Quando o parisiense diz Odéon, ele está se referindo a um território preciso, bem delimitado e carregado de lembranças históricas.
foto: Francisco de Assis Andrade
Odéon começa no boulevard Saint Germain, a partir da estátua de Danton, situada diante do metrô Odéon, passa pelo Carrefour de l’Odéon e continua em direção ao Theâtre de L’Odéon, na Place de l’Odéon.
foto: Franciso de Assis Andrade
Neste curto trajeto, as atrações mais prosaicas são imensas e esquecemos rápido a revolução francesa e assuntos mais graves.
A partir da estátua de Danton, à esquerda, temos o famoso restaurante Comptoir Relais Saint Germain. E colado a ele, seu pequeno bar à tapas de alta gastronomia que se chama L’Avant Comptoir.
Sugiro uma pausa imediata. No bar, peçam um vinho acompanhado por um macaron recheado com boudin noir. Inesquecível.
Logo em seguida, o hotel quatro estrelas Relais Saint Germain que representa perfeitamente o espírito francês. Maiores detalhes sobre este hotel elegante, cliquem aqui.
foto: Francisco de Assis Andrade
Na confluência das duas ruas que sobem em direção ao Luxembourg, a famosa taberna Horse’s Tavern Café. Aconselho uma pausa somente nos dias quentes, para uma cerveja no terraço.
fotos: Francisco de Assis Andrade e Antonica Andrade
Do lado direito e a partir da estátua de Danton temos o restaurante Les Editeurs – já citado aqui e um dos melhores brunchs da cidade – e retrato perfeito da rive gauche. Poltronos de couro, paredes cobertos por livros e clientela ligada ao mundo literário parisiense. Leiam artigo aqui.
Logo após o restaurante, um dos melhores floristas da cidade: Pascal Mutuel. Encontro sempre as realizações deste artista em endereços como Opéra Garnier, Plaza Athénée, etc…
foto: Franciso Assis Andrade
Subam pela rue de l’Odéon até o teatro. Este prédio com sua arquitetura séria e sóbria e suas colunas que refletem a grandeza dos munumentos da antiguidade grega, possui uma sala de espetáculo toda em ouro, na mais pura tradição italiana.
O Theâtre de l’Odéon, construído em 1782, hoje se chama Theâtre de l’Europe e coloca em cartaz peças européias com legendas em francês.
Após este passeio pelo eixo Odéon e antes de mergulharem na paz do Jardin du Luxembourg, entrem na livraria Moniteur situada ao lado do teatro. Uma das mais interessantes de Paris para todos que gostam de arquitetura e design.
Livraria Moniteur: 7 place de l’Odéon, 75006 Paris
Conheça os apartamentos para alugar no Odéon da À La Parisienne, empresa parceira do Conexão Paris para aluguel de apartamentos em Paris.
Acesse nosso novo site Minha Viagem a Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
78 Comentários
Beth
Fátima
Se for por aí para de comer hoje mesmo: pobres peixinhos, indefesos franguinhos sem falar nos tranquilos bois soltos nos pastos.
Ovos, nem pensar, é o fim da espécie… Será que cenoura gosta de ser arrancada da terra? E beterravas, rabanetes, etc…
Vai por mim, como um fuá…
Risos e abs.
Fatima
Oi Gente
Adoro ler posts inteligentes e com senso de humor. Achei aqui no CP um rica fonte.
Estou indo pra Paris mês que vem e quase um ano depois,dos posts acima, sem querer botar lenha em fogueira apagada, pergunto: _ Posso comer um fois sem ter que pagar análise terapêutica pra resolver a possível culpa pela trágica morte dos gansinhos?????
Aline
Pessoal,
Vou passar um mês em Paris no ano que vem fazendo um curso de francês e desfrutando de tudo o que essa maravilhosa cidade tem de melhor! Aluguei um apartamento no Odeon e minha escola também fica lá! Vou seguir toooooodas as dicas da Lina e dos pitaqueiros e prometo relatar a experiência e os detalhes do bairro por aqui!!!
Até lá, quem tiver dicas do tipo você-não-pode-deixar-de-ir, por favor. falem!!!!!!
Beijos e até mais!
P.S: Lina, comentei com a Cecília que você a havia indicado e ela me disse que você é ótima !!! hehe. Beijos!
Madá
Lina, mais um test-drive! Fui no L’Avant Comptoir, dei sorte, pois conseguimos entrar e pedi o macaron recheado com boudin noir. UAU!!! Não consegui me conter de tanta felicidade! Que delícia! Foi algo totalmente diferente, pois já havia comido os dois de modo separado e nunca imaginaria essa combinação, mas de fato dá super certo. Um francês comentou o meu pedido, como pode um macaron com recheio salgado ? Pode muito bem! O carpaccio de polvo também estava maravilhoso.
conexaoparis
Madá
Por acaso tirou fotos de todas estas maravilhas?
André Leme
Silvia,
você mora em Lisboa?
SILVIA
DODÔ
Hoje já ganhei o dia!!
Já chorei a rir com a sua resposta!!
Desculpem lá qualquer coisa mas eu adorei comer foie gras!!
abraços
Jose Mauricio
Se analisarmos pelo consumo de energia e outros insumos, a produção de animais para abate é menos eficiente que a agricultura pura e simples,
e talvez no futuro a humanidade se torne vegetariana, por necessidade ou por fatores culturais. Enquanto isso não acontece, salta uma picanha mal passada, com gordurinha e tudo!!!
Dodô
OK, vocês venceram.
Nunca mais vou comer fígado de ganso
.Daqui pra frente, só foie gras de marrreco.
conexaoparis
Dodô!!
Fernanda
Parabéns Ana Valéria e Carmem A,
Respostas perfeitas !!!
Eduardo Luz
O negócio é ir todo mundo ao L’Avant Comptoir e pedir um … foie gras!! rs
Pessoal, cada pessoa gosta de coisas particulares e tem seus princípios.
Portanto, liberdade de pensamento e de bolso já! 🙂
Mesmo porque se tanta gente não vai comer nunca mais absolutamente nada de carnes, isto significa que sobrará muito e o produto cairá de preço o que obrigará a um abate menor e consequente redirecionamento da produção.
Bacana, mas acho que não é bem isso o que acontece hoje em dia!
Esta é a lei mais bacana que existe; a da oferta e procura.