Caros amigos do “Conexão Paris”,
Introduzimos a vocês Olá Barcelona!, consequência natural de décadas de vivência internacional e experiência acumulada. Nasceu em junho de 2010, essencialmente por conta do estímulo de laços antigos de amizade, que nos sugeriram a idéia de fazer em Barcelona algo no mesmo sentido do “Conexão Paris”.
Nesses quase quatro anos de existência, dedicamo-nos exclusivamente à criação de conteúdo. Somente nesses últimos meses e a ponto de entrar em seu quinto ano de existência, iniciamos a divulgação de “Olá Barcelona!”. Pois é, coisa de japonês, aquela visão de looongo prazo. Permitam que ilustre isso: há vários anos, conversava em Paris com uma amiga japonesa, diretora de um dos bons hotéis da cidade. Por algum motivo, mencionei que passávamos o verão em uma ilha mediterrânea onde gostaríamos de ter, um dia, um lugar à beira-mar. Comentou ela, de pronto: “é… não sei se seria bom investimento, por causa do aquecimento global”. Misture-se o jeito mineiro com essa visão japonesa e temos “Olá Barcelona!” sendo finalmente divulgado. Portanto, há boa quantidade de conteúdo, sempre atualizado.
O objetivo principal do blog é a divulgação ao público brasileiro e lusófono (temos bom volume de audiência, em Portugal) da cidade de Barcelona como destino turístico privilegiado. Sabemos que há grande simpatia no Brasil pela cidade e pela obra de Gaudí, cantadas nas músicas de nossos mais conhecidos autores. Assim mesmo, esse apreço ainda não se traduz em termos de escolha da cidade como parada obrigatória, em uma visita à Europa. No entanto, Barcelona é uma cidade extraordinariamente dotada de atrativos de todos os tipos. Tanto é que figura entre os quatro maiores destinos turísticos europeus e entre os dez principais do mundo.
Por quê vir a Barcelona? Seu acervo histórico e cultural é invejável. Cada canto da cidade tem História, das remanescentes edificações romanas milenares ao Modernismo de Gaudí e Domenech, para citar os maiores representantes desse movimento, simultâneo e equivalente ao “Art Nouveau” francês. A partir dos Jogos Olímpicos de 1992, a cidade transformou-se uma vez mais, com o surgimento de uma arquitetura contemporânea de grande criatividade e vigor.
Barcelona foi também, junto com Paris, à época a capital européia da Arte, um caldeirão efervescente de criação no início do Século XX. Por aqui passaram Picasso, Dalí e Miró, entre muitos.
Picasso veio com a família para Barcelona quando era adolescente, e sempre a considerou como a sua cidade de coração (como sabem, era natural de Málaga). Viveu a maior parte de sua vida em Paris, com passagens por Barcelona. Ilustrativa disso é a sua pintura que se transformou no marco da transição para o Modernismo e o período Cubista, “Les Demoiselles D’Avignon”. Muitos pensarão que ele se referia à cidade francesa de Avignon, mas a origem do título de sua obra-mestra está em Barcelona. É o nome da rua que se encontra no bairro gótico, onde se situava então a zona boêmia, o “Carrer d’Avinyó”.
Barcelona é também Gastronomia, no seu melhor sentido. A cidade oferece um leque de opções bastante amplo, para todos os gostos e faixas de preço sem perda da qualidade, mesmo nos menus mais em conta. A indústria de alimentação é a segunda maior da Espanha, depois do turismo. Comer bem é parte importante da vida mediterrânea; daí o desenvolvimento de uma cultura gastronômica da melhor qualidade.
Barcelona é um excelente lugar para fazer compras. Somente o Paseo de Gràcia responde por 27 por cento do valor de todas as compras feitas por visitantes extracomunitários à Espanha.
Barcelona é o Barça. Seu lema “mais do que um clube” reflete uma filosofia de solidariedade, respeito, fairplay e, em sentido mais amplo, de desenvolvimento de uma estrutura que representa uma grande família. Por isso mesmo, pelos êxitos e conquistas dos últimos anos, o Barça passou a ser a equipe número 1 do mundo, no ranking da FIFA. O museu do clube é o mais visitado da cidade. Assistir uma partida no Camp Nou é uma experiência, um belo espetáculo.
Barcelona é mar, com praias absolutamente limpas e seguras. Passear pelo calçadão da orla marítima é uma delícia! O período em que se pode ir ao mar, ou pelo menos tomar sol na praia, vai de abril a final de outubro.
Barcelona é clima ameno durante praticamente todo o ano. Mesmo no inverno, as temperaturas dificilmente ficam abaixo dos 8-10 graus positivos. Você provavelmente não encontrará dias chuvosos e frios, em sua visita.
Barcelona é infraestrutura, com uma rede pública de transportes invejável, que leva o visitante a qualquer ponto da cidade com rapidez, conforto e eficiência.
Barcelona é um centro dinâmico de criação, com ênfase no “design”, na moda e nas artes visuais, oferecendo diversas feiras e salões, ao longo do ano.
Barcelona é também a cidade dos grandes eventos, que escolheram a cidade para sediá-los, como o “Mobile World Congress”, o maior evento do setor de telefonia celular do mundo.
Enfim, bons motivos não faltam.
“Olá Barcelona!” não se limita apenas à cidade. Fazemos a cobertura de toda a Catalunha, região riquíssima em paisagens naturais, do mar aos Pirineus, em edificações romanas e medievais bem preservadas e, como não, em espaços gastronômicos espalhados por vários lugares que merecem visita. A Gastronomia é um de nossos interesses, pelo que fazemos posts sobre incursões regulares pelos ‘templos’ da gastronomia regional. Pelos vínculos familiares, estende-se também às Ilhas Baleares. Sempre que as circunstâncias nos permitem, espichamos nossa atuação por toda a Espanha. Além disso, espero permitir-me acrescentar experiências mais internacionais em posts ocasionais, sobre minhas viagens pelo mundo.
“Olá Barcelona!”, por fim, deverá passar a ter sua versão no idioma espanhol, até o final deste ano. A estrutura está sendo espelhada, de modo a que os leitores possam escolher o idioma. Não se trata de tradução automática, mas sim de versão completa, cuidada e direcionada a este público específico.
Esperamos sua visita e, sempre que possível, comentários sobre nosso trabalho.
Desde já, obrigado!
Informações Conexão Paris: Como ir de Paris até Barcelona
- Avião: a viagem de avião dura 1h40. Veja aqui as melhores ofertas da Air France.
- Trem: a viagem tem cerca de 6h30 de duração mas pode variar dependendo da hora e data da viagem. Fique de olho também nas possíveis baldeações em outras cidades. Compre sua passagem antecipadamente – clique aqui – para garantir os melhores preços.
- Carro: a viagem tem cerca de 10h de duração. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
- Ônibus: esta é a opção mais barata, mas também é a mais longa. A viagem tem cerca de 15 horas de duração. Consulte valores e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
32 Comentários
Edilson
Já acompanho seus relatos na Conexão Paris. Sem dúvida, esse novo blog: Olá Barcelona, já vai “bombar”, com certeza. Lá estive por apenas 2 dias. necessito ir lá novamente e passar muitos dias e de lá partir e um belo cruzeiro pelo mediterrâneo. Parabens a voces dos blog e muito sucesso!!!
Sophia
Coloquem o link para o Olá Barcelona no post! Vai incrementar o acesso.
Guilherme Meirelles Filho
Parabéns pela ótima inciativa. É sempre bom podermos nos recordar da querida Barcelona que, para mim, é uma das três melhores cidades do mundo.
Lucia Lazarini
Adorei a ideia de Paris/Barça de TGV… Quem se habilita a acompanhar?!
Orlando Henriques
Roberta,
Considere a hipótese de vir de Paris a Barcelona de TGV. São seis horas confortáveis de viagem, praticamente de porta a porta e sem os incômodos dos aeroportos, principalmente na época em que virá. Recomendo fortemente.
Aurenice
Acompanho este belo trabalho pelo Face e através do Site e é cada vez mais interessante ler as pastagens. Escolher Barcelona foi tudo de bom. Parabéns! !!!
Roberta Diniz
Muito boa a matéria. Em final de julho e início de agosto de 2014 irei conhecer barcelona e quero incluir no roteiro Madrid e alguns dias em paris. Meu voo é chegando e saindo por barcelona.Porém estou procurando a melhor forma de fazer esse percurso… Vc poderia me dar algumas dicas…vi uma passagem dita como low coast saindo de paris rumo a barcelona de 116 euros saindo do aeroporto de beveaus…é muito longe de paris? Vc recomenda? A duração porém e bem mais curta do q de trem. Poderia me ajudar?
Orlando Henriques
Agradeço os comentários estimulantes, Ricardo e Mônica! Aproveito para lembrar que costumo fazer acréscimos mais efêmeros em nossa página no Facebook. Portanto, essa página não só informa sobre novos posts, mas também introduz imagens adicionais, dica sobre algo que pode estar acontecendo na hora, etc.
MônicaSA
Prazer em conhecer. Olá Barcelona!
Ricardo
Puxa! Se o blog tiver a mesma qualidade do CP (e fizer uma associação com o Ducs Amsterdam) voces vão virar referência intergalática de como fazer um blog de viagens. Vida longa Olá Barcelona!!!