um grande problema de higiene.
De todas as maneiras a questão central não é o banho ou se tiramos o sapato na porta da entrada. Ela está mais relacionada com olfato do que qualquer outra variável. E esta questão envolve toda a organização da sociedade. Claro que tomar banho e deixar os sapatos do lado de fora é melhor do que o contrário. Mas quando entramos em contado com o estrangeiro, não são estas variáveis que contam na nossa apreciação. É o olfato. Uma vez fiquei ao lado de japoneses no RER do aeroporto para Paris. O cheiro de peixe podre era tão forte que aos poucos todos mudaram de lugar. Eles deveriam ter na malas produtos da culinária japonesa e estavam tranquilos, lendo, banhados pelos odores e lembranças da infância.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
95 Comentários
Rosimeire
Eu pessoalmene não suporto sujeira.
Meu marido é descendente de português. Convivendo com ele, vi que o povo português é limpíssimo, com as vestes, alimentos, casa e tudo mais. Minha sogra portuguesa, conviveu conosco, e diariamente fazia questão de trocar arranjos de cama, toalhas de banho e pijama. Dava gosto chegar em casa depois de um dia cansativo e encontrar tudo impecável! Detestaria morar na França!
Gisela Spagnollo
Sou descendente de portugueses…mas nasci no Brasil…quando era pequena pensava…Jamais me casaria com um português porque eles tem um cheiro “estranho” Aqui tomamos banhos 3 vezes por dia e escovo os dentes e passo fio dental e desodorantes…troco as camas, lavo a louça, coloco amaciantes nas roupas e as passo…Morei 5 anos em Goiania…cidade quente até…e sua-se muito…Recebi visitas de um parentes da Venezuela…deixava um par de toalhas aos banheiros…e ao final do quarto dia percebi que NINGUÉM tomou banhos…Convidei-os para ir ao Goiania Shopping…falando assim…Bem vamos tomar banho e nos aprontar pra passear ao shopping…Que nada…só lavavam os rostos e penteavam os cabelos e trocavam de roupas…Mas hoje percebo eu os parentes portugueses que nos visitavam eram sempre velhos e a velhice chega pra todos e nosso odor muda! Mas voilá!!!! Amo banhos, chuveiradas…e infelizmente não podendo mais lavar quintais…mandar água nas plantas…dar banho no cachorros…lavar os carros e um bom e refrescante banho pra dormir…
Fatima Bernardo Nantet
Pois então, eu frequentemente leio sobre a educação (ou sua falta) dos franceses, assim como sobre sua higiene (ou sua falta). Após varias idas à França (capital e outras cidades), descobri que eu nunca poderia “classificar” os franceses com base apenas nas pessoas que encontrei em Paris. Como uma cidade multiracial, fica complexo onerar franceses com ações das quais não gostamos. Todas as vezes em que tratei com franceses, na rua (pedindo info), nos albergues, em hoteis, estações de trem, padarias, etc, fui muito bem atendida, sem quaisquer reclamações. Sempre foram solícitos ao entenderem eventual dificuldade minha em me comunicar. Problemas de mau cheiro em transporte público eu encontro diariamente aqui em Curitiba. E até na rua. Há cidades no nordeste e no centro-oeste do Brasil que apresentam um centro, às vezes, bem fétido.
Silvana
Esta pesquisa não sei de onde vem, conheço bem os franceses visto que minha irmã é casada com um francês e vou todos os anos para França, banho eles não tomam, não como nós, eles fazem a higiene deles que é usar o ”tal” paninho e limpar axilas, e partes intimas, jogar água no corpo, da cabeça aos pés como nós fazemos…é uma minoria que faz e falo com certeza,pois conheço várias famílias francesas e todas são assim. Dentes não escovam e o pior dos costumes que acho nos franceses é o de usar o banheiro e não lavar as mãos depois e este costume não tem como dizer que é mentira pois inclusive os banheiros na França são separados , a banheira e a pia ficam em um local e o vaso sanitário sozinho em outro ambiente…ou seja você usa e não tem como lavar a mão…sai de lá e segue a vida……kkkkk….Meu Deus para mim isto é terrível.
Et vive la France…
Cristina
Sou portuguesa, estou em Paris desde março, e sim, os franceses não primam pela higiene… Sempre ouvi dizer que os franceses não tomavam banho, apenas colocavam perfume, será?
Na rua, nos transportes públicos é frequente sentir um mau cheiro, mesmo vindo de pessoas bem arranjadinhas. Só utilizo o metro em último recurso, pois não suporto aqueles corredores sujos e fedorentos. Também é frequente ver pessoas com o cabelo bem oleoso e outras que dá ideia que nem se pentearam.
As baguetes são vendidas apenas um papelinho em volta da mesma, papel com o tamanho suficiente para colocar a mão e transportar a baguete assim mesmo pelas ruas que também cheiram mal, apesar de serem lavadas com alguma frequência! Também é frequente que quem lhe vende o pão agarrar neste depois de mexer no dinheiro sem qualquer tipo de cuidado de higiene. Se prestar atenção, vai “apanhar” varias pessoas a saírem das casas de banho sem lavarem as mãos.
É frequente ver pessoas a passear os cães na rua, estes urinam em qualquer lado, e quando fazem coco, os donos apanham o coco com um saquinho e de seguida atiram-no para um canto. Também se vê muitas pessoas atirarem lixo para o chão, mesmo quando têm um caixote do lixo a alguns metros. Também já vi, por algumas vezes, homens urinando na rua em plena luz do dia (dizem que a multa é 35€)… Estas situações chocam-me!
Em Portugal as casas de banho não têm papel de parede, têm azulejos; e alcatifas (muito utilizadas em França) já deixaram de existir nos anos 80. Os portugueses, em geral, tomam um duche por dia. Eu pessoalmente, sempre tomei um duche diário, e no verão é frequente tomar dois. Lavo as mãos com muita frequência, o que até provoca pele seca, principalmente no inverno.
Paris é muito bonita, com muito para ver, mas os parisienses são arrogantes e mal dispostos, parece que não gostam dos estrangeiros, nem mesmo dos turistas… Paris é uma das cidades mais visitadas do mundo, mas não prima pela higiene nem pela simpatia.
Claudia Burigo
Lembrei de um amigo brasileiro que apaixonou-se por uma italiana e a condição para o casamento se realizar é que ela tomasse banho todos os dias. Hoje eles estão separados. Não sei dizer se a sujeira foi o motivo. Rsssss
Claudia Burigo
Gente que fede tem em todo canto. Mas confesso que no meu dia a dia, aqui na minha cidade, não os encontro.
Num voo entre Paris e Lisboa, uma parisiense, sentou ao lado do meu marido. Este teve que fazer todo o trajeto com o rosto dentro da minha jaqueta. Ela exalava um odor horrendo sempre que se mexia.
Já aqui no Brasil, na fila de embarque, um casal de alemães fez com que a fila ficasse, digamos, afastada deles, pois era impossível aguentar o cheiro. Confesso que pessoas fedendo assim desta maneira só vi na Europa, com exceção de moradores de rua, devido as condições que vivem. Eu acho o nosso povo bem limpinho. Apesar de andar com o mesmo sapato que uso na rua dentro de casa. Hábito a ser repensado.
Lucas
Vou fingir que acredito que os franceses tomam banho (banho de verdade, como nós). Mas que eles não escovam os dentes, ah, não tem como fingir mesmo!
Bhernard Lourenço
O cheiro do RER – Gare du Nord – Etienne Marcel e da linha quatro do metrô são clássicos Ahahaha já entrava tampando o nariz. A própria RATP já tentou resolver isso utilizando uma essência que se chama Madeleine (começou na estação de Madeleine) mas não deu certo!
Fernandes
Banho tem mais a ver com a higiene que cada qual quer ter! Sou Português, resido na suíça á vários anos , e tomo um banho de manhã e outro á noite, e mais tomo se achar necessário ! Aqui a maioria tira os sapatos á entrada de casa, mesmo os convidados, eu deixo-os á vontade, cada qual faz como quiser . Quanto á história da luva, ela deve ser usada como se fosse uma esponja, com muito sabão e serve para esfregar todos os “recantos” do corpo, e não para banho á gato! De nada serve um banho se não se utiliza um bom desodorante de seguida! A minha companheira tem os mesmos hábitos que eu ( felizmente ) ! Higiene não tem a ver com nacionalidade, pois já vi muito português , francês e brasileiro fedendo! Viva o banho com ou sem luva….