Foto: Banho Turco de Ingres
Acabei de ler o resultado de uma pesquisa sobre a prática do banho dos europeus.
Vamos lá:
– 84% dos franceses tomam um banho todo dia. Em seguida temos: 83% para os espanhóis, 69% para os austríacos, 64% para os alemães, 60% para os italianos e 57% para os belgas…
Grande surpresa, não? Desde datas imemoriais escuto comentários sobre a falta de higiene dos franceses. Eles são os mais limpos da Europa.
A porcentagem da população francesa que não toma banho todo dia é baixa (16%). A mesma pesquisa no Brasil, qual seria o resultado? Penso nas pessoas classificadas na categoria de SDF (sem domicílio fixo) ou aqueles que vivem em situações de extrema miséria.
Uma amiga brasileira, que conhece bem o Japão, me contou que os japoneses consideram nossa higiene precária.Um fato que os choca é o hábito de termos sapateiras no mesmo espaço onde penduramos vestidos. E o uso dos mesmos sapatos para ambientes externos e internos, é, para o japoneses, um grande problema de higiene.
De todas as maneiras a questão central não é o banho ou se tiramos o sapato na porta da entrada. Ela está mais relacionada com olfato do que qualquer outra variável. E esta questão envolve toda a organização da sociedade. Claro que tomar banho e deixar os sapatos do lado de fora é melhor do que o contrário. Mas quando entramos em contado com o estrangeiro, não são estas variáveis que contam na nossa apreciação. É o olfato. Uma vez fiquei ao lado de japoneses no RER do aeroporto para Paris. O cheiro de peixe podre era tão forte que aos poucos todos mudaram de lugar. Eles deveriam ter na malas produtos da culinária japonesa e estavam tranquilos, lendo, banhados pelos odores e lembranças da infância.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
95 Comentários
Cláudia Oiticica
Exatamente, Eymard! E a título de cultura inútil o nome dele era Merry Delabost ,médico da prisão de Rouen, rrss.
Quando fui ao google pesquisar o bendito nome do cidadão, encontrei uma matéria da Veja que já tinha lido na época da publicação.
“História suja
Grandes personagens que não eram amigos da água:
Vasco da Gama (1460-1524)
O navegador português levantou reações enojadas em sua viagem à Índia. Os indianos pediram que ele só falasse com a mão na frente da boca, para conter o bafo
Napoleão (1769-1821)
O imperador era asseado – mas encontrava estímulo erótico no cheiro do corpo. Em uma de suas campanhas militares, escreveu a sua mulher, Josefina: “Retorno a Paris amanhã. Não se lave”
Luís XIV (1638-1715)
O rei francês só tomava banho por ordem médica e vivia no imundo palácio de Versalhes, onde as fezes eram recolhidas dos corredores só uma vez por semana
Dom João VI (1767-1826)
O rei português que instalou sua corte no Rio de Janeiro em 1808 detestava banho e costumava vestir a mesma roupa até que apodrecesse.
Isabel (1451-1504)
Relatos palacianos dão conta de que a rainha espanhola que comissionou a viagem de Cristóvão Colombo só tomou dois banhos de corpo inteiro em toda a vida.”
Viva o século XX e XXI !
FERNANDA
ai lina!
quando estive aí, cruzei com as francesas mais fedidas da face da terra. elas estavam no ônibus e era insuportável. o mais estranho é que elas estavam super arrumadas, com o cabelo impecável. mas, o cheiro, nao tem nem como explicar.
amo seu blog!
Isabel
SOS!
Não tem absolutamente nada a ver com o tema deste post, mas preciso da ajuda da Lina e dos pitaqueiros de plantão. Estou em Paris por 3 meses e em Julho, antes de voltar p/ o brasil, vou fazer uma viagem pela França por 2 semanas, de carro. É óbvio que quero fazer tudo-ao-mesmo-tempo, e estou me perdendo num roteiro maluco. Vou colocá-lo aqui, e aceito toda e qualquer sugestão de quem já conhece estes lugares. Não sei se estou optando pelas cidades certas, ou se deveria abrir mão de alguma região p/ aproveitar melhor outra… Segue, contando com vcs!
Paris – Strasbourg – Lyon(2noites) – Aix-en-Provence – Nice(3noites) – Montpellier – Pyrenees(alguma cidadezinha a decidir) – Biarritz(2noites) – Bordeaux – Val de Loire(alguma cidadezinha a decidir) – St Malo – Paris!!
Bjos e obrigada desde já!
eymard
Isso mesmo Claudia. Nossa pesquisadora mor (risos). E inventou para melhorar os hábitos de higiene dos detentos. Não foi isso?
Cláudia Oiticica
Bem, com essa pesquisa que a Lina mostrou, cai pelo menos um estereótipo dos franceses. Pelo menos em relação à Europa, eles parecem mais limpinhos, mas não se pode negar que os hábitos de higiene de lá e de cá são distintos.
Quando era adolescente e passei uma temporada na casa de uma família inglesa, fui repreendida no começo da minha estadia porque tomava banho diariamente. Vieram com uma estória que o aquecimento e a água eram caros e que fazia mal para a pele e que três vezes por semana era o certo.Tive que driblá-los. E olha que os ingleses falam da sujeira dos franceses.
Como o Jorge falou, as toalhinhas, ou as gants de toilette são verdadeiras instituições francesas, utilizadas para os conhecidos banhos de gato, banhos tchecos e demais denominações.
Conheço uma francesa que quando chegou ao Brasil teve que ser orientada a entrar debaixo do chuveiro, já que só utilizava as toalhinhas diariamente e não dava conta do recado.
A propósito… quem inventou o chuveiro foi ninguém menos que um francês. É vero!!
Loulou
Concordo que o x da questão pesa mais, de fato, para o lado do olfato que para o do banho propriamente. Não me lembro de sofrer com esse problema na França. No entanto, meu atual professor na Aliança, francês da Bourgogne, exala um cheiro inconfundível de CC. Jamais esquecerei o forte odor de CC nos vagões do metrô de Roma, ainda cedo pela manhã – não havia nem a desculpa de ser resultado de um dia inteiro de trabalho …
ALEXANDRE
Vc tocou num ponto que eu ia mencionar – o cheiro que as pessoas exalam tem relação íntima com a alimentação. Meu olfato, super sensível, consegue detectar um leve odor de peixe nos japoneses (não me incomoda em nada!). E os indianos exalam, na transpiração, as especiarias que consomem em grandes quantidades. Um velho conhecido iraniano dizia perceber nos ocidentais, em geral vorazes consumidores de laticínios, um cheirinho de leite azedo …
Vera Lúcia Machado
Eu tenho mania de tirar o sapato quando eu chego em casa. Quem me conhece, já tira o sapato quando chega na minha casa.Meu marido fica “P” .Mas eu não ligo. ……
eidia
A diferença entre nós e eles é realmente quanto ao odor. Eles não se importam com o cheiro que pra nós é terrível. Eles se lavam. Mutas vezes só com água sem usar sabonetes, ao passo que a gente se esfrega todo dia como se tivesse um ano sem tomar banho…rs. E desodorante não usam nunca.Ou melhor, raríssimo que usa.
eidia
wwwoquevivipelomundo.blogspot.com
Lina, no título, banho tá errado. Isso é só pra vc.bjos
Mirelle
Ah! Lina, a pesquisa é sobre ducha e nao banho! Vale lembrar pro pessoal que banho pro frances é diferente de ducha, sao coisas completamente distintas, e banho mesmo, eles tomam uma vez por mes e olhe la.. bom, ta td explicadinho no meu blog, inclusive falo sobre as luvinhas Jorge!
Alexandre
Em regiões muito frias, o banho acaba ressecando muito a pele, e quem não tem um bom hidratante sabe que a pele racha e dói. Lembro de uma professora alemã que veio de intercâmbio para o Rio. Mesmo no verão da cidade, ela não tomava banho todos os dias e ainda ia a pé para o trabalho (coisa de 2km). É uma questão de hábito e cultura.
Sem querer parecer preconceituoso, mas os indianos têm um cheiro estranho por causa da alimentação. E tocando nos japoneses, um povo que respeita muito o espaço do outro, eles são engraçados. Comem coisas de cheiro suspeito como nabo em conserva e lula seca, mas são poucos os que conseguem comer coentro, por exemplo.