Foto: Banho Turco de Ingres
Acabei de ler o resultado de uma pesquisa sobre a prática do banho dos europeus.
Vamos lá:
– 84% dos franceses tomam um banho todo dia. Em seguida temos: 83% para os espanhóis, 69% para os austríacos, 64% para os alemães, 60% para os italianos e 57% para os belgas…
Grande surpresa, não? Desde datas imemoriais escuto comentários sobre a falta de higiene dos franceses. Eles são os mais limpos da Europa.
A porcentagem da população francesa que não toma banho todo dia é baixa (16%). A mesma pesquisa no Brasil, qual seria o resultado? Penso nas pessoas classificadas na categoria de SDF (sem domicílio fixo) ou aqueles que vivem em situações de extrema miséria.
Uma amiga brasileira, que conhece bem o Japão, me contou que os japoneses consideram nossa higiene precária.Um fato que os choca é o hábito de termos sapateiras no mesmo espaço onde penduramos vestidos. E o uso dos mesmos sapatos para ambientes externos e internos, é, para o japoneses, um grande problema de higiene.
De todas as maneiras a questão central não é o banho ou se tiramos o sapato na porta da entrada. Ela está mais relacionada com olfato do que qualquer outra variável. E esta questão envolve toda a organização da sociedade. Claro que tomar banho e deixar os sapatos do lado de fora é melhor do que o contrário. Mas quando entramos em contado com o estrangeiro, não são estas variáveis que contam na nossa apreciação. É o olfato. Uma vez fiquei ao lado de japoneses no RER do aeroporto para Paris. O cheiro de peixe podre era tão forte que aos poucos todos mudaram de lugar. Eles deveriam ter na malas produtos da culinária japonesa e estavam tranquilos, lendo, banhados pelos odores e lembranças da infância.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
95 Comentários
Olívia Vidal
Eu tenho inúmeras experiências pra contar quando o assunto é o cheirinho dos franceses. Primeiro com um amigo francês que veio pro Brasil e passamos o carnaval em Iriri – ES. Mesmo com o clima quente ele chegava da praia e ia direto deitar na cama. Minha vó ficava pasma com aquele habito. No final do feriado, de tanto minha vó falar, ele chegava da praia, ia direto pro chuveiro e só depois deitava na cama. E pra fechar com chave de ouro ele deixou minha vó lavar toda a roupa da mala dele. Saía um cheio terrível da mala! Era roupa suja que ele usava mesmo assim. Depois de dois anos esse mesmo amigo voltou, dessa vez casado e com habitos mudados. Tomava banho sempre e não cheirava mal. Não acho que a mudança se deva ao casamento, mas sim a maturidade. Estava mais velho e atento a essas coisas. eheheheh
Soraya Penna
Queria tanto achar um blog, do seu nível, de alguém q mora em Londres. Isso pq vou em julho pra lá. Se sabe de algum me undica pf.
Adoro seu blog, me faz sentir vivendo em Paris.
Bjs
Soraya
Helder
Eu estive em Paris apenas uma vez e não senti nada de desagradavel, talvez por estar muito deslumbrado com a cidade!!!
Mas quando voltei tinha um colega chato no trabalho (que nunca tinha ido a Paris) que ficava o tempo todo me perguntado se as pessoas em Paris fediam, algumas pessoas pensam que é assim uma coisa geral.
RENATO SAU RIOS
TIVE DUAS EXPERIÊNCIAS COM “CC” DOS BRAVOS , EM MINHA ESTADA EM PARIS : A PRIMEIRA FOI NUM TREM DE METRÔ . DE UM SENHOR DE APARÊNCIA DESCUIDADA , NO GERAL .
A SEGUNDA FOI NUMA GALERIA DO LOUVRE : UMA SENHORA OBESA , POSSIVELMENTE DE ORIGEM RUSSA , COM UMA CAMISETA REGATA , QUE ERA DE DAR NÁUSEAS . QUASE CHAMEI A SEGURANÇA PARA REMOVÊ-LA DALI ………
QUANTO AO DESODORANTE 48 HORAS , JÁ EXISTE NO BRASIL E É DA GARNIER ………..
DEVE SER MESMO PRA SEGURAR UMA “FALHA” NA SEQUÊNCIA DE BANHOS , SEM DAR NA VISTA ( OU NO NARIZ , HEHEHE ) .
QUANTO AO CHEIRO DE FEZES DO CHATEAU DE VERSAILLES , NA VERDADE HAVIA UM SÉQUITO DE CRIADOS QUE OFERECIAM PENICOS , A PREÇOS MÓDICOS , PARA OS MEMBROS DA CORTE SE ALIVIAREM . MAS NA PESQUISA QUE FIZ , NÃO SE DIZIA PARA ONDE OS DEJETOS ERAM LANÇADOS . AGORA O CANTINHO DAS NECESSIDADES ERA DEBAIXO DAS ESCADARIAS , MESMO .
SÓ OS MEMBROS DA FAMLÍA REAL TINHAM APOSENTOS PRÓPRIOS PARA ISSO .
Kika Mello
SORRY!
onde se lê ‘MENORES’ ler ‘menires'(aqueles do Obelix’
Kika Mello
Acho interessante essa discussão sobre higiene, banhos, etc.
No entanto, nunca se considera que roupas já usadas, ou mal lavadas(quer estejam mal esfregadas ou mal enxaguadas ) destróem qualquer tentativa de parecer asseado. Portanto, por mais e meticulosos banhos que se tome, as roupas devem. ter a
mesma atenção.
Um produto que ajuda a tirar qualquer cheiro do ambiente, é um spray de bolsa da Gleid que neutraliza odores e é tiro e queda! Muitas vezes entrei em elevadores mal- cheirosos , com cheiro de corpo das pessoas e, por estar sozinha, dei uma borrifada . É imediata a sensação de frescor do ar. Recomendo apesar do comportamento um tanto neurótico que o spray pode suscitar. Mas evita constrangimentos em viagens quando, após um dia inteiro fora do hotel, precisamos usar um banheiro… É um produto que traz segurança e evita que sd passe por constrangimentos.
ISABEL,
Já que você estará passando em Saint- Malo( onde pode comprar belos casacos marinheiros de lã ou flanela e experimentar os’guinods’ ) não deixe de visitar o Mont Saint- Michel e fazer duas visitas: uma durante o dia, e outra à noite quando se acendem algumas das lareiras gigantescas e se tem a real dimensão da potência desse lugar de peregrinação e retiro espiritual. O pôr- do-sol visto do claustro é maravilhoso pois é o horário quando s maré se retrai e as areias em volta do monte brilham. É algo inesquecível inclusive porque o verde dos vitrais da igreja monumental ficam magníficos!
Eu me hospedaria no ‘Mère Poulard’ ( não tenho certeza mas acho que tb. é um hotel) e comeria sua famosa omelete. E experimentaria o que é dormir num burgo medieval. Deixaria Saint- Malo para um passeio dia se estivesse voltando a Paris .
Não se esqueça de que , de carro, se for do sei agrado vc. Pode passear pela fascinante Bretanha com seus alinhamentos de menores e as estradinhas com marcos católicos em pedra no meio do caminho. Acho muito interessante. Na região, nas cidades litorâneas ( mas acho que não é o caso de Saint- Malo, existem os famosos spas de talassoterapia).
Boa viagem!
Kika Mello
Esther Kerr
Eca! Realemente a higiene é cultural, né? Pra mim isso tudo de não tomar banho é inimaginavel!!!
Em 1990 tive em Marselha, na casa de um amigo marroquino casado com uma francesa. Ela era enfermeira, chegava do hospital todo dia, trocava de roupa, mas não tomava banho. Como pode? E ele tomava banho todo dia. Era fácil de ver pq o banheiro ficava no meio do apto.
Jose Mauricio
A história é antiga, mas nós indígenas, ajudados pelo clima e pela abundância de água, tomávamos banho todos os dias, para espanto dos colonizadores europeus. Não tenho opinião formada sobre isso, mas lembro que os franceses são os melhores perfumistas, há muito tempo, e agora lançaram o desodorante 48 HORAS!!! Como assim??? Deve ser para o Jack Bauer usar num episódio de “24 Horas”, de pura adrenalina, sem banho e ainda sair numa boa no final…
Cláudia Oiticica
Pela época que você está INDO, sorry. … MAS, conhecer…
Cláudia Oiticica
Isabel,
um verdadeiro Tour de France! Dizer que uma região é melhor do que outra, acho muito pessoal, mas fica como sugestão escolher duas regiões, ou pelo menos, o que está mais para o lado leste.
Das cidades que você falou, todas são ótimas,só não conheço Biarritz, mas dizem que é ótima.
Pela época que você está, a Provence vai estar com os campos de girassóis floridos, o que é um diferencial para essa região, por outro lado, está tudo mais lotado assim como as outras cidades litorâneas. Tudo tem o lado bom e o ruim.Ma conhecer a Côte d’Azur no verão é outro astral.