Foto: Banho Turco de Ingres
Acabei de ler o resultado de uma pesquisa sobre a prática do banho dos europeus.
Vamos lá:
– 84% dos franceses tomam um banho todo dia. Em seguida temos: 83% para os espanhóis, 69% para os austríacos, 64% para os alemães, 60% para os italianos e 57% para os belgas…
Grande surpresa, não? Desde datas imemoriais escuto comentários sobre a falta de higiene dos franceses. Eles são os mais limpos da Europa.
A porcentagem da população francesa que não toma banho todo dia é baixa (16%). A mesma pesquisa no Brasil, qual seria o resultado? Penso nas pessoas classificadas na categoria de SDF (sem domicílio fixo) ou aqueles que vivem em situações de extrema miséria.
Uma amiga brasileira, que conhece bem o Japão, me contou que os japoneses consideram nossa higiene precária.Um fato que os choca é o hábito de termos sapateiras no mesmo espaço onde penduramos vestidos. E o uso dos mesmos sapatos para ambientes externos e internos, é, para o japoneses, um grande problema de higiene.
De todas as maneiras a questão central não é o banho ou se tiramos o sapato na porta da entrada. Ela está mais relacionada com olfato do que qualquer outra variável. E esta questão envolve toda a organização da sociedade. Claro que tomar banho e deixar os sapatos do lado de fora é melhor do que o contrário. Mas quando entramos em contado com o estrangeiro, não são estas variáveis que contam na nossa apreciação. É o olfato. Uma vez fiquei ao lado de japoneses no RER do aeroporto para Paris. O cheiro de peixe podre era tão forte que aos poucos todos mudaram de lugar. Eles deveriam ter na malas produtos da culinária japonesa e estavam tranquilos, lendo, banhados pelos odores e lembranças da infância.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
95 Comentários
Cristiana Dias
Como já mencionado acima, o cheiro exalado tem realmente muito a ver com a alimentação. Uma amiga que mora em um local da África, mais precisamente num acampamento no centro da África ( o marido é engenheiro), comentou do cheiro insuportável dos africanos, mas disse que eles reclamam que nós brasileiros exalamos um cheiro fortíssimo de leite…
Bjinhos!
Beth
Claudia
Touché! E muitos risos…
Quando fui morar na Alemanha ainda na adolescência perguntaram se a nossa família tinha alguma “doença de pele” por conta dos banhos diários… Nem preciso dizer que o papel de parede que revestia os banheiros da (boa) casa onde onde morávamos caiu inteirinho, risos. Meu pai teve o maior trabalhão (e gastos) para encontrar um novo revestimento de banheiro que resistisse aos banhos diários de toda a família…
Bjs.
Beatrice
Soraya Penna
Eu também estarei no começo de Julho em Londres e procurei desesperadamente um blog parecido com CP, mas isso é impossível!!! O máximo que encontrei foi um motorista portugues casado com uma brasileira que tem me dado algumas dicas e inclusive vai me buscar no aeroporto! Se encontrar algum blog legal, por favor, me avise!!!!!!!! Quando você irá para Londres? Abraço
HELIO JR
Não consigo imaginar a vida sem dois banhos por dia, só mesmo em casos extremos. Pele de homem tende a ser oleosa demais e não há desodorante que se sustente por muito tempo frente ao poder da testosterona…
Já imaginava serem os japoneses os campeões da lista, até mesmo pela obcessão que eles possuem por vasos sanitários e suas tecnologias.
Mas e os portugueses? Como ficaram nesta lista?
Sérgio Ricardo
Prezados,
Quando peguei o taxi no CDG para o hotel em Paris, o cheiro dentro do carro era insurpotável. A temperatura externa devia estar uns 10 graus, mas não teve jeito, tive que abrir o vidro do carro. O motorista com certeza não entendeu nada.
Vi mais algumas coisas curiosas, como uma jovem linda de +/-18anos, na fila para entrar no Louvre, o cabelo dela estava branco de tanto ovo de piolho.
Há uns dias atrás, li uma reportagem que dizia que os ingleses, por influência dos brasileiros que moram lá, estavam tomando mais banhos. Curioso.
Abraços,
Sérgio Ricardo.
LuciaC
Lina,
obrigada por me fazer lembrar deste quadro.
Li que o Louvre custou a aceitá-lo no acervo.
Sou encantada com a arte de Dominique Ingres e com o próprio. Personalidade apaixonada e rabugenta.
Suas odaliscas, seus nus, seu violino, sua música..
Dizem que no Le Bain Turc ele conseguiu retratar em grupo as mulheres que amou. Tinha 83 anos na ocasião. Foi na base da memória. Madeleine, na frente com os braços levantados, casou-se com ele.
O que é contado é que ele apaixonou-se por uma mulher casada e como não poderia haver uma união de fato ela apresentou-o a sua prima que mais parecia sua irmã gemea. A cópia fiel era Madeleine que seguiu-o até Roma, casaram-se e foram felizes para sempre.
Quanto ao Violon d’ Ingres continua como mais um sucesso espontâneo de criação. Inspiração para Man Ray da bela foto que fez de sua namorada Kiki de Montparnasse. Um nu, de costas. Um violão. Sua marca registrada.
A expressão un violon d’ Ingres perpetuou-se no significado de hobby, algo que é feito com intenção e paixão alem da profissão.
Acabou virando até nome de restaurante…
Isto é que é artista!
XXX
Ursula Cardoso
Ano passado, fiquei 3 semanas na casa de uma francesa que, não só me ofereceu a tal luvinha – ECA – que eu nunca tinha ouvido falar, agora estou vendo q é comum, como me disse para escolher: ou o banho era de manhã, ou à noite. Como não sei sair de casa de sem banho, optei pelo da manhã, mas à noite era duro dormir sem a ducha depois de um dia inteiro na rua . Ah! fora qdo ela soube q eu lavava o cabelo todos os dias e quase morreu de espanto!! Eu reparava no metro, mesmo as mulheres mais arrumadas tinham aquele cabelo sebento q não vê água há séculos!
Qdo molhei o banheiro e pedi um pano de chão, ela disse q não tinha (!!) e usava papel toalha (!!) pra secar o chão! Ah, sem falar q era aquela ducha solta, o nosso “chuveirinho”, tinha q ficar segurando ou seja o banho era com uma mão só.
Que saudade senti do meu box!!!
Luciana Albuquerque
Lina, muito legal esse tema. Passei 20 dias de dezembro em Paris, quando voltou muitos amigos me perguntaram por isso e pela arrogância dos franceses. Nada disso constatei, nenhum odor estranho e andei de metrô o tempo todo. Muito menos ninguém foi mal educado comigo, as pessoas são profissionais e há uma rotina que precisamos observar e nos adequar, mas brasileiro, aí sim, posso criticar, nem sempre se liga nas regras…
Tomei dois banhos por dia e cheguei no Brasil com a pele horrível. Realmente ficou muito seca, a ponto de descascar. Mas não conseguiua acordar de verdade com aquele frio sem um banho e pra dormir também ajudava muito, esquentava!
Beijos. Paris é tudo e um pouco mais.
Aninha
Eduardo Luiz, rsrsr, estou eu cá me perguntando tb!
Lina e Olívia, obrigada pela chama de esperança, quem sabe o tempo e a maturidade mudem alguns hábitos em relação ao banho e a higiene bucal. …que antigos ou atuais…provocam resultados desagradáveis.
Qto ao desodorante 48h…lamento a importação/fabricação pela Garnier no Brasil…espero que não “pegue”.
Que bom o cheiro dos Jardins de Monet!
Beijokinha doce
Aninha
Eduardo Luz
Esta pesquisa tem bases científicas?
Mesmo porque nestas que andam por aí sobre sexo, o brasileiro aparece sempre em primeiro lugar!! rs
conexaoparis
Eduardo Luz
Ué? E não é verdade?