Desde 2008, o castelo de Versailles organiza todos os anos uma exposição dedicada a um artista contemporâneo, francês ou estrangeiro. Depois da reação indignada provocada pelas obras de Anish Kapoor no ano passado (leia aqui), todos esperam curiosos como Olafur Eliasson, o artista convidado de 2016, ocupará este prestigioso monumento.

O dinamarquês Olafur Eliasson é famoso e seu trabalho se concentra sobre o movimento, a experiência física e  a percepção de si próprio. Ele é conhecido sobretudo pelas suas instalações The weather project na Turbine Hall da Tate Modern de Londres e The New York City Waterfalls instaladas em Manhattan e no Brooklyn.

Olafur Eliasson em Versailles

Olafur Eliasson em Versailles

Eliasson apresenta 5 obras no interior do castelo e 3 nos jardins de Versailles.

Foto: studioolafureliasson

Foto: studioolafureliasson

O artista publicou um pequeno texto com sua percepção de Versailles: …historicamente, Versailles era um lugar de observação constante – de si mesmo e dos outros – e as rígidas normas sociais da época eram mantidas através de uma rede de olhares. A arquitetura barroca do castelo se prestava para aumentar a visibilidade, tornando-se um admirável instrumento de um poder exercido exclusivamente pelo Rei. Hoje, nosso olhar é diferente, e quando eu o visito, eu me pergunto como você, o visitante, percebe este monumento emblemático. Qual efeito ele te provoca? Somos nós todos reis? O Versailles dos meus sonhos é um local que responsabiliza cada um de nós. Ele convida os visitantes a serem os mestres desta experiência ao invés de simplesmente percorrem o castelo deslumbrados pela sua imponência.

Foto: studioolafureliasson

Foto: studioolafureliasson

Eliasson já publicou várias fotos no Instagram das suas obras instaladas em Versailles e criou um interessante espaço virtual sobre sua presença no castelo (clique aqui). E lá encontramos esta frase que define a proposta do artista: I’ve attempted to make Versailles look at you, rather than you look at Versailles.

Clique aqui para baixar o mapa com a indicação dos lugares onde estão as obras de Eliasson.

As obras ficam expostas em Versailles até o dia 30 de outubro de 2016.

Para visitar as obras no interior do castelo é preciso comprar o ingresso padrão de acesso à Versailles. Não há bilhete especial somente para visitar as obras do artista. O acesso aos jardins, onde ficam as outras 3 obras, é gratuito com exceção dos sábados e domingos, das terças-feiras de 7 a 28 de junho, depois de 5 de julho a 25 de outubro, das sextas-feiras de 1° de julho a 30 de setembro e do dia 14 de julho. Clique aqui para comprar seu ingresso.

 

MinhaViagemParis1No nosso novo site de passeios e serviços, Minha Viagem Paris, oferecemos transfer privativo em carro com motorista brasileiro ao Castelo de Versailles. Clique aqui para saber mais.

 

 

Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris