Foto: Banho Turco de Ingres
Acabei de ler o resultado de uma pesquisa sobre a prática do banho dos europeus.
Vamos lá:
– 84% dos franceses tomam um banho todo dia. Em seguida temos: 83% para os espanhóis, 69% para os austríacos, 64% para os alemães, 60% para os italianos e 57% para os belgas…
Grande surpresa, não? Desde datas imemoriais escuto comentários sobre a falta de higiene dos franceses. Eles são os mais limpos da Europa.
A porcentagem da população francesa que não toma banho todo dia é baixa (16%). A mesma pesquisa no Brasil, qual seria o resultado? Penso nas pessoas classificadas na categoria de SDF (sem domicílio fixo) ou aqueles que vivem em situações de extrema miséria.
Uma amiga brasileira, que conhece bem o Japão, me contou que os japoneses consideram nossa higiene precária.Um fato que os choca é o hábito de termos sapateiras no mesmo espaço onde penduramos vestidos. E o uso dos mesmos sapatos para ambientes externos e internos, é, para o japoneses, um grande problema de higiene.
De todas as maneiras a questão central não é o banho ou se tiramos o sapato na porta da entrada. Ela está mais relacionada com olfato do que qualquer outra variável. E esta questão envolve toda a organização da sociedade. Claro que tomar banho e deixar os sapatos do lado de fora é melhor do que o contrário. Mas quando entramos em contado com o estrangeiro, não são estas variáveis que contam na nossa apreciação. É o olfato. Uma vez fiquei ao lado de japoneses no RER do aeroporto para Paris. O cheiro de peixe podre era tão forte que aos poucos todos mudaram de lugar. Eles deveriam ter na malas produtos da culinária japonesa e estavam tranquilos, lendo, banhados pelos odores e lembranças da infância.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
95 Comentários
Erika Aleixo
Nunca pitaquei, embora acompanhe o site há algum tempo. Bem, já vi francês carregar os pães no metro. No chão!!! Morei nos EUA algum tempo e me assustava diariamente com a higiene dos asiáticos. Os japoneses com quem convivi comiam com a boca aberta e falavam enquanto mastigavam. Também presenciei alguns hábitos sobre a mesa que o bom tom não me permitem contar. Um coreano com o qual vivi na casa de americanos me perguntou se eu tinha problema de pele, pois eu tomava banho todos os dias. Aliás, no College em que estudei, no primeiro dia de aula, distribuíam um folheto em que dizia desde cuidados com a segurança e que era hábito dos americanos tomarem banho todos os dias. Acho que a higiene tem a ver com a cultura e não com algo que é impuro.
Adriane Grosch
Mas falando da lumpeza das ruas….oque vcs consideram sujas Paris ou São Paulo? Moroem Santa Catarina em uma cidade limpa…sem lixo nas ruas….mas qdo viajo mais ao norte…que decepção. …rios (rio tietê lagoa Rodrigo de Freitas ) ….ruas….qta sujeira!! Não somos limoos em todos aspectos. ..perdoemos para sermos perdoados…
Yara Guedes
Reconheço que a higiene não impera nos hábitos franceses, basta observar como conduzem os pães (rs). Mas gente, Paris é maravilhosa de qualquer jeito, com fedor ou não. Fiquei por um mês no FIAP e tomava dois banhos por dia, com sacrifício, porque o chuveiro não despejava água intermitente, vc. apertava uma válvula e saía uma seringada de água. No início quase me desespero, com o passar dos dias, descobri que se eu apoiasse o cotovelo diretamente na válvula a água correria livremente, e a minha tortura acabou. Voltei ao Brasil dos cheirosos e higiênicos, mas morro de saudade da cidade Luz.
beijos
RENATO SAU RIOS
ESQUECI DE FALAR A AVENTURA QUE ERA TOMAR BANHO ( TODOS OS DIAS , CLARO ) , NO HOTEL WELCOME ( “AQUELE” INDICADO PELA DANUZA LEÃO , EM SEU LIVRO “FAZENDO AS MALAS” ) , EM PARIS .
INSTALARAM-ME NO ÚLTIMO ANDAR , COM O TETO REBAIXADO DA ÁGUA-FURTADA ( QUE COISA MAIS ANTIGA ! )
NO MEU PRIMEIRO BANHO , DE PÉ , COM AQUELE DUCHE ENORME DOS FRANCESES , QUANDO TERMINEI , O BANHEIRO ESTAVA COMPLETAMENTE ALAGADO . E RALO , SÓ O DA PLATAFORMA , DE APROX UNS 60 X 60 CM . AINDA BEM QUE AS TOALHAS ERAM ABSORVENTES E GRANDES E DEU PRA SECAR TUDO .
O “BOX” ERA ESSA PLATAFORMA , COM UMA CORTINA PLÁSTICA QUE MAL VEDAVA O ESPAÇO TODO . A PARTIR DAÍ , DESENVOLVI A TÉCNICA DE TOMAR BANHO SENTADO NO CHÃO E ENCOSTADO NO ÂNGULO DA PAREDE ( COM AS PERNAS ENCOLHIDAS , CLARO . E OLHEM QUE SÓ TENHO 1,70 M ) . ATÉ ERA BOM PORQUE CHEGAVA TÃO CANSADO ……….. MAS , SEM TOMAR BANHO , NEM PENSAR !
Cristiane Pereira
Gente,
esse post está ótimo e os comentários são deliciosos- além de instrutivos, elucidativos, esclarecedores!
Meu pitaquinho:
as pessoas mentem em pesquisas – claro! Sempre mentem!!!
E nessa então… francês não vai assumir que é porco, né? Mesmo pq ele não acha que é. E deve considerar que “banho de gato, ou “fazer uma lavação”, como dizia minha avó, é tomar banho de verdade. Logo, respondeu que toma banho todo dia. Passar um paninho ou lavar só “as partes”, pra ele, é tomar banho…! hehehe…
Estou cá em Paris – nessa sexta, dia 11, fez um calor danado. O futum, no metrô, estava dureza de aguentar – o mesmo na quinta, véspera., uma catinga incrível! Todo mundo que vem aqui e usa metrô, sabe: vai chegando o final da semana, é difícil pra gente, que é limpinho e toma banho todo dia, aguentar a catinga.
E como disseram aqui, não basta tomar banho: tem de tomar banho direito, esfregar, o sabonete tem de ser bom, tem de lavar o cabelo e a cabeça, passar desodorante que presta, a roupa tem de ser limpa e bem lavada… Coisas de hábitos, mesmo! E se no Brasil tem tanta gente porquinha, imagina nesses países, que tem 3, 4, 5, às vezes 6 meses de inverno rigoroso, e onde nem sempre existiu água farta e boa!
Sejamos sinceros: tem francês limpinho, claro, mas muitos franceses (e muitos outros estrangeiros) fedem, feeedem mesmo! ECA!!!
Mas Paris é linda do mesmo jeito, e vale a pena conviver com a fedentina!
Au revoir!
Cláudia Oiticica
Beth e Madá,
essa estória do ralo eu só descobri no ano passado depois que inundei o apartamento do meu filho no Porto, na tentativa desastrosa de lavar o banheiro. Foi um sufoco! Água e espuma pra todo lado e sem conseguir enxugar.
E umas amigas dele, pelo mesmo motivo, também conseguiram desabar o teto de gesso do apartamento do andar de baixo.
Beth
Claudia Oiticica
Falta de ralo em banheiros e cozinhas européias também podem se transformar num problemão, risos.
Bjs.
Beth
Madá
Risos e mais risos!
Antes de nos mudarmos para a nossa (boa) casa onde o papel de parede do banheiro principal caiu inteirinho, nós também fomos expulsos de um hotel!
E pelo mesmíssimo motivo… os banhos!
Quanto à descrição do “banho de pia” com luvinhas de mão e tudo, mais divertido ainda! No meu caso, a pia caiu! Eles (os europeus) insistem em instalar uma única e grande pia! Não seria mais prático (e seguro) instalar duas pias menores lado-a-lado?
Depois somos nós que desperdiçamos água, risos.
Um dia eu conto para que a grande pia do banheiro social da nossa casa acabou servindo…
Bjs.
conexaoparis
Beth
Vamos lá. Conte logo esta história da pia da sua casa.
Antes te conto que meu irmão mais velho, pescador tradicional, criava minhocuçu ( minhocas enormes ) na única banheira da casa. A esposa e as quatro filhas não tinham direito a reclamações. Demonstração suprema do autoritarismo machista mineiro (em vias de desaparecimento).
mauricio
li hj no jornal metro aqui em sp sobre uma pesquisa da multinacional reckit que diz que o brasileiro toma, em média 2,8 banhos por dia. é disparado o líder. a matéria coloca outras questões interessantes como o tipo de banho. japoneses usam mais banheira. italianos usam mais o bidê. franceses usam aquele chuverinho e tomam banhos rápidos. já notei que na frança ha um problema geracional no assunto banho. aquelas senhoras muito elegantes que só lavam o cabelo no salão de cabeleireira são muito comuns. deve ser por causa do tal chuveirinho de mão que se encontra em todas as casas e na maioria dos hotéis. é difícil lavar a cabeca com uma mão só! depois de ma certa idade, então…
o mais curioso é que apesar de muito banho parece que o brasileiro é um dos que menos lava a mão. e isto tende a ser até mais importante do ponto de vista higiênico , na visão dos infectologistas.
Madá
LuciaC,
Lindo seu comentário.
Beth,
Eu também tive experiência semelhante quando morei na Inglaterra, pois além do papel de parede, o banheiro era todo atapetado, não era nem carpete… Além disso, antes de morarmos nessa casa, nossa família foi expulsa do hotel por tomar banho demais (nos restringíamos a 1 por dia!!!) e culminou com o desabamento do teto da cozinha que ficava sob o “nosso” banheiro. Não foi preparado para tanta água!.
As luvinhas e a rolha da pia ainda são comuns na Inglaterra. Lá, vc vai encontrar pias com 2 torneiras, uma fria que congela sua mão e outra quente que a queima. Como lavar as mãos ? Simples, fecha o ralo da pia com a rolha, abre as duas torneiras e mistura na bacia que se forma. Usa-se a água como num banho de banheira. Isso é feito até em banheiros públicos.
Uma reflexão:
Eles nos consideram os maiores desperdiçadores de água do planeta.
KIKA e demais,
vcs já notaram que banheiros e cozinhas na França e UK não têm ralo ? Não existe esse conceito de jogar água no chão, daí a falta do pano de chão, Kika.
Deve ser mais uma preocupação com o desperdício de água. Porém, nesse caso, será que a química que eles usam para limpar não polui mais do que uma aguinha com sabão de côco ?